A HIBRIDIZAÇÃO MODAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA
CAMINHOS PARA A NORMATIZAÇÃO DA PORTARIA Nº 2.177/2019
Keywords:
Portaria nº 2.177/2019, Universidade de Brasília, Educação a Distância., Ensino hibrído, Cursos presenciaisAbstract
O presente artigo, organizado em cinco seções, versa acerca de como uma universidade pública federal lida com a hibridização modal e, em particular, com a Educação a Distância (EaD). O estudo teve a intenção de analisar as políticas institucionais a serem adotadas pela Universidade de Brasília (UnB) no processo de hibridização dos seus cursos de graduação presenciais, a partir da Portaria nº 2.177/2019 (BRASIL, 2019), indagando-se principalmente de que maneira a instituição compreende esse processo. A pesquisa, fundamentada na abordagem da hermenêutica reconstrutiva, é exploratória em relação aos objetivos, estudo de caso em relação aos procedimentos. Busca-se compreender de que maneira a universidade pública vem discutindo com sua comunidade universitária a implementação da referida portaria em seus cursos de graduação presenciais. Analisaram-se - documentos institucionais sobre o histórico da Educação a Distância e as discussões preliminares realizadas pela administração superior da universidade. Acredita-se que o ensino híbrido é importante para que docentes e estudantes estejam inseridos em um contexto educacional dinâmico, que compreende as diferenças. A referida universidade possui uma longa história com a modalidade de EaD, sua gestão vem apresentando um posicionamento aberto e democrático nessa questão e há o apoio do Centro de Educação a Distância (CEAD). Porém, acredita-se que a instituição precisa avançar, junto à comunidade universitária, nas discussões sobre as potencialidades e desafios da implementação do ensino híbrido nos cursos de oferta presencial. Para tanto, torna-se importante institucionalizar a EaD na universidade. Conclui-se que a temática ainda precisa ser bem debatida para desenvolver caminhos que edifiquem um processo de ensino-aprendizagem de qualidade, democrático e apoiado em tecnologias interativas, acessíveis e inovadoras.
References
BRASIL. Decreto nº 9.057/2017. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de maio de 2017, edição 100, seção 1, p. 3.
BRASIL. Portaria nº 275/2018. Diário Oficial da União, MEC, Brasília, 18 de dezembro de 2018, edição 244, seção 1, p. 126.
BRASIL. Portaria nº 398/2023. Diário Oficial da União, MEC, Brasília, 8 de março de 2023, edição 47, seção 1, p. 16.
BRASIL. Portaria nº 668/2022. Diário Oficial da União, MEC, Brasília, 14 de setembro de 2022, edição 176, seção 1, p. 40.
BRASIL. Portaria nº 2.117/2019. Diário Oficial da União, MEC, Brasília, 6 de dezembro de 2019, edição 239, seção 1, p. 131.
BRASIL. Portaria nº 4.059/2004. Diário Oficial da União, Brasília, 10 de dezembro de 2004, seção 1, p. 34.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 1/2016. Diário Oficial da União, Brasília, 11 de março de 2016, edição 49, seção 1, p. 23.
BARRERA, D. F. O Sistema UAB na UnB: possibilidades, contradições e desafios para a institucionalização da EaD no ensino de graduação. 2018. xi, 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
FERREIRA, M.; MILL, D. R. S. Institucionalização da educação a distância no Ensino Superior público brasileiro: desafios e estratégias. In: REALI, A. M. de M. R.; MILL, D. R. S. (Org.). Educação a Distância e Tecnologias Digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. 1ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014, v. 1, p. 81-102.
FERREIRA, M.; CARNEIRO T.C.J. A institucionalização da Educação a Distância no Ensino Superior Público Brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação Unisinos, v. 19, n. 2, maio-agosto, 2015, p. 228-242. Disponível em: https://link.ufms.br/HsjCI. Acesso em: 30 jul. 2023.
FERREIRA, M. Michel Foucault e o ensino de física: veredas. Pesquisa e Debate em Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 172–193, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/32B5Q. Acesso em: 10 set. 2023.
FERREIRA, M.; VELOSO, B. G. A institucionalização da educação a distância como pesquisa, crítica e produtividade. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 10, p. 1-17, 2023.
HABERMAS, Jürgen. Teoría de la Acción Comunicativa, I: Racionalidad de la Acción y Racionalización social. Madrid: Taurus, 2003.
HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2015.
MAIESKI, A.; CASAGRANDE, A. L.; ALONSO, K. M. Qualidade e Educação a Distância: Reflexões e Entendimentos. Revista UFG (OnLine) , v. 20, p. 01-20, 2020.
MILL, D. CHAQUIME, L. P. Educação híbrida como estratégica educacional. São Carlos, São Paulo: Editora Pixel, 2017.
MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.TANZI NETO, A.; TREVISANI, F.M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 27-45.
PRADO, T.S.; FURLAN, M.L.C. Políticas Públicas para inserção de Carga Horária a Distância em cursos de graduação presencial: dos 20% aos 40%: Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/3gB6u. Acesso em: 31 jul. 2023.
ROZA, J.C.; VEIGA, A. M. da R.; ROZA, M. P. da. Blended Learning uma Análise do Conceito, Cenário Atual e Tendências de Pesquisa em Teses e Dissertações Brasileiras. ETD - Educ. Temat. Digit., Campinas, v. 21, n. 1, p. 202-221, jan. 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/XN9iJ Acesso em: 27 jul. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Débora Furtado Barrera, Nubia Almeida Duarte Oliver, Marcello Ferreira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.