PAULO FREIRE, EDUCACIÓN Y LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES

UN BREVE APORTE TEÓRICO

Autores/as

Palabras clave:

Paulo Freire, Educación y Tecnologías, Diálogo, Autonomía, Tecnologías Digitales

Resumen

Con el centenario de Paulo Freire, se han llevado a cabo muchos debates académicos con el objetivo de investigar la relevancia de sus conceptos para la época actual. Este proceso coincidió con la Enseñanza Remota de Emergencia, que puso en tela de juicio otras cuestiones, como la importancia de utilizar tecnologías digitales para promover el diálogo y la autonomía del estudiante. A partir de este punto de vista, surgió la siguiente pregunta: ¿es posible utilizar conceptos freirianos para justificar la importancia de las tecnologías digitales en la formación de un individuo autónomo y crítico? En este sentido, este artículo cualitativo-bibliográfico buscó investigar aspectos importantes en las obras de Paulo Freire y otros autores contemporáneos, con el objetivo de guiar a los educadores sobre la importancia del tema. Como resultado, se comprendió que las tecnologías digitales se utilizan como facilitadoras de la investigación y la comunicación entre educadores y estudiantes, incorporando lo que se conocen como metodologías activas. Como las tecnologías no son neutrales, llevan consigo las ideologías de la clase dominante y es necesario problematizarlas y cuestionarlas. Sin embargo, si se utilizan de manera crítica, contribuyen a fomentar el diálogo y la autonomía del estudiante.

Biografía del autor/a

Claudinei Zagui Pareschi, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela UNIMEP, formado em Filosofia, Pedagogia e História. Pesquisador do grupo Horizonte da UFSCAR e do grupo Movimentos Docentes da Unifesp. Atualmente é diretor de escola na SME-Limeira.

Gustavo Carvalho Mauricio, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador pelo Grupo Horizonte da UFSCar. Possui graduação em Computação - Licenciatura - Claretiano Centro Universitário. Especialista em Desenvolvimento de Software para Web pela UFSCar e Especialista em Gestão Pública pela UFSCar. Atualmente é técnico em tecnologia da informação da Universidade Federal de São Carlos.

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos

Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com formação e expertise em Educação a Distância e integração de tecnologias no ensino-aprendizagem. Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorados pelas Universidade de Coimbra e Universidade Aberta de Portugal. Desde 2007, é líder-fundador do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e também já atuou por vários anos no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Como pesquisador, tem particular interesse pela interseção entre as temáticas: Educação, Tecnologias e Linguagens; com especial atenção aos temas aprendizagem significativa, gestão, trabalho docente, cognição, educação a distância, metodologias ativas, entre outros assuntos correlatos.

Citas

BRASIL, Ministério da Educação. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, 18 de março de 2020.

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. ​

DEWEY, J. Democracia e Educação. Introdução a Filosofia da Educação. Tradução: Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Companhia Nacional, 1959.

DEWEY, J. Vida e Educação. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 21. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 56. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Indignação. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

FREITAS, A. L. S. Saber de experiência feito. In: Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2019. p. 439.

GALLI, E. F.; BRAGA, F. M. O diálogo em Paulo Freire: concepções e avanços para transformação social. Quaestio-Revista de Estudos em Educação, v. 19, n. 1, 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HODGES, C. B. et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review, 2020.

JUNIOR, J. L.; MILL, D. Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro. Conjectura: Filosofia e Educação, n. 25, p. 14, 2020.

MACHADO, R. C. F. Autonomia. IN STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Ed.). Dicionário Paulo Freire. Autêntica, 2019.

MORAN, J. M. Como transformar nossas escolas. Educação, v. 3, p. 63-91, 2017.

SINDIQUE, C. O uso das metodologias ativas de aprendizagem para a promoção da autonomia no estudante: uma análise a partir de Paulo Freire. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 8, n. 2, p. 48-68, 2021.

STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

VELOSO, B. Paulo Freire e educação a distância: visão propositiva para explorar a autonomia no ensino-aprendizagem. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. [GS Search]. 2021a.

VELOSO, B.; MILL, D. Dialogicidade na Educação a Distância e no ensino remoto: concepções para conciliar “distância” e “proximidade”. In HARDAGH, Claudia Coelho; GAMEZ, Luciano. Paulo Freire e a práxis pedagógica na atualidade. Diadema: V&V Editora, 2021b.

WEYH, L. F.; NEHRING, Cátia Maria; WEYH, Cênio Back. A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 44497-44507, 2020.

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Pareschi, C. Z., Carvalho Mauricio, G., & Mill, D. (2024). PAULO FREIRE, EDUCACIÓN Y LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES: UN BREVE APORTE TEÓRICO. SUD, 16. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/94

Número

Sección

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais