PAULO FREIRE, EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
UM BREVE APORTE TEÓRICO
Palavras-chave:
Paulo Freire, Educação e Tecnologias, Diálogo, Autonomia, TDICResumo
Com o centenário de Paulo Freire, muitos debates acadêmicos foram realizados com o objetivo de investigar a relevância de seus conceitos para a atualidade. Esse processo coincidiu com o Ensino Remoto Emergencial, que colocou em xeque outras questões, como a importância do uso das tecnologias digitais para promover o diálogo e a autonomia dos estudantes. A partir daí, surgiu o seguinte questionamento: é possível a utilização de conceitos freirianos a fim de justificar a importância das tecnologias digitais na formação de um sujeito autônomo e crítico? Nesse sentido, este artigo de caráter qualitativo-bibliográfico buscou investigar nas obras de Paulo Freire e de outros autores contemporâneos, aspectos importantes com o intuito de orientar os docentes sobre a importância do tema. Como resultado, chegou-se à compreensão de que as tecnologias digitais são utilizadas como facilitadoras da pesquisa e da comunicação entre educadores e educandos, incorporando-se às denominadas metodologias ativas. Como as tecnologias não são neutras, elas carregam em seu bojo as ideologias da classe dominante e precisam ser problematizadas e questionadas. Entretanto, se utilizadas de forma crítica, contribuem para fomentar o diálogo e a autonomia dos educandos.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, 18 de março de 2020.
CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
DEWEY, J. Democracia e Educação. Introdução a Filosofia da Educação. Tradução: Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Companhia Nacional, 1959.
DEWEY, J. Vida e Educação. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 21. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 56. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, P. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Indignação. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
FREITAS, A. L. S. Saber de experiência feito. In: Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2019. p. 439.
GALLI, E. F.; BRAGA, F. M. O diálogo em Paulo Freire: concepções e avanços para transformação social. Quaestio-Revista de Estudos em Educação, v. 19, n. 1, 2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HODGES, C. B. et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review, 2020.
JUNIOR, J. L.; MILL, D. Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro. Conjectura: Filosofia e Educação, n. 25, p. 14, 2020.
MACHADO, R. C. F. Autonomia. IN STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Ed.). Dicionário Paulo Freire. Autêntica, 2019.
MORAN, J. M. Como transformar nossas escolas. Educação, v. 3, p. 63-91, 2017.
SINDIQUE, C. O uso das metodologias ativas de aprendizagem para a promoção da autonomia no estudante: uma análise a partir de Paulo Freire. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 8, n. 2, p. 48-68, 2021.
STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
VELOSO, B. Paulo Freire e educação a distância: visão propositiva para explorar a autonomia no ensino-aprendizagem. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. [GS Search]. 2021a.
VELOSO, B.; MILL, D. Dialogicidade na Educação a Distância e no ensino remoto: concepções para conciliar “distância” e “proximidade”. In HARDAGH, Claudia Coelho; GAMEZ, Luciano. Paulo Freire e a práxis pedagógica na atualidade. Diadema: V&V Editora, 2021b.
WEYH, L. F.; NEHRING, Cátia Maria; WEYH, Cênio Back. A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 44497-44507, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Claudinei Zagui Pareschi, Gustavo Carvalho Mauricio, Daniel Mill
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.