O PAPEL DO TUTOR

UM ESTUDO DE CASO DE IMPLEMENTAÇÃO DA EAD

Autores

  • Alison Silva Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Antonio Ferreira Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Amauri Dias de Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Ana Cláudia Dias Ribeiro IFRO

Palavras-chave:

Educação a distância, Práticas educacionais, Ensino superior

Resumo

O processo educacional passou por mudanças nos últimos anos, avançando exponencialmente, especialmente com o ensino superior à distância, resultando na necessidade de mudanças na forma de produzir práticas pedagógicas. Diante dessa situação, a pesquisa teve como objetivo realizar uma análise crítica acerca do papel do Tutor na educação a distância em uma Instituição de Ensino Superior em fase final de implementação desta modalidade. Especificamente, também se buscou: (i) realizar um levantamento bibliográfico sobre a implantação da educação a distância nas IES; (ii) obter insights acerca do papel da tutoria com base em indicadores dimensionais do Instrumento de Avaliação de Cursos INEP/MEC; (iii) analisar as estratégias definidas pela coordenação para o pleno funcionamento da educação à distância; e (iv) comparar as funções direcionadas a tutoria na instituição de ensino objeto do estudo com as disposições literárias. Os resultados do estudo de caso demonstram que a instituição de ensino investiu na metodologia de ensino a distância (EaD) com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade a um público mais abrangente, auxiliando na disseminação da educação de nível superior, sendo o sucesso do projeto um produto de uma gestão eficiente e do compromisso compartilhado entre os atores envolvidos. A infraestrutura tecnológica é destacada pela gestão como fundamental para o êxito da EaD, com investimentos em plataformas digitais, enquanto o material didático é produzido e adaptado pelos tutores para atender às necessidades específicas dos estudantes, que além da produção, análise e revisão dos conteúdos, desempenham um papel essencial na gestão da EaD, manuseando as tecnologias, dispondo as atividades pedagógicas, colaborando com os professores e coordenadores e fornecendo suporte aos alunos.

Biografia do Autor

Alison Silva Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Mestre em Contabilidade (Universidade Federal da Bahia). Professor da Faculdade Anísio Teixeira. Discente no curso de Gestão de Educação a Distância (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). Feira de Santana, Bahia, Brasil. 

Antonio Ferreira Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Doutor em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Federal do Mato Grosso. Discente no curso de Gestão de Educação a Distância (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). Professor no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Cacoal, Rondônia, Brasil. 

Amauri Dias de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Graduado em Administração (FEAD-MG) e Gestão de TI (Claretiano). Diretor de Infraestrutura Administrativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Discente no curso de Gestão de Educação a Distância (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 

Ana Cláudia Dias Ribeiro, IFRO

Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Universidade Federal do Norte do Tocantins) e Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Porto Velho, Rondônia, Brasil. 

Referências

BRANSKI, R. M.; ARELLANO, R.; FRANCO, C.; LIMA JR, O. Metodologia de estudo de casos aplicada à logística. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transporte. Anais... Conference: XXIV ANPET, Salvador, 2010.

BRASIL. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. BRASIL/MEC/EAD. 2007. Disponível em: https://link.ufms.br/UBQSs. Acesso em: 25 fev. 2023.

CARVALHO, C A. Gestão da infraestrutura e organização tecnológica em educação a distância. São Paulo: Editora Senac, 2020.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HANNA, D. E. Organizational Models in Higher Education, Past and Future. In: Moore, M. G.; Anderson, W. G. (Orgs.). Handbook of Distance Education. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2003.

HOLANDA, M. J. B.; PELEGRINELLI, G. Atores da modalidade a distância: os tutores e sua qualificação para o sucesso da EAD. Revista Plurais-Virtual, v. 11, n. 1, 2021.

KAMINSKI, C.; STOLTZ, T. Educação a distância: rediscutindo o papel do tutor. Revista Intersaberes, vol. 10, n. 21, p. 561- 576, set./dez., 2015.

MAGALHÃES, P. H. V.; AJEJE, M. E.; LOPES, M. C. G. Implantação do setor de educação a distância em uma instituição de ensino superior privada. In: 14º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Anais... 14 CIAED, setembro, 2008.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório publicações e trabalhos científicos. 7ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

OLIVEIRA, A. T. E. et al. Ferramentas e estratégias de interação e comunicação na prática da tutoria em EaD. Evidência, Araxá, v. 13, n. 13, p. 71-85, 2017.

PAIXÃO, L. E. S. A interação na educação a distância. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis, 2002.

PAULA, K. C.; FERNEDA, E.; CAMPOS FILHO, M. P. Elementos para implantação de cursos à distância. Colabor@ Revista Digital da CVA-Ricesu, v. 2, n. 7, mai., 2004.

PIMENTEL, F. S. C. Interação online: um desafio da tutoria. Clube dos autores, 2011.

SALVUCCI, M.; LISBOA, M. J. A.; MENDES, N. C. Educação a Distância no Brasil: Fundamentos legais e implementação. RBAAD, vol. 11, 2012.

SARAIVA, K. Educação a distância: outros tempos, outros espaços. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2010.

TORRECILLAS, G. L. S. Educação a distância em uma instituição de ensino superior: estudo das barreiras e do nível de satisfação encontrados no processo de implantação. Universidade de Brasília. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação. Brasília, DF. 2007.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Silva Ferreira, A., Ferreira Neto, A., Dias de Moura, A., & Dias Ribeiro, A. C. (2024). O PAPEL DO TUTOR: UM ESTUDO DE CASO DE IMPLEMENTAÇÃO DA EAD. SUD, 16. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/91

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização