EXPERIMENTAÇÃO REMOTA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
LABORATÓRIO REMOTO E-LAB E PARCERIA ERASMUS (UE)
Palavras-chave:
Experimento, Educação, Pêndulo, Sub-rede, Aceleração da gravidadeResumo
O projeto World Pendulum Alliance foi financiado pela ERASMUS Capacity Building da União Europeia e visa estabelecer uma rede de experimentos remotos pelo mundo, utilizando o experimento do pêndulo simples como precursor. Os pêndulos foram instalados em diferentes locais da Europa e América do Sul, com o objetivo de coletar dados sobre a aceleração da gravidade em diferentes altitudes da terra e fazer utilização deles para estudos científicos e no Ensino de Física e outras áreas da Ciência. A Universidade de Brasília participou do projeto e estabeleceu a sub-rede WP@Elab UnB, instalando 11 pêndulos em instituições de ensino superior e básico no Brasil. Os laboratórios remotos fornecem acesso a experimentos remotos feitos a distância em equipamentos reais e, considerando o fato de que poucas instituições de ensino, principalmente no âmbito público, possuem laboratórios de ciências disponíveis para utilização pelos alunos, o projeto se mostra como uma importante estratégia colaborativa na mitigação desse problema na educação do país. Portanto, o artigo descreve a trajetória de implementação e gestão do projeto pela Universidade de Brasília, sua justificativa, metodologias utilizadas e resultados obtidos, tanto de forma direta, quanto de forma indireta, por meio de sua sub-rede de pêndulos pelo Brasil.
Referências
AMARANTE-SEGUNDO, G. S.; AMARANTE, B. G.; CRUZ, J. M. R.; RIBEIRO, A. M.; AMADOR, C. H. S.; FERNANDES, H. World Pendulum Alliance: student's first impressions in Brazil. 8th International Engineering, Sciences and Technology Conference (IESTEC), Panama, Panama, 2022, p. 360-363. Disponível em: https://link.ufms.br/i52yz. Acesso em: 09 ago. 2023.
CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 2019, RESUMO TÉCNICO. Inep/MEC, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/RahZb. Acesso em: 24 jul. 2023.
GERALDI, L. M. A.; BIZELLI, J. L. Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 18, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/tUyoK. Acesso em: 30 mai. 2023.
HOFSTEIN, A.; LUNETTA, V. N. The role of the laboratory in science teaching: neglected aspects of research. Review of Educational Re-search, Summer, v. 52, n. 2. p. 201-217, 1982. Disponível em: https://link.ufms.br/bcSPf Acesso em: 09 ago. 2023.
MARCON, K. Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: que educação estamos praticando e para quem?. Criar Educação, v. 9, n. 2, Edição Especial, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/RICLH. Acesso em: 30. mai 2023.
NETO, R. B.; FERNANDES, H.; PEREIRA, J.; DUARTE, A. S. E-lab remote laboratory integrated overview. Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 9th Conference, 2022.Disponível em:https://link.ufms.br/yEKib. Acesso em: 09 de ago. 2023.
SILVA, J. B.; BILESSIMO, S. M. S.; SCHEFFER, G. R.; SILVA, I. N. Laboratórios Remotos como Alternativa para Atividades Práticas em Cursos na Modalidade EAD. EaD em Foco, [S. l.], v. 10, n. 2, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/P5NrF. Acesso em: 30 mai. 2023.
SOKOLOWSKA, D.; MICHELINI, M. The role of laboratory work in improving physics teaching and learning. Springer International, 1. ed. 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/8umQq. Acesso em: 09 ago. 2023.
SOUSA, D. B. Cidadania nas pesquisas em ensino de ciências: diálogo entre pesquisadores. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/Qa4LH. Acesso em: 09 ago. 2023.
TORRES, A.; SANTOS, M.; BALULA, S.; FORTUNATO, J.; FERNANDES, H. Turning the internet of (my) things into a remote controlled laboratory.13th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), pp. 371-374, 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/6Oj5K. Acesso em: 09 de ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alice Melo Ribeiro, Jamila Santos Khalifa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.