MAPEAMENTO DAS TENDÊNCIAS DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MOOC
Palavras-chave:
MOOC, Ensino de Ciências, Mapeamento SistemáticoResumo
Este artigo apresenta o resultado de uma investigação acerca das tendências em pesquisas sobre ensino de ciências e MOOC, realizada por meio da metodologia de mapeamento sistemático, com o objetivo de identificar a contribuição do tema para a revisão de literatura da pesquisa empreendida na temática “Design de Aprendizagem de Cursos MOOC para o ensino de ciências”. O objetivo geral do mapeamento foi identificar as tendências de pesquisa que envolvam a utilização de MOOCs para o ensino de ciências, buscando responder às seguintes questões: 1) Quais são as principais tendências de pesquisa que envolvem o campo da utilização de MOOCs para o ensino de ciências? 2) Quais práticas pedagógicas são apresentadas no uso dos MOOCs no ensino de ciências? 3) O tema da tese encontra-se nas tendências de pesquisa identificadas? Como resultados, o mapeamento revelou algumas tendências, possibilitou o teste da string de busca e evidenciou as limitações do protocolo. Foi possível estabelecer alguns princípios de design para MOOCs na área de ciências, apontando para a relevância de nossa investigação. Apresentamos os resultados obtidos a partir do recorte de estudos que nos fornecem elementos importantes para o design de cursos MOOC que são projetados para um grande número de pessoas e, geralmente, possuem um formato autoinstrucional. A partir desses estudos, podemos tentar superar alguns desafios em nossos cursos, contribuindo para promover avanços na qualidade do ensino de ciências.
Referências
AKSELA, M.; WU, X.; HALONEN, J. Relevancy of the Massive Open Online Course (MOOC) about Sustainable Energy for Adolescents. Education Sciences, v. 6, n. 4, 1 dez. 2016.
BASTOS, R. C.; BIAGIOTTI, B. MOOCs: uma alternativa para a democratização do ensino. Revista Renote - Novas Tecnologias na Educação, v.12, n.1, p. 1-9, 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/Ps433.Acesso em: 16 jun 2020.
CARMO, T. M. E. MOOC (massive open on-line course). In: MILL, D. (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018. p. 459–461.
CHEN, C. et al. The impact of student misconceptions on student persistence in a MOOC. Journal of Research in Science Teaching, v. 57, n. 6, p. 879–910, 1 ago. 2020.
DO RÊGO, B. B.; GARRIDO, F. A.; MATOS, E. d. S. Moodle como ambiente MOOC: orientações para o redesign de interação. Revista Renote - Novas Tecnologias na Educação, v. 16, n. 1, 21 ago. 2018.
FALBO, A. Mapeamento Sistemático. [s.l: s.n.]. Disponível em: https://link.ufms.br/LGW1d . Acesso em: 31 out. 2021.
FORMANEK, M. et al. Relationship between learners’ motivation and course engagement in an astronomy massive open online course. Physical Review Physics Education Research, v. 15, n. 2, 4 nov. 2019.
IMPEY, C. D.; WENGER, M. C.; AUSTIN, C. L. Astronomy for astronomical numbers: a worldwide massive open online classinternational review of research in open and distributed learning. [s.l: s.n.].
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - IFES. Resolução do Conselho Superior nº 72/2020, de 11 de dezembro de 2020. Normatiza a elaboração, a oferta, o funcionamento e a certificação dos Cursos Online, Abertos e Massivos (MOOC, do Inglês) no Ifes. Disponível em: https://link.ufms.br/vrGV4 Aceeso em 31 out. 2021.
IRULEGUI, R. Desenvolvimento de aplicações educacionais com realidade aumentada para um curso aberto massivo online de histologiaD. 2013.
LUSTOSA, M. Desenvolvimento e avaliação de um MOOC interativo para ensino de biologia. 2017.
MATTAR, J. Aprendizagens em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Revista Digital Teccogs, v.18, n.7. p. 20-40, 2013.
PENAGOS, M. A. B. et al. Interfaz Universidad - Escuela:innovaciones pedagógicas a partir del desarrollo de un MOOC sobre Cuestiones Socio Científicas (CSC) como estrategia didáctica. Revista Educación y Ciudad, n. 32, p. 141–156, 2 nov. 2017.
PEREIRA, D. F.; SOUZA, M. A.V. F. Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) e o Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica. Revista EaD em Foco, v. 10, n. 2, 2020. https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1101.
PROENÇA, A. R. da C.; LIAO, T. Celular, Sala de Aula e Produção de Vídeos: MOOC para Formação Audiovisual de Professores. Revista EaD em Foco, v. 10, 2020.Disponível em: https://link.ufms.br/nOJsq acesso em 31 out 2021.
RAMOS, Clériston Ribeiro; SILVA, João Alberto da. A Emergência da Área de Ensino de Ciências e Matemática da Capes enquanto comunidade científica: um estudo documental. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 192, p. 363-380, ago. 2014. Disponível em:https://link.ufms.br/wbS9s. Acesso em: 05 out. 2020.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. DE. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, 2011.
SASSERON, L. H.; MACHADO, V. F. Alfabetização científica na prática - inovando a forma de ensinar. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física , 2017.
SOUZA, R. Origens da vida no contexto cósmico: estudo sobre o desenvolvimento de MOOC em Astronomia. 2016.
TEIXEIRA, A. M. et al. MOOC “Competências digitais para professores”: uma prática formativa inovadora. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 21, n. 2, p. 243, 12 mar. 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/OOn1l Acesso em 05 out 2021.
WERLANG, R. B. Geoilhas: o ensino de geociências na educação básica articulado com a ilha interdisciplinar de racionalidade. Porto Alegre: 2017.
WERLANG, R. B.; DEL PINO, J. C. Geoilhas: o desenvolvimento de um modelo de MOOC voltado para a formação continuada de professores de ciências na educação básica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, 5 jul. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aline Pinto Amorim, Vanessa Batesttin, Marize Lyra Passos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.