MICROAULAS ON-LINE NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Autores/as

  • Edna Pagliari Brun Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Juçara Zanoni do Nascimento Universidade Federal de Rondônia

Palabras clave:

Estágio obrigatório, Sequência didática, Microaula

Resumen

Este artigo visa a divulgar resultados da etapa de regência realizada, de forma on-line, na disciplina Estágio Obrigatório de Língua Portuguesa e Literatura II, de um curso de licenciatura em Letras de uma Instituição Pública de Ensino Superior, durante a pandemia de Covid-19. Em decorrência do isolamento social, as disciplinas práticas presenciais foram suspensas e os estágios, adaptados. Nesse contexto, para realizar a regência, os estagiários elaboraram Sequências Didáticas (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) de diferentes gêneros discursivos/textuais para o ensino de língua portuguesa, apresentadas por meio de recursos digitais. Entre outras atividades, durante o período de ensino remoto emergencial, a fase de regência na escola foi substituída por microaulas on-line e videoaulas produzidas pelos estagiários, avaliadas, também de forma on-line, por uma banca de professores do Curso. Neste artigo, apresentamos a análise de uma microaula, referente ao módulo da sequência didática que contemplou a análise linguística de um exemplar do gênero textual/discursivo fábula, conduzida no eixo de leitura (BRASIL, 2017). A partir das reflexões do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), sobre atividades de linguagem e desenvolvimento humano (BRONCKART, 2003, 2006), e da Didática das Línguas (DOLZ, 2016), acerca da engenharia didática e da atividade do professor, os resultados apontaram que a experiência on-line viabilizou a realização do Estágio; o recurso utilizado favoreceu o funcionamento da atividade docente em situação adversa; e apresentou inovações nas práticas pedagógicas, potencializando ainda a aprendizagem na formação inicial de professores.

Biografía del autor/a

Edna Pagliari Brun, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente dos Cursos de Letras da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) e da Agência de Educação Digital e a Distância (AGEAD), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Cidade Universitária); Doutora em Estudos da Linguagem – Linguagem e Educação (Ensino/Aprendizagem e Formação do Professor de Língua Portuguesa e de outras Linguagens) pela Universidade Estadual de Londrina.

Juçara Zanoni do Nascimento, Universidade Federal de Rondônia

Docente do Departamento Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários (DAELL), da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Vilhena (UNIR/Vilhena); Doutoranda em Letras – Estudos Linguísticos (Estudos do texto e do discurso) pela Universidade Estadual de Maringá.

Citas

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Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Pagliari Brun, E., & Zanoni do Nascimento, J. (2024). MICROAULAS ON-LINE NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO. SUD, 14. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/34

Número

Sección

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias