I ENCONTRO ANUAL DAS GRADUAÇÕES DA EaD DE UMA UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Educação a Distância, Práticas contra a evasão estudantil, Metodologias AtivasResumo
O presente trabalho relata uma experiência de realização de um evento presencial voltado para alunos da Educação a Distância (EaD) em uma universidade pública do Norte do Paraná. O encontro reuniu estudantes de diversos polos de apoio, localizados a distâncias de até 400 quilômetros do polo sede, onde o evento teve lugar. O principal objetivo desse encontro foi acolher os estudantes dos diferentes cursos de graduação no campus sede, oferecendo-lhes orientação e capacitação específicas para atuarem de forma bem-sucedida nos cursos da modalidade EaD, bem como proporcionar diálogos sobre processos ativos de aprendizagem. Além da recepção e capacitação dos estudantes, o evento também teve um propósito importante de apresentar a estrutura física e recursos disponíveis do campus sede, proporcionando aos participantes uma visão mais abrangente do ambiente educacional da instituição, bem como, o uso desses espaços. Outro aspecto relevante do encontro foi a promoção da integração entre o corpo acadêmico da universidade e os atores envolvidos diretamente na Educação à Distância. O evento mostrou-se como uma oportunidade valiosa para estreitar os laços entre os estudantes, professores e equipe administrativa, promovendo uma atmosfera colaborativa e motivadora no âmbito da EaD.
Referências
ABED. Censo EaD.br: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/BoRNk. Acesso em: 31 jul. 2023.
INEP. Ensino a distância se confirma como tendência. Brasília, DF: MEC, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/eEAD6. Acesso em: 29 jun. 2023.
NOVELLI, Josimayre; OLIVEIRA, Flávio Rodrigues de; MEDEIROS, Josiane de Mello; SANTOS , Annie Rose dos . ESTRATÉGIAS PARA A INTEGRAÇÃO DISCENTE: um relato de experiência da I Semana Acadêmica de Recepção aos Alunos da EaD em uma Universidade Pública do Norte do Paraná. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 3, p. 75–89, 2022. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v8i3.587. Disponível em: https://link.ufms.br/BEMFO . Acesso em: 31 jul. 2023.
OLIVEIRA, Walter Pinto de; BITTENCOURT, Wanderley José Mantovani. A evasão na EaD: uma análise sobre os dados e relatórios ano-base 2017 apresentados pelo INEP, UAB e ABED. Educação Pública, v. 20, n. 3, p. 1-15, 21 de janeiro de 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/93hfA. Acesso em: 31 de jul. 2023.
TAPSCOTT, D.; WILLIAMS, Anthony. Innovating the 21st-Century University: It's Time! EDUCAUSE Review, v. 45, n. 1, p. 16-29, jan./fev., 2010. Disponível em: https://link.ufms.br/lVHwv. Acesso em: 31 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jose Ricardo Penteado Falco, Flávio Rodrigues de Oliveira, Josiane Medeiros de Mello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.