USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Podcast, Aplicativos Interativos, Aprendizagem, AutonomiaResumo
A busca por novas metodologias que propiciem uma aprendizagem significativa e que despertem interesse pelos estudantes no ensino de Química é algo que vem sendo bastante discutido e estudado. Este trabalho tem como objetivo avaliar a utilização de ferramentas tecnológicas (podcast e aplicativos interativos), por meio do celular, no auxílio do ensino-aprendizagem da disciplina de Química para os estudantes do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi aplicada em 11 turmas, englobando as três séries do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual localizada na cidade de Icó – Ceará (CE). Os resultados apontaram que para os estudantes do 1º ano a ferramenta escolhida foi o podcast, auxiliando-os no entendimento de conceitos básicos iniciais importantes para a compreensão da disciplina. Para os estudantes dos 2º e 3º anos foram utilizados dois aplicativos interativos (Chemistry Lab e Complete Chemistry App) em que conseguiram obter informações importantes para as aulas e resoluções de atividades. Como conclusão, foi possível verificar que a inserção da metodologia teve boa aceitação pelas turmas que estiveram envolvidas na pesquisa. Os dados foram obtidos através de questionários e pode-se observar mudanças na compreensão e interesse pela disciplina, bem como melhoras no relacionamento entre os estudantes e a professora, tornando os estudantes sujeito autônomo e protagonista no seu processo de aprendizagem, levando em conta as suas experiências e realidade com a teoria proposta em sala.
Referências
AGUIAR, Leanny Karine. Simulações interativas no Ensino de Química: uma experiência sobre os estados de agregação da matéria. 2016. 38 f. Monografia (Especialização em Educação na Cultura Digital) – Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio. v. 2. Brasíli, 200.
LEITE, Luciana. M.; ROTTA, Jeane. C. G. Digerindo a Química biologicamente: a ressignificação de conteúdos a partir de um jogo. Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, 104-111, fev. 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/XliLM . Acesso em: 27 jul. 2023.
MOREIRA, Michele Lopes; SIMÕES, Anderson Savio de Medeiros. O uso do whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino de química. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 3, 21-43, 2017. Disponível:https://link.ufms.br/fq6Sv . Acesso em: 27 jul. 2023.
MORENO, Estaban Lopez; HEIDELMANN, Sthephany Petronilho. Recursos Instrucionais Inovadores para o Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 39, n. 1, 12-18, fev. 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/Yb3sN f. Acesso em: 27 jul. 2023.
NICHELE, Aline Grunewald; SCHLEMMER, Schlemmer. Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química. CINTED – Novas Tecnologias na Educação, v. 2, n. 2, 1-9, dez. 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/YzPC2 7. Acesso em: 27 jul. 2023.
SANTOS, Ana Paula Bernardo dos; MICHEL, Ricardo Cunha. Vamos Jogar uma SueQuímica? Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, ago. 2009. Disponível em: https://link.ufms.br/Ironl Acesso em: 27 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dicelle Duarte Arraes, Luís Gomes de Moura Neto, Fabíola Nascimento dos Santos Paes, Denise Josino Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.