I ENCONTRO ANUAL DAS GRADUAÇÕES DA EaD DE UMA UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Educação a Distância, Práticas contra a evasão estudantil, Metodologias Ativas

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência de realização de um evento presencial voltado para alunos da Educação a Distância (EaD) em uma universidade pública do Norte do Paraná. O encontro reuniu estudantes de diversos polos de apoio, localizados a distâncias de até 400 quilômetros do polo sede, onde o evento teve lugar. O principal objetivo desse encontro foi acolher os estudantes dos diferentes cursos de graduação no campus sede, oferecendo-lhes orientação e capacitação específicas para atuarem de forma bem-sucedida nos cursos da modalidade EaD, bem como proporcionar diálogos sobre processos ativos de aprendizagem. Além da recepção e capacitação dos estudantes, o evento também teve um propósito importante de apresentar a estrutura física e recursos disponíveis do campus sede, proporcionando aos participantes uma visão mais abrangente do ambiente educacional da instituição, bem como, o uso desses espaços. Outro aspecto relevante do encontro foi a promoção da integração entre o corpo acadêmico da universidade e os atores envolvidos diretamente na Educação à Distância. O evento mostrou-se como uma oportunidade valiosa para estreitar os laços entre os estudantes, professores e equipe administrativa, promovendo uma atmosfera colaborativa e motivadora no âmbito da EaD.

Biografia do Autor

Jose Ricardo Penteado Falco, UEM

Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: citoquímica, cromatina, abelhas, insetos, inseticidas, e na área de educação na formação/capacitação de professores, e na educação a distância.

Flávio Rodrigues de Oliveira, UEM

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá, graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá e graduação em Pedagogia pela Uninter. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância (EaD) e Tecnologias Educacionais; Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação na Antiguidade e Medievalidade; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na Formação de Professores.

Josiane Medeiros de Mello, UEM

Bióloga, formada pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Mestre e Doutora em Ciências Biológicas- área de Anatomia pela Universidade Estadual Paulista- UNESP- Botucatu. Atualmente é Professora Associada e ministra a disciplina de Anatomia Humana. É coordenadora Adjunta UAB-UEM. Na extensão universitária desenvolve projetos nas áreas de Biologia e Informática para idosos. É membro do conselho permanente do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM.

Referências

ABED. Censo EaD.br: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/BoRNk. Acesso em: 31 jul. 2023.

INEP. Ensino a distância se confirma como tendência. Brasília, DF: MEC, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/eEAD6. Acesso em: 29 jun. 2023.

NOVELLI, Josimayre; OLIVEIRA, Flávio Rodrigues de; MEDEIROS, Josiane de Mello; SANTOS , Annie Rose dos . ESTRATÉGIAS PARA A INTEGRAÇÃO DISCENTE: um relato de experiência da I Semana Acadêmica de Recepção aos Alunos da EaD em uma Universidade Pública do Norte do Paraná. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 3, p. 75–89, 2022. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v8i3.587. Disponível em: https://link.ufms.br/BEMFO . Acesso em: 31 jul. 2023.

OLIVEIRA, Walter Pinto de; BITTENCOURT, Wanderley José Mantovani. A evasão na EaD: uma análise sobre os dados e relatórios ano-base 2017 apresentados pelo INEP, UAB e ABED. Educação Pública, v. 20, n. 3, p. 1-15, 21 de janeiro de 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/93hfA. Acesso em: 31 de jul. 2023.

TAPSCOTT, D.; WILLIAMS, Anthony. Innovating the 21st-Century University: It's Time! EDUCAUSE Review, v. 45, n. 1, p. 16-29, jan./fev., 2010. Disponível em: https://link.ufms.br/lVHwv. Acesso em: 31 jul. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Falco, J. R. P., Oliveira, F. R. de, & Mello, J. M. de. (2024). I ENCONTRO ANUAL DAS GRADUAÇÕES DA EaD DE UMA UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. SUD, 11. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/83

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática II - Gestão e governança