EXPERIMENTAÇÃO REMOTA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

LABORATÓRIO REMOTO E-LAB E PARCERIA ERASMUS (UE)

Autores

  • Alice Melo Ribeiro Universidade de Brasília
  • Jamila Santos Khalifa Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Experimento, Educação, Pêndulo, Sub-rede, Aceleração da gravidade

Resumo

O projeto World Pendulum Alliance foi financiado pela ERASMUS Capacity Building da União Europeia e visa estabelecer uma rede de experimentos remotos pelo mundo, utilizando o experimento do pêndulo simples como precursor. Os pêndulos foram instalados em diferentes locais da Europa e América do Sul, com o objetivo de coletar dados sobre a aceleração da gravidade em diferentes altitudes da terra e fazer utilização deles para estudos científicos e no Ensino de Física e outras áreas da Ciência. A Universidade de Brasília participou do projeto e estabeleceu a sub-rede WP@Elab UnB, instalando 11 pêndulos em instituições de ensino superior e básico no Brasil. Os laboratórios remotos fornecem acesso a experimentos remotos feitos a distância em equipamentos reais e, considerando o fato de que poucas instituições de ensino, principalmente no âmbito público, possuem laboratórios de ciências disponíveis para utilização pelos alunos, o projeto se mostra como uma importante estratégia colaborativa na mitigação desse problema na educação do país. Portanto, o artigo descreve a trajetória de implementação e gestão do projeto pela Universidade de Brasília, sua justificativa, metodologias utilizadas e resultados obtidos, tanto de forma direta, quanto de forma indireta, por meio de sua sub-rede de pêndulos pelo Brasil.

Biografia do Autor

Alice Melo Ribeiro, Universidade de Brasília

Professora da Universidade de Brasilia, Instituto de Ciências Biológicas((IB), atua no Núcleo de Educação Científica para o Ensino de Biologia (NECBio), na Universidade Aberta do Brasil (UAB) e no CEAD/UnB. Possui graduação em Biologia pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Patologia Molecular (Genética Molecular / Farmacologia) pela Universidade de Brasília (2003), doutorado em Patologia Molecular (Imunologia Aplicada) pela Universidade de Brasília (2008) e pós doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Pesquisadora em Ciências da Saúde/Educação para a Saúde. Atua no Nucleo de Educação Científica (UnB) e na Universidade Aberta do Brasil (UnB). Atua e coordena projetos de extensão universitária. Coordenadora de extensão do IB e do CEAD /UnB.Coordenadora local do projeto de cooperação internacional World Pendulum Alliance, com ênfase na experimentação remota. Coordenadora adjunta da UAB, UnB.

Jamila Santos Khalifa, Universidade de Brasília

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, atua como gestora do projeto World Pendulum Alliance desde 2022 e também trabalhou com pesquisa na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia, pelo CNPq. 

Referências

AMARANTE-SEGUNDO, G. S.; AMARANTE, B. G.; CRUZ, J. M. R.; RIBEIRO, A. M.; AMADOR, C. H. S.; FERNANDES, H. World Pendulum Alliance: student's first impressions in Brazil. 8th International Engineering, Sciences and Technology Conference (IESTEC), Panama, Panama, 2022, p. 360-363. Disponível em: https://link.ufms.br/i52yz. Acesso em: 09 ago. 2023.

CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 2019, RESUMO TÉCNICO. Inep/MEC, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/RahZb. Acesso em: 24 jul. 2023.

GERALDI, L. M. A.; BIZELLI, J. L. Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 18, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/tUyoK. Acesso em: 30 mai. 2023.

HOFSTEIN, A.; LUNETTA, V. N. The role of the laboratory in science teaching: neglected aspects of research. Review of Educational Re-search, Summer, v. 52, n. 2. p. 201-217, 1982. Disponível em: https://link.ufms.br/bcSPf Acesso em: 09 ago. 2023.

MARCON, K. Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: que educação estamos praticando e para quem?. Criar Educação, v. 9, n. 2, Edição Especial, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/RICLH. Acesso em: 30. mai 2023.

NETO, R. B.; FERNANDES, H.; PEREIRA, J.; DUARTE, A. S. E-lab remote laboratory integrated overview. Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 9th Conference, 2022.Disponível em:https://link.ufms.br/yEKib. Acesso em: 09 de ago. 2023.

SILVA, J. B.; BILESSIMO, S. M. S.; SCHEFFER, G. R.; SILVA, I. N. Laboratórios Remotos como Alternativa para Atividades Práticas em Cursos na Modalidade EAD. EaD em Foco, [S. l.], v. 10, n. 2, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/P5NrF. Acesso em: 30 mai. 2023.

SOKOLOWSKA, D.; MICHELINI, M. The role of laboratory work in improving physics teaching and learning. Springer International, 1. ed. 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/8umQq. Acesso em: 09 ago. 2023.

SOUSA, D. B. Cidadania nas pesquisas em ensino de ciências: diálogo entre pesquisadores. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/Qa4LH. Acesso em: 09 ago. 2023.

TORRES, A.; SANTOS, M.; BALULA, S.; FORTUNATO, J.; FERNANDES, H. Turning the internet of (my) things into a remote controlled laboratory.13th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), pp. 371-374, 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/6Oj5K. Acesso em: 09 de ago. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Melo Ribeiro, A., & Santos Khalifa, J. (2024). EXPERIMENTAÇÃO REMOTA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: LABORATÓRIO REMOTO E-LAB E PARCERIA ERASMUS (UE). SUD, 15. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/7

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais