TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19

ESTRATÉGIAS E AÇÕES DA UFG

Autores/as

  • Luiz Fernando Gonçalves da Silva Araújo Universidade Federal de Goiás
  • Isabela de Souza Neiva Universidade Federal de Goiás

Palabras clave:

Universidade Federal de Goiás (UFG), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Estratégias e ações

Resumen

Este relato de experiencia describe las estrategias y acciones implementadas por la Universidad Federal de Goiás (UFG) para impartir clases en formato no presencial, utilizando Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC) durante la pandemia de Covid-19. El estudio se caracteriza como una investigación cualitativa con acopio documental y bibliográfico, incluyendo acceso a los repositorios institucionales (sitios web) de la UFG, así como análisis de la información puesta a disposición por los órganos de la institución, en particular, la Secretaría de Tecnología e Información (SeTI) y el Decano de Asuntos Estudiantiles (PRAE). Con base en los resultados del estudio, fue posible inferir que las estrategias y acciones de la UFG para el uso de las TIC fueron incluidas desde el inicio de la pandemia, convirtiéndose en una herramienta fundamental para el desarrollo de las clases en la modalidad no presencial. formato de cara También se constató que la alta dirección de la UFG utilizó el TDIC como un recurso estratégico para enfrentar la pandemia, con diversas acciones para comprender mejor su finalidad, así como su uso de manera institucional, que van desde la composición de la Mesa de Trabajo del TDIC (GT), seguida de la elaboración y aprobación de la Resolución CONSUNI n.º 22/2020; de la Instrucción Normativa/SeTI n.º 01/2020, además de otras acciones, como el sitio web “UFG em Casa” y el Plan de Emergencia de Conectividad.

Palabras clave: Universidad Federal de Goiás (UFG). Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC). Estrategias y acciones.

Biografía del autor/a

Luiz Fernando Gonçalves da Silva Araújo, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Educação pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/UFG) na linha de pesquisa: Estado, Políticas e História da Educação. Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT - Lisboa), com título reconhecido pela UFG. Especialista em Gestão de Pessoas, e bacharel em Administração pela Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps). Técnico-Administrativo em Educação (TAE) na UFG. Membro do laboratório de gestão da informação e conhecimento - LabIC/UFG e do Grupo de Estudos em Educação a Distância – GeaD. Na área da Educação tem interesse em pesquisas sobre políticas públicas educacionais, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), plataformas digitais na educação e Educação a Distância (EaD). 

Isabela de Souza Neiva, Universidade Federal de Goiás

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG) integrante da linha de pesquisa Gestão e Políticas Públicas. Especialista em Gestão e Políticas Públicas (UFG). Bacharela em Gestão da Informação (UFG).Analista de Processos na Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI/UFG). Tem interesse em pesquisas na área de organizações públicas com foco em inovação no processo de implementação de políticas públicas, Lei de Acesso à Informação; compliance e gerenciamento de processos de negócios aplicado às instituições de ensino superior (IES).

Citas

BATISTA, T.C. da S. A relação entre educação e as tecnologias da informação e comunicação em marcos legais específicos para a educação básica brasileira. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiás, 2016.

CANI, J. B.; SANDRINI, E. G. C.; SOARES, G. M.; SCALZER, K. Educação e Covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista IfesCiência, v. 6, n.1, p. 23-39, 2020.

CONSUNI. Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (UFG). Resolução CONSUNI nº 22/2020. Altera dispositivos da Resolução CONSUNI Nº 18/2020, de 27 de março de 2020, que dispõe sobre a suspensão, por tempo indeterminado, dos calendários acadêmicos 2020 do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e dá outras providências. Disponível em: https://link.ufms.br/SDYmp . Acesso em: 22 ago. 2023.

HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/7uTd8 . Acesso em: 14 mar. 2022.

LIMA, D. da C. B. P.; FARIA, J. G. Educação, escola e tecnologias: significados e caminhos. In: Conferência Internacional sobre os sete saberes necessários à educação do presente, Fortaleza. Anais da Conferência internacional sobre Os Sete Saberes. Fortaleza - CE: Editora da UECE, 2010.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, v. 20, 2020.

PRAE. Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFG. Relatório de Gestão. Disponível em: https://link.ufms.br/byxi1. Acesso em: 03 abr. 2022.

SeTI. Secretaria de Tecnologia e Informação da UFG. Instrução Normativa nº 01/2020, de 27 de maio de 2020. Define as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) institucionais na Universidade Federal de Goiás. Disponível em: https://link.ufms.br/aggLA. Acesso em: 12 mar. 2022.

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Gonçalves da Silva Araújo, L. F., & de Souza Neiva, I. (2024). TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19: ESTRATÉGIAS E AÇÕES DA UFG. SUD, 8. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/35

Número

Sección

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais