A HIBRIDIZAÇÃO MODAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA
CAMINHOS PARA A NORMATIZAÇÃO DA PORTARIA Nº 2.177/2019
Palavras-chave:
Portaria nº 2.177/2019, Universidade de Brasília, Educação a Distância., Ensino hibrído, Cursos presenciaisResumo
O presente artigo, organizado em cinco seções, versa acerca de como uma universidade pública federal lida com a hibridização modal e, em particular, com a Educação a Distância (EaD). O estudo teve a intenção de analisar as políticas institucionais a serem adotadas pela Universidade de Brasília (UnB) no processo de hibridização dos seus cursos de graduação presenciais, a partir da Portaria nº 2.177/2019 (BRASIL, 2019), indagando-se principalmente de que maneira a instituição compreende esse processo. A pesquisa, fundamentada na abordagem da hermenêutica reconstrutiva, é exploratória em relação aos objetivos, estudo de caso em relação aos procedimentos. Busca-se compreender de que maneira a universidade pública vem discutindo com sua comunidade universitária a implementação da referida portaria em seus cursos de graduação presenciais. Analisaram-se - documentos institucionais sobre o histórico da Educação a Distância e as discussões preliminares realizadas pela administração superior da universidade. Acredita-se que o ensino híbrido é importante para que docentes e estudantes estejam inseridos em um contexto educacional dinâmico, que compreende as diferenças. A referida universidade possui uma longa história com a modalidade de EaD, sua gestão vem apresentando um posicionamento aberto e democrático nessa questão e há o apoio do Centro de Educação a Distância (CEAD). Porém, acredita-se que a instituição precisa avançar, junto à comunidade universitária, nas discussões sobre as potencialidades e desafios da implementação do ensino híbrido nos cursos de oferta presencial. Para tanto, torna-se importante institucionalizar a EaD na universidade. Conclui-se que a temática ainda precisa ser bem debatida para desenvolver caminhos que edifiquem um processo de ensino-aprendizagem de qualidade, democrático e apoiado em tecnologias interativas, acessíveis e inovadoras.
Referências
BRASIL. Decreto nº 9.057/2017. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de maio de 2017, edição 100, seção 1, p. 3.
BRASIL. Portaria nº 275/2018. Diário Oficial da União, MEC, Brasília, 18 de dezembro de 2018, edição 244, seção 1, p. 126.
BRASIL. Portaria nº 398/2023. Diário Oficial da União, MEC, Brasília, 8 de março de 2023, edição 47, seção 1, p. 16.
BRASIL. Portaria nº 668/2022. Diário Oficial da União, MEC, Brasília, 14 de setembro de 2022, edição 176, seção 1, p. 40.
BRASIL. Portaria nº 2.117/2019. Diário Oficial da União, MEC, Brasília, 6 de dezembro de 2019, edição 239, seção 1, p. 131.
BRASIL. Portaria nº 4.059/2004. Diário Oficial da União, Brasília, 10 de dezembro de 2004, seção 1, p. 34.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 1/2016. Diário Oficial da União, Brasília, 11 de março de 2016, edição 49, seção 1, p. 23.
BARRERA, D. F. O Sistema UAB na UnB: possibilidades, contradições e desafios para a institucionalização da EaD no ensino de graduação. 2018. xi, 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
FERREIRA, M.; MILL, D. R. S. Institucionalização da educação a distância no Ensino Superior público brasileiro: desafios e estratégias. In: REALI, A. M. de M. R.; MILL, D. R. S. (Org.). Educação a Distância e Tecnologias Digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. 1ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014, v. 1, p. 81-102.
FERREIRA, M.; CARNEIRO T.C.J. A institucionalização da Educação a Distância no Ensino Superior Público Brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação Unisinos, v. 19, n. 2, maio-agosto, 2015, p. 228-242. Disponível em: https://link.ufms.br/HsjCI. Acesso em: 30 jul. 2023.
FERREIRA, M. Michel Foucault e o ensino de física: veredas. Pesquisa e Debate em Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 172–193, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/32B5Q. Acesso em: 10 set. 2023.
FERREIRA, M.; VELOSO, B. G. A institucionalização da educação a distância como pesquisa, crítica e produtividade. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 10, p. 1-17, 2023.
HABERMAS, Jürgen. Teoría de la Acción Comunicativa, I: Racionalidad de la Acción y Racionalización social. Madrid: Taurus, 2003.
HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2015.
MAIESKI, A.; CASAGRANDE, A. L.; ALONSO, K. M. Qualidade e Educação a Distância: Reflexões e Entendimentos. Revista UFG (OnLine) , v. 20, p. 01-20, 2020.
MILL, D. CHAQUIME, L. P. Educação híbrida como estratégica educacional. São Carlos, São Paulo: Editora Pixel, 2017.
MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.TANZI NETO, A.; TREVISANI, F.M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 27-45.
PRADO, T.S.; FURLAN, M.L.C. Políticas Públicas para inserção de Carga Horária a Distância em cursos de graduação presencial: dos 20% aos 40%: Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/3gB6u. Acesso em: 31 jul. 2023.
ROZA, J.C.; VEIGA, A. M. da R.; ROZA, M. P. da. Blended Learning uma Análise do Conceito, Cenário Atual e Tendências de Pesquisa em Teses e Dissertações Brasileiras. ETD - Educ. Temat. Digit., Campinas, v. 21, n. 1, p. 202-221, jan. 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/XN9iJ Acesso em: 27 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Débora Furtado Barrera, Nubia Almeida Duarte Oliver, Marcello Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.