FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DE MEDIAÇÃO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Palavras-chave:
Mediação, Educação a Distância, Formação Continuada, QualidadeResumo
Neste texto, empreende-se o compartilhamento de experiência formativa realizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) direcionada aos sujeitos que lidam com a mediação pedagógica na Educação a Distância (EaD). O planejamento do curso, com carga horária de 20 horas, foi realizado por meio de reuniões entre a equipe de trabalho da Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec) e Coordenação Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os seus objetivos estiveram assim descritos: Refletir sobre as características da mediação do processo de ensino-aprendizagem na EaD; Compreender quais os processos de funcionamento e operacionalização da EaD na UFMT (sistemas); Proporcionar a compreensão do papel dos profissionais para a construção da educação de qualidade. Metodologicamente, estruturou-se um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de acesso restrito para os participantes inscritos, no qual estavam disponibilizados os links de acesso a todas as atividades. Tais atividades consistiram em uma conferência de abertura, que abordava temas correlatos à EaD e contou com a participação de professores de diferentes instituições acadêmicas, seguida de três momentos formativos, os quais: encontros síncronos, atividades na plataforma e interação por meio de fórum. Os resultados do fórum de avaliação dos participantes indicam um resultado positivo em relação à interação com outros profissionais, partilha de experiências e expectativas de novos cursos dessa natureza.
Referências
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. Cedes, Campinas, SP, v. 29, n. 78, p. 201-215, 2009. Disponível em: https://link.ufms.br/TdfIE. Acesso em: 30 jun. de 2023.
SINGH, Bhupendra; MISHRA, Patanjali. Quality Assurance in Distance Education. Journal of Applied Research in open and distance education, Bingley/United Kingdom, v. 24, n. 1, p. 85-92, 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/2aqH8. Acesso em: 06 jul. de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Lara Casagrande, Marijâne Silveira da Silva, Alexandre Martins dos Anjos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.