CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA MODALIDADE EAD PARA PREVENÇÃO DE RISCOS E DESASTRES

Autores

Palavras-chave:

Extensão, Curricularização, Riscos e Desastres, MOOC, EaD

Resumo

A frequente ocorrência de eventos climáticos extremos ao redor do mundo, tem contribuído para que o movimento de Prevenção de Riscos e Desastres esteja em evidência, fazendo deste tema, uma tendência de pesquisa eminente e cada vez mais presente em bases de dados de periódicos científicos. A falta de uma Cultura de Prevenção de Riscos e Desastres nos espaços educacionais, e de maneira geral no Brasil, justifica a criação de ações e materiais pedagógicos que auxiliem no crescimento do movimento. A produção específica de materiais didáticos no formato de cursos MOOC (Massive Open Online Courses), bem como materiais paradidáticos no formato de e-book para educadores, crianças e adolescentes da Educação Básica, é o que vem sendo realizado pela Universidade do Estado de santa Catarina (UDESC) em ações que se propõem a realizar formação continuada de na Prevenção de Riscos e Desastres. Tais atividades contam com apoio do processo de Curricularização da Extensão que vem sendo colocado em prática no país. A metodologia utilizada é a construção de materiais de caráter interdisciplinar, reunindo profissionais de diferentes áreas do conhecimento para criação de ambientes virtuais de aprendizagem, produção de artigos científicos e material no formato e-book para disseminar a cultura de Prevenção de Riscos e Desastres fazendo uso da EaD. Ao envolver ações de Extensão Universitária, fortalecidas com a Curricularização da Extensão, a UDESC vem trabalhando com a formação de professores da Educação Básica e interessados no estudo de eventos climáticos extremos, contribuindo para que a Prevenção de Riscos e Desastres esteja presente em todos os espaços educacionais, apresentando maiores possibilidades com apoio de recursos de Ensino a Distância.

Biografia do Autor

Eduardo Jara, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Mestre em Ensino de Matemática (2008/UFRGS), e Doutor em Administração pela ESAG/UDESC, com Tese sobre Ensino de Empreendedorismo para Crianças (2021). Atualmente é professor da área de Métodos Quantitativos, nos cursos de Administração Empresarial e de Administração Pública da ESAG/UDESC, ministrando disciplinas de Matemática, Métodos Estatísticos e de Análise Estatística. Pesquisador do grupo NISP (Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública) atuando na área de análise estatística e aplicações. Vencedor do Prêmio Nacional Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade (2012) Contemplado com o Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense na categoria Protagonista da Inovação 2017,  vencedor do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021, eleito Professor mais criativo do Brasil na Categoria Ensino Superior pelo Prêmio Perestroika 2022. Finalista Prêmio Stemmer Professor Inovador de Santa Catarina, 2023. Coordenador do Programa de Extensão Esag Kids e Coordenador de Extensão da UDESC.

Felipe Gontijo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Atualmente é professor efetivo e coordenado de estágios na Universidade do Estado de Santa Catarina, na ESAG. Atua nas áreas de Logística Empresarial, Gerenciamento de Cadeias de Suprimentos, Logística Humanitária e Logística Reversa.

Tania Foletto, Universidade do Estado de Santa Catarina

Tânia da Silveira Foletto, graduada em Matemática com habilitação em Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e "Imaculada Conceição" em 1989. Pós-graduada em Estatística e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria em 1996. Atualmente, Funcionária Pública Estadual da Universidade do Estado de Santa Catarina (2005), lotada na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (PROEX) desde 2014. Professora Tutora no Centro de Educação a Distância CEAD/UDESC com bolsa CAPES (2016/2017). Membro do Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (CEPED/UDESC) e do Núcleo Extensionista Rondon (NER/UDESC), ambos vinculados a Proex.

Júlia Rocha, Universidade do Estado de Santa Catarina

Júlia Rocha dos Santos, graduanda do curso de Administração Pública na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/Esag). Atualmente exerce função de estagiária no Tribunal de Justiça (TJSC) e de bolsista do Programa de Extensão Esag Kids coordenado pelo professor Eduardo Jara. Anteriormente Júlia também atuou como bolsista de extensão do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF) e estagiou no Ministério Público Federal (MPF).

Referências

ALESC, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Ato da Mesa nº 647, de 3 de maio de 2023. Disponível em https://link.ufms.br/1KZUR Acesso em 30 jul 2023.

BATTESTIN, V; SANTOS, P. S. ADDIEM. Um Processo para Criação de Cursos MOOC. EaD em Foco, v. 12, n. 1 2022. Disponível em https://link.ufms.br/e14Om Acesso em 30 jul 2023.

BIRKMANN, J. Measuring vulnerability to promote disaster-resilient societies: Conceptual frameworks and definitions. The Routledge Handbook of Hazards and Disaster Risk Reduction . Routledge, 2015.p. 66-79

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012. Diário Oficial da União, Brasília :11 abr. 2012. Disponível em: https://link.ufms.br/OUTAW . Acesso em: 30 jul, 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96. Brasília, 1996. Disponível em https://link.ufms.br/PfiAc Acesso em 30 jul, 2023.

CNE, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/dAtGs . Acesso em: 30 jul. 2023.

DCN, Defesa Civil Nacional; UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina. Atlas Digital de Desastres no Brasil. Disponível em https://link.ufms.br/D33lf . Acesso em: 30 jul 2023.

FORPROEX. Plano nacional de extensão universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão, 2001.

FORPROEX. O Plano Nacional de Extensão Universitária Coleção Extensão Universitária, FORPROEX, vol. I, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/m8itz . Acesso em: 30 jul 2023.

GARCIA, Walter. Inovação Educacional no Brasil. Problemas e perspectivas. 3 Edição. Campinas: Editora dos Autores Associados, 1995.

JARA, Eduardo; GONTIJO, Felipe; SOUSA, Raquel; CESARIO, Alícia; PIRES, Amanda. Aventuras de uma Pipa em eventos climáticos. Florianópolis: Edujara Editora, 2020.

JARA, Eduardo Janicsek. Ensino de Empreendedorismo para Crianças: Uma Abordagem Via Extensão Universitária no Programa Esag Kids. Tese (Doutorado) – Curso Administração, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

KELMAN, I., MATHER, A. The role of politics in reducing disaster risk. Global Policy, v. 9(n.3 ),p. 386-394, 2018.

MME, Ministério de Minas e Energia. Mapa de Prevenção de Desastres do Serviço Geológico do Brasil. Disponível em:https://link.ufms.br/NmblT Acesso em: 30 jul. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Jara, E., Kich Gontijo, F. E., da Silveira Foletto, T., & Rocha dos Santos, J. (2024). CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA MODALIDADE EAD PARA PREVENÇÃO DE RISCOS E DESASTRES. SUD, 13. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/53

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática V - Materiais didáticos