CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA MODALIDADE EAD PARA PREVENÇÃO DE RISCOS E DESASTRES

Autores/as

Palabras clave:

Extensión universitaria, Curicularización, Riesgos y Desastres, MOOC, Educación a distancia

Resumen

La frecuente ocurrencia de eventos climáticos extremos en todo el mundo ha contribuido a que el movimiento de Prevención de Riesgos y Desastres se haga evidente, convirtiéndose en una tendencia de investigación eminente y cada vez más presente en las bases de datos de las revistas científicas. La falta de una Cultura de Prevención de Riesgos y Desastres en los espacios educativos, y en general en Brasil, justifica la creación de acciones y materiales pedagógicos que ayuden al crecimiento del movimiento. La producción específica de materiales didácticos y paradidácticos, en formato de cursos MOOC (Massive Open Online Courses), materiales paradidácticos en formato ebook, para educadores, niños y adolescentes de Educación Básica, es lo que viene realizando la Universidad del estado de Santa Catarina (UDESC) en acciones que tengan como objetivo realizar la formación continua de educadores en relación a la temática de Prevención de Riesgos y Desastres, con apoyo de actividades vinculadas al proceso de Curricularización Extensiva que se viene realizando en el país. La metodología utilizada es la construcción de materiales de carácter interdisciplinario, reuniendo a profesionales de diferentes áreas del conocimiento para crear ambientes virtuales de aprendizaje, producción de artículos científicos y material en formato ebook para difundir la cultura de prevención de riesgos y desastres. Al involucrar acciones de Extensión Universitaria, fortalecidas con la Curricularización Extensiva, la UDESC viene trabajando con la formación de docentes de Educación Básica e interesados ​​en el estudio de los eventos climáticos extremos, contribuyendo a que la Prevención de Riesgos y Desastres esté presente en todos espacios educativos, presentando posibilidades con el apoyo de recursos de Educación a Distancia.

Biografía del autor/a

Eduardo Jara, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Mestre em Ensino de Matemática (2008/UFRGS), e Doutor em Administração pela ESAG/UDESC, com Tese sobre Ensino de Empreendedorismo para Crianças (2021). Atualmente é professor da área de Métodos Quantitativos, nos cursos de Administração Empresarial e de Administração Pública da ESAG/UDESC, ministrando disciplinas de Matemática, Métodos Estatísticos e de Análise Estatística. Pesquisador do grupo NISP (Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública) atuando na área de análise estatística e aplicações. Vencedor do Prêmio Nacional Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade (2012) Contemplado com o Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense na categoria Protagonista da Inovação 2017,  vencedor do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021, eleito Professor mais criativo do Brasil na Categoria Ensino Superior pelo Prêmio Perestroika 2022. Finalista Prêmio Stemmer Professor Inovador de Santa Catarina, 2023. Coordenador do Programa de Extensão Esag Kids e Coordenador de Extensão da UDESC.

Felipe Eugenio Kich Gontijo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Atualmente é professor efetivo e coordenado de estágios na Universidade do Estado de Santa Catarina, na ESAG. Atua nas áreas de Logística Empresarial, Gerenciamento de Cadeias de Suprimentos, Logística Humanitária e Logística Reversa.

Tania da Silveira Foletto, Universidade do Estado de Santa Catarina

Tânia da Silveira Foletto, graduada em Matemática com habilitação em Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e "Imaculada Conceição" em 1989. Pós-graduada em Estatística e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria em 1996. Atualmente, Funcionária Pública Estadual da Universidade do Estado de Santa Catarina (2005), lotada na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (PROEX) desde 2014. Professora Tutora no Centro de Educação a Distância CEAD/UDESC com bolsa CAPES (2016/2017). Membro do Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (CEPED/UDESC) e do Núcleo Extensionista Rondon (NER/UDESC), ambos vinculados a Proex.

Júlia Rocha dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Júlia Rocha dos Santos, graduanda do curso de Administração Pública na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/Esag). Atualmente exerce função de estagiária no Tribunal de Justiça (TJSC) e de bolsista do Programa de Extensão Esag Kids coordenado pelo professor Eduardo Jara. Anteriormente Júlia também atuou como bolsista de extensão do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF) e estagiou no Ministério Público Federal (MPF).

Citas

ALESC, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Ato da Mesa nº 647, de 3 de maio de 2023. Disponível em https://link.ufms.br/1KZUR Acesso em 30 jul 2023.

BATTESTIN, V; SANTOS, P. S. ADDIEM. Um Processo para Criação de Cursos MOOC. EaD em Foco, v. 12, n. 1 2022. Disponível em https://link.ufms.br/e14Om Acesso em 30 jul 2023.

BIRKMANN, J. Measuring vulnerability to promote disaster-resilient societies: Conceptual frameworks and definitions. The Routledge Handbook of Hazards and Disaster Risk Reduction . Routledge, 2015.p. 66-79

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012. Diário Oficial da União, Brasília :11 abr. 2012. Disponível em: https://link.ufms.br/OUTAW . Acesso em: 30 jul, 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96. Brasília, 1996. Disponível em https://link.ufms.br/PfiAc Acesso em 30 jul, 2023.

CNE, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/dAtGs . Acesso em: 30 jul. 2023.

DCN, Defesa Civil Nacional; UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina. Atlas Digital de Desastres no Brasil. Disponível em https://link.ufms.br/D33lf . Acesso em: 30 jul 2023.

FORPROEX. Plano nacional de extensão universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão, 2001.

FORPROEX. O Plano Nacional de Extensão Universitária Coleção Extensão Universitária, FORPROEX, vol. I, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/m8itz . Acesso em: 30 jul 2023.

GARCIA, Walter. Inovação Educacional no Brasil. Problemas e perspectivas. 3 Edição. Campinas: Editora dos Autores Associados, 1995.

JARA, Eduardo; GONTIJO, Felipe; SOUSA, Raquel; CESARIO, Alícia; PIRES, Amanda. Aventuras de uma Pipa em eventos climáticos. Florianópolis: Edujara Editora, 2020.

JARA, Eduardo Janicsek. Ensino de Empreendedorismo para Crianças: Uma Abordagem Via Extensão Universitária no Programa Esag Kids. Tese (Doutorado) – Curso Administração, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

KELMAN, I., MATHER, A. The role of politics in reducing disaster risk. Global Policy, v. 9(n.3 ),p. 386-394, 2018.

MME, Ministério de Minas e Energia. Mapa de Prevenção de Desastres do Serviço Geológico do Brasil. Disponível em:https://link.ufms.br/NmblT Acesso em: 30 jul. 2023.

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Jara, E., Kich Gontijo, F. E., da Silveira Foletto, T., & Rocha dos Santos, J. (2024). CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA MODALIDADE EAD PARA PREVENÇÃO DE RISCOS E DESASTRES. SUD, 13. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/53

Número

Sección

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática V - Materiais didáticos