INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÚBLICA
OLHARES SOBRE A CULTURA ORGANIZACIONAL
Palavras-chave:
Educação a Distância, Institucionalização, Cultura organizacional, Sistema Universidade Aberta do Brasil, Instituições Públicas de Ensino SuperiorResumo
Em meio às discussões mais recentes que perpassam o campo da Educação a Distância (EaD), cita-se a institucionalização da modalidade. Trata-se de processo complexo, influenciado por elementos endógenos e exógenos, que se relaciona diretamente à qualidade e, por conseguinte, à perenidade das propostas de cursos. No caso das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), o objeto ganha outras colorações na medida em que tem fundamental intersecção para com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), política de indução da modalidade que, há mais de uma década, tem se mostrado fulcral na oferta e manutenção das experiências educacionais a distância. Dito isso, o objetivo deste artigo é analisar a importância da cultura organizacional para o movimento de institucionalização da EaD. A pesquisa é um recorte da tese de doutorado do primeiro autor e teve como procedimentos metodológicos: análise documental, grupo focal virtual, entrevista semiestruturada, técnica Delphi e questionário. Os participantes do estudo foram gestores, docentes-autores/conteudistas, docentes-formadores/aplicadores, docentes-tutores (virtuais e presenciais), discentes e ex-discentes, todos com experiência em cursos no âmbito do Sistema UAB. Os dados coletados foram analisados à luz das abordagens qualitativa e quantitativa. Com o estudo, enfatizamos a importância da cultura organizacional como elemento que interliga grupos de sujeitos e o aparato burocrático institucional. Desse modo, consideramos que quaisquer ações estratégicas, oriundas de gestores que visam à institucionalização, devem se atentar às influências que podem ser exercidas na cultura dentro das IPES.
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