A HIBRIDIZAÇÃO MODAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

CAMINHOS PARA A NORMATIZAÇÃO DA PORTARIA Nº 2.177/2019

Autores

  • Débora Furtado Barrera Universidade de Brasília
  • Nubia Almeida Duarte Oliver Universidade de Brasília
  • Marcello Ferreira

Palavras-chave:

Portaria nº 2.177/2019, Universidade de Brasília, Educação a Distância., Ensino hibrído, Cursos presenciais

Resumo

O presente artigo, organizado em cinco seções, versa acerca de como uma universidade pública federal lida com a hibridização modal e, em particular, com a Educação a Distância (EaD). O estudo teve a intenção de analisar as políticas institucionais a serem adotadas pela Universidade de Brasília (UnB) no processo de hibridização dos seus cursos de graduação presenciais, a partir da Portaria nº 2.177/2019 (BRASIL, 2019), indagando-se principalmente de que maneira a instituição compreende esse processo. A pesquisa, fundamentada na abordagem da hermenêutica reconstrutiva, é exploratória em relação aos objetivos, estudo de caso em relação aos procedimentos. Busca-se compreender de que maneira a universidade pública vem discutindo com sua comunidade universitária a implementação da referida portaria em seus cursos de graduação presenciais. Analisaram-se - documentos institucionais sobre o histórico da Educação a Distância e as discussões preliminares realizadas pela administração superior da universidade. Acredita-se que o ensino híbrido é importante para que docentes e estudantes estejam inseridos em um contexto educacional dinâmico, que compreende as diferenças. A referida universidade possui uma longa história com a modalidade de EaD, sua gestão vem apresentando um posicionamento aberto e democrático nessa questão e há o apoio do Centro de Educação a Distância (CEAD). Porém, acredita-se que a instituição precisa avançar, junto à comunidade universitária, nas discussões sobre as potencialidades e desafios da implementação do ensino híbrido nos cursos de oferta presencial. Para tanto, torna-se importante institucionalizar a EaD na universidade. Conclui-se que a temática ainda precisa ser bem debatida para desenvolver caminhos que edifiquem um processo de ensino-aprendizagem de qualidade, democrático e apoiado em tecnologias interativas, acessíveis e inovadoras.

Biografia do Autor

Débora Furtado Barrera, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação. Universidade de Brasília.

Nubia Almeida Duarte Oliver, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação em Ciências. Universidade de Brasília.

Marcello Ferreira

Vice-Diretor do Instituto de Física. Universidade de Brasília.

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Publicado

15-01-2024

Como Citar

Furtado Barrera, D., Almeida Duarte Oliver, N., & Ferreira, M. (2024). A HIBRIDIZAÇÃO MODAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: CAMINHOS PARA A NORMATIZAÇÃO DA PORTARIA Nº 2.177/2019. SUD, 16. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/76

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização