TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19

ESTRATÉGIAS E AÇÕES DA UFG

Autores

  • Luiz Fernando Gonçalves da Silva Araújo Universidade Federal de Goiás
  • Isabela de Souza Neiva Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Universidade Federal de Goiás (UFG), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Estratégias e ações

Resumo

Este relato de experiência descreve sobre as estratégias e ações implementadas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) para a realização de aulas no formato não presencial, com utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) durante a pandemia de Covid-19. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com coleta documental e bibliográfica, incluindo acesso aos repositórios (sites) institucionais da UFG, bem como análise de informações disponibilizadas pelos órgãos da instituição, em específico, a Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Com base nos resultados do estudo foi possível inferir que as estratégias e ações da UFG para a utilização de TDIC foram incluídas desde o início da pandemia, configurando-se como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de aulas no formato não presencial. Constatou-se ainda que a gestão superior da UFG, utilizou-se das TDIC como um recurso estratégico para o enfrentamento da pandemia, com diversas ações para melhor compreensão da sua finalidade, bem como a sua utilização de forma institucional, compreendendo desde a fase de composição do Grupo de Trabalho (GT) de TDIC, seguida da elaboração e aprovação da Resolução CONSUNI n.º 22/2020; da Instrução Normativa/SeTI n.º 01/2020, além de outras ações, como o site “UFG em Casa” e o Plano Emergencial de Conectividade.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Gonçalves da Silva Araújo, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Educação pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/UFG) na linha de pesquisa: Estado, Políticas e História da Educação. Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT - Lisboa), com título reconhecido pela UFG. Especialista em Gestão de Pessoas, e bacharel em Administração pela Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps). Técnico-Administrativo em Educação (TAE) na UFG. Membro do laboratório de gestão da informação e conhecimento - LabIC/UFG e do Grupo de Estudos em Educação a Distância – GeaD. Na área da Educação tem interesse em pesquisas sobre políticas públicas educacionais, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), plataformas digitais na educação e Educação a Distância (EaD). 

Isabela de Souza Neiva, Universidade Federal de Goiás

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG) integrante da linha de pesquisa Gestão e Políticas Públicas. Especialista em Gestão e Políticas Públicas (UFG). Bacharela em Gestão da Informação (UFG).Analista de Processos na Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI/UFG). Tem interesse em pesquisas na área de organizações públicas com foco em inovação no processo de implementação de políticas públicas, Lei de Acesso à Informação; compliance e gerenciamento de processos de negócios aplicado às instituições de ensino superior (IES).

Referências

BATISTA, T.C. da S. A relação entre educação e as tecnologias da informação e comunicação em marcos legais específicos para a educação básica brasileira. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiás, 2016.

CANI, J. B.; SANDRINI, E. G. C.; SOARES, G. M.; SCALZER, K. Educação e Covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista IfesCiência, v. 6, n.1, p. 23-39, 2020.

CONSUNI. Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (UFG). Resolução CONSUNI nº 22/2020. Altera dispositivos da Resolução CONSUNI Nº 18/2020, de 27 de março de 2020, que dispõe sobre a suspensão, por tempo indeterminado, dos calendários acadêmicos 2020 do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e dá outras providências. Disponível em: https://link.ufms.br/SDYmp . Acesso em: 22 ago. 2023.

HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/7uTd8 . Acesso em: 14 mar. 2022.

LIMA, D. da C. B. P.; FARIA, J. G. Educação, escola e tecnologias: significados e caminhos. In: Conferência Internacional sobre os sete saberes necessários à educação do presente, Fortaleza. Anais da Conferência internacional sobre Os Sete Saberes. Fortaleza - CE: Editora da UECE, 2010.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, v. 20, 2020.

PRAE. Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFG. Relatório de Gestão. Disponível em: https://link.ufms.br/byxi1. Acesso em: 03 abr. 2022.

SeTI. Secretaria de Tecnologia e Informação da UFG. Instrução Normativa nº 01/2020, de 27 de maio de 2020. Define as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) institucionais na Universidade Federal de Goiás. Disponível em: https://link.ufms.br/aggLA. Acesso em: 12 mar. 2022.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Gonçalves da Silva Araújo, L. F., & de Souza Neiva, I. (2024). TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19: ESTRATÉGIAS E AÇÕES DA UFG. SUD, 8. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/35

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais