FORMAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS NO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
O CASO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Palabras clave:
Agente público, Administração Pública, Relato de experiência, Universidade de Brasília., Educação a DistânciaResumen
Mudanças significativas têm-se apresentado no contexto da qualificação de agentes públicos no Brasil no tocante ao desenvolvimento de novas competências e da consciência ao atendimento de qualidade para a sociedade. Tais mudanças revelam-se por meio da introdução de novos conceitos como inteligência artificial e tecnologias de informação e comunicação. Soma-se a esses fatores a oferta dos serviços públicos de melhor qualidade como uma exigência da sociedade. Em dimensão continental, no caso do Brasil, a estratégia de Educação a Distância (EaD) apresenta-se, cada vez mais, como uma oportunidade para reduzir as desigualdades regionais e capacitar agentes públicos na oferta de serviços. Nesse sentido, e com o propósito de estimular a formação de agentes da administração pública, o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) fez a abertura de 90 mil novas vagas em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. Nesse cômputo estão beneficiados os agentes públicos pertencentes aos quadros da administração pública federal, estadual, distrital e municipal. Relata-se aqui a experiência acerca da implementação de cursos de especialização na grande área de conhecimento governança, contabilidade e finanças públicas. A base deste relato é uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, realizada com discentes dos cursos de especialização na modalidade de EaD, financiados pela CAPES/UAB. Observa-se que, em certa medida, as dificuldades de acesso às tecnologias de comunicação e informação e de utilização de ferramentas de EaD têm sido superadas e que outras variáveis decorrentes da atividade laboral que ocorre de forma remota têm sido uma dificuldade para a dedicação do agente público no seu processo de qualificação.
Citas
ALVES, Vania Sampaio; VELOSO, Rafael. Sistemas de Educação a Distância: subsídios para a construção do modelo de gestão desta modalidade de ensino no contexto da secretaria de saúde do estado da Bahia. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 33, n. 1, p. 86-86, 2009. Disponível em: https://link.ufms.br/HRO5A. Acesso em: 05 mai 2023.
BASTOS, Marisa Antonini Ribeiro; GUIMARÃES, Eliane Marina Palhares. Educação a distância na área da enfermagem: relato de uma experiência. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 11, p. 685-691, 2003. Disponível em: https://link.ufms.br/r8p47. Acesso em: 05 mai 2023.
LACERDA, E. R. M.; ABBAD, G. Impacto do treinamento no trabalho: investigando variáveis motivacionais e organizacionais como suas preditoras. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 7, n. 4, p. 77-96, out./dez. 2003. Disponível em: https://link.ufms.br/1Z7ho. Acesso em: 05 mai 2023.
MOURÃO, L.; ABBAD, G. S.; ZERBINI, T. Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte. Revista de Administração, São Paulo, v. 49, n. 3, p. 534-8, jul./set. 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/mtg45. Acesso em: 05 mai 2023.
PAIM, Marcele Carneiro; MEDEIROS GUIMARÃES, Jane Mary de. Importância da formação de docentes em EAD no processo de educação permanente para trabalhadores do SUS na Bahia. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 33, n. 1, p. 94-94, 2009. Disponível em https://link.ufms.br/iAXOC. Acesso em: 12 mar 2023.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, Plano de Desenvolvimento Institucional CEAD 2019-2022. Brasília, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/ISEE8. Acesso em: 03 fev 2023.
VELAYUTHAM, S.; ALDRIDGE, J.; FRASER, B. Development and validation of an instrument to measure students’ motivation and self‐regulation in science learning. International Journal of Science Education, Abingdon, v. 33, n. 15, p. 2159-2179, Mar. 2011. Disponível em: https://link.ufms.br/gObAI Acesso em: 03 fev 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Andrea de Oliveira Gonçalves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.