USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Dicelle Duarte Arraes Universidade Estadual do Ceará
  • Luís Gomes de Moura Neto Instituto Federal de Pernambuco
  • Fabíola Nascimento dos Santos Paes Instituto Federal de Pernambuco
  • Denise Josino Soares Instituto Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Podcast, Aplicativos Interativos, Aprendizagem, Autonomia

Resumo

A busca por novas metodologias que propiciem uma aprendizagem significativa e que despertem interesse pelos estudantes no ensino de Química é algo que vem sendo bastante discutido e estudado. Este trabalho tem como objetivo avaliar a utilização de ferramentas tecnológicas (podcast e aplicativos interativos), por meio do celular, no auxílio do ensino-aprendizagem da disciplina de Química para os estudantes do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi aplicada em 11 turmas, englobando as três séries do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual localizada na cidade de Icó – Ceará (CE). Os resultados apontaram que para os estudantes do 1º ano a ferramenta escolhida foi o podcast, auxiliando-os no entendimento de conceitos básicos iniciais importantes para a compreensão da disciplina. Para os estudantes dos 2º e 3º anos foram utilizados dois aplicativos interativos (Chemistry Lab e Complete Chemistry App) em que conseguiram obter informações importantes para as aulas e resoluções de atividades. Como conclusão, foi possível verificar que a inserção da metodologia teve boa aceitação pelas turmas que estiveram envolvidas na pesquisa. Os dados foram obtidos através de questionários e pode-se observar mudanças na compreensão e interesse pela disciplina, bem como melhoras no relacionamento entre os estudantes e a professora, tornando os estudantes sujeito autônomo e protagonista no seu processo de aprendizagem, levando em conta as suas experiências e realidade com a teoria proposta em sala.

Biografia do Autor

Dicelle Duarte Arraes, Universidade Estadual do Ceará

Professora de Química da Secretária de Educação do Ceará, especialista em Educação à Distância – Universidade Estadual do Ceará.

Luís Gomes de Moura Neto, Instituto Federal de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT – IFPB/Campus João Pessoa.

Fabíola Nascimento dos Santos Paes, Instituto Federal de Pernambuco

Professora de Matemática, atuante na Educação à Distância do Instituto Federal de Pernambuco.

Denise Josino Soares, Instituto Federal de Pernambuco

Professora do Curso de Licenciatura em Informática, do Instituto Federal de Pernambuco.

Referências

AGUIAR, Leanny Karine. Simulações interativas no Ensino de Química: uma experiência sobre os estados de agregação da matéria. 2016. 38 f. Monografia (Especialização em Educação na Cultura Digital) – Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio. v. 2. Brasíli, 200.

LEITE, Luciana. M.; ROTTA, Jeane. C. G. Digerindo a Química biologicamente: a ressignificação de conteúdos a partir de um jogo. Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, 104-111, fev. 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/XliLM . Acesso em: 27 jul. 2023.

MOREIRA, Michele Lopes; SIMÕES, Anderson Savio de Medeiros. O uso do whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino de química. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 3, 21-43, 2017. Disponível:https://link.ufms.br/fq6Sv . Acesso em: 27 jul. 2023.

MORENO, Estaban Lopez; HEIDELMANN, Sthephany Petronilho. Recursos Instrucionais Inovadores para o Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 39, n. 1, 12-18, fev. 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/Yb3sN f. Acesso em: 27 jul. 2023.

NICHELE, Aline Grunewald; SCHLEMMER, Schlemmer. Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química. CINTED – Novas Tecnologias na Educação, v. 2, n. 2, 1-9, dez. 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/YzPC2 7. Acesso em: 27 jul. 2023.

SANTOS, Ana Paula Bernardo dos; MICHEL, Ricardo Cunha. Vamos Jogar uma SueQuímica? Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, ago. 2009. Disponível em: https://link.ufms.br/Ironl Acesso em: 27 jul. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Arraes, D. D., Moura Neto, L. G. de, Paes, F. N. dos S., & Soares, D. J. (2024). USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. SUD, 12. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/51

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais