MICROAULAS ON-LINE NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Autores

  • Edna Pagliari Brun Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Juçara Zanoni do Nascimento Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Estágio obrigatório, Sequência didática, Microaula

Resumo

Este artigo visa a divulgar resultados da etapa de regência realizada, de forma on-line, na disciplina Estágio Obrigatório de Língua Portuguesa e Literatura II, de um curso de licenciatura em Letras de uma Instituição Pública de Ensino Superior, durante a pandemia de Covid-19. Em decorrência do isolamento social, as disciplinas práticas presenciais foram suspensas e os estágios, adaptados. Nesse contexto, para realizar a regência, os estagiários elaboraram Sequências Didáticas (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) de diferentes gêneros discursivos/textuais para o ensino de língua portuguesa, apresentadas por meio de recursos digitais. Entre outras atividades, durante o período de ensino remoto emergencial, a fase de regência na escola foi substituída por microaulas on-line e videoaulas produzidas pelos estagiários, avaliadas, também de forma on-line, por uma banca de professores do Curso. Neste artigo, apresentamos a análise de uma microaula, referente ao módulo da sequência didática que contemplou a análise linguística de um exemplar do gênero textual/discursivo fábula, conduzida no eixo de leitura (BRASIL, 2017). A partir das reflexões do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), sobre atividades de linguagem e desenvolvimento humano (BRONCKART, 2003, 2006), e da Didática das Línguas (DOLZ, 2016), acerca da engenharia didática e da atividade do professor, os resultados apontaram que a experiência on-line viabilizou a realização do Estágio; o recurso utilizado favoreceu o funcionamento da atividade docente em situação adversa; e apresentou inovações nas práticas pedagógicas, potencializando ainda a aprendizagem na formação inicial de professores.

Biografia do Autor

Edna Pagliari Brun, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente dos Cursos de Letras da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) e da Agência de Educação Digital e a Distância (AGEAD), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Cidade Universitária); Doutora em Estudos da Linguagem – Linguagem e Educação (Ensino/Aprendizagem e Formação do Professor de Língua Portuguesa e de outras Linguagens) pela Universidade Estadual de Londrina.

Juçara Zanoni do Nascimento, Universidade Federal de Rondônia

Docente do Departamento Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários (DAELL), da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Vilhena (UNIR/Vilhena); Doutoranda em Letras – Estudos Linguísticos (Estudos do texto e do discurso) pela Universidade Estadual de Maringá.

Referências

ANDRADE, C. A.; BRUN, E. P. Estágio obrigatório de línguas e literatura: uma proposta inovadora com práticas de ensino mais significativas. In: BRUN, E. P.; MIRANDA, A. K. P. (Org.). Letras em foco: ensino, pesquisa, extensão e formação de professores. Campo Grande: Edufms, 2021.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/Gupi1. Acesso em: jun./2023.

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 – Estágio de estudantes. Brasília: Casa Civil, 2008. Disponível em: https://link.ufms.br/B7RaQ. Acesso em: mai./2023.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - língua portuguesa.

Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: https://link.ufms.br/3Qu11. Acesso em: mai./2023.

BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, J-P. Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: Educ, 2003.

DOLZ, J. As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, 32(1). Disponível em: https://link.ufms.br/X0Nr2. Acesso em: abr./2023.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e COLABORADORES. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

DREY, R. F. O ensino de língua inglesa na prática: micropráticas de ensino como estratégia de formação inicial de professores de língua estrangeira. Textos FCC, São Paulo, v. 57, Nov./2019, p. 33-51. Disponível em: https://link.ufms.br/hhShw. Acesso em: jul/2023.

HILA, C. V. D. O microensino como instrumento de formação de professor de língua portuguesa. Acta Scientiarum: Human and Social Sciences, Maringá, v. 31, n. 1, 2009, p. 33-41. https://link.ufms.br/s9WVd. Acesso em: mai./2023.

LIB NEO, J. C. Formação de professores e didática para o desenvolvimento humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr.-jun./2015. Disponível em: https://link.ufms.br/x0bSj. Acesso em: mai./2023.

PEREIRA, L. P. M. Entre movimentos teóricos e práticos: o percurso de uma formação docente inicial práxica. 2022. 337p. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/asvoL. Acesso em: jan./2023.

PONTARA, C. L.; CRISTOVÃO, V. L. L. Sequência de formação para professores de língua inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 21, n. 2, p. 172-198, ago./2018. Disponível em: https://link.ufms.br/odwdp. Acesso em: jan./2022.

SANTOS, L. W.; RICHE, R. C.: TEIXEIRA, C. S. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2015.

SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: Gêneros orais e escritos na escola. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Pagliari Brun, E., & Zanoni do Nascimento, J. (2024). MICROAULAS ON-LINE NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO. SUD, 14. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/34

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias