FORMAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS NO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
O CASO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Palavras-chave:
Agente público, Administração Pública, Relato de experiência, Universidade de Brasília., Educação a DistânciaResumo
Mudanças significativas têm-se apresentado no contexto da qualificação de agentes públicos no Brasil no tocante ao desenvolvimento de novas competências e da consciência ao atendimento de qualidade para a sociedade. Tais mudanças revelam-se por meio da introdução de novos conceitos como inteligência artificial e tecnologias de informação e comunicação. Soma-se a esses fatores a oferta dos serviços públicos de melhor qualidade como uma exigência da sociedade. Em dimensão continental, no caso do Brasil, a estratégia de Educação a Distância (EaD) apresenta-se, cada vez mais, como uma oportunidade para reduzir as desigualdades regionais e capacitar agentes públicos na oferta de serviços. Nesse sentido, e com o propósito de estimular a formação de agentes da administração pública, o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) fez a abertura de 90 mil novas vagas em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. Nesse cômputo estão beneficiados os agentes públicos pertencentes aos quadros da administração pública federal, estadual, distrital e municipal. Relata-se aqui a experiência acerca da implementação de cursos de especialização na grande área de conhecimento governança, contabilidade e finanças públicas. A base deste relato é uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, realizada com discentes dos cursos de especialização na modalidade de EaD, financiados pela CAPES/UAB. Observa-se que, em certa medida, as dificuldades de acesso às tecnologias de comunicação e informação e de utilização de ferramentas de EaD têm sido superadas e que outras variáveis decorrentes da atividade laboral que ocorre de forma remota têm sido uma dificuldade para a dedicação do agente público no seu processo de qualificação.
Referências
ALVES, Vania Sampaio; VELOSO, Rafael. Sistemas de Educação a Distância: subsídios para a construção do modelo de gestão desta modalidade de ensino no contexto da secretaria de saúde do estado da Bahia. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 33, n. 1, p. 86-86, 2009. Disponível em: https://link.ufms.br/HRO5A. Acesso em: 05 mai 2023.
BASTOS, Marisa Antonini Ribeiro; GUIMARÃES, Eliane Marina Palhares. Educação a distância na área da enfermagem: relato de uma experiência. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 11, p. 685-691, 2003. Disponível em: https://link.ufms.br/r8p47. Acesso em: 05 mai 2023.
LACERDA, E. R. M.; ABBAD, G. Impacto do treinamento no trabalho: investigando variáveis motivacionais e organizacionais como suas preditoras. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 7, n. 4, p. 77-96, out./dez. 2003. Disponível em: https://link.ufms.br/1Z7ho. Acesso em: 05 mai 2023.
MOURÃO, L.; ABBAD, G. S.; ZERBINI, T. Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte. Revista de Administração, São Paulo, v. 49, n. 3, p. 534-8, jul./set. 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/mtg45. Acesso em: 05 mai 2023.
PAIM, Marcele Carneiro; MEDEIROS GUIMARÃES, Jane Mary de. Importância da formação de docentes em EAD no processo de educação permanente para trabalhadores do SUS na Bahia. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 33, n. 1, p. 94-94, 2009. Disponível em https://link.ufms.br/iAXOC. Acesso em: 12 mar 2023.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, Plano de Desenvolvimento Institucional CEAD 2019-2022. Brasília, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/ISEE8. Acesso em: 03 fev 2023.
VELAYUTHAM, S.; ALDRIDGE, J.; FRASER, B. Development and validation of an instrument to measure students’ motivation and self‐regulation in science learning. International Journal of Science Education, Abingdon, v. 33, n. 15, p. 2159-2179, Mar. 2011. Disponível em: https://link.ufms.br/gObAI Acesso em: 03 fev 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andrea de Oliveira Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.