EVADIR OU NÃO EVADIR

FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE ABANDONAR O ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Educação a distância, Desistência do Aluno, Relação Aluno/Docente

Resumo

O combate à evasão faz parte do cotidiano de cursos de graduação, em especial, diante da modalidade a distância, mesmo se tratando de um ensino adaptável às mais diferentes realidades, com dispersão geográfica e flexibilidade. Nesse ínterim, objetivou-se compreender os fatores que influenciaram a desistência de alunos de uma graduação na modalidade a distância no Estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e uso de questionário eletrônico. No total, 43 sujeitos autorizaram a participação e responderam sobre o perfil sociodemográfico, fatores externos e internos ao curso e os aspectos afetivos e motivacionais que possam ter influenciado a desistência. Os resultados apontaram o ano de 2020 como o período de maior desistência (88%), em especial quando cursavam o quarto semestre. Os motivos externos foram a falta de tempo para se dedicarem à graduação (16,27%), seguido de falta de recurso financeiro (11,62%); os motivos internos foram a falta da tradicional relação face a face entre professor e alunos (27,9%) e alto nível de avaliação das atividades (25,58%). No tocante aos aspectos afetivos e motivacionais, destacou-se a preocupação em modo geral (37,2%), cansaço físico e cansaço mental, ambos com 34,88%. Já nas emoções positivas, prevaleceu o interesse (58,13%), perseverança (53,48%) e otimismo (41,86%). As informações são importantes para se traçar uma estratégia de combate real à taxa de evasão e ajudar em um aprimoramento da modalidade de ensino.

Biografia do Autor

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará

Médica veterinária, mestre em Patologia e Doutora em Microbiologia Médica. Docente da Universidade Estadual do Ceará e da UNIFAMETRO. Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a distância da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil – UECE/UAB.

Charles Ielpo Mourão, Universidade Estadual do Ceará

Biólogo, Bacharel e Licenciado pela UECE, MBA em Gestão Empresarial (Estácio) e Mestre em Ciências Médicas pela UFC. Professor formador e conteudista do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - UECE/UAB. Professor do Curso de Ciências Biológicas (FAFIDAM/UECE).

Francisco Wagner de Sousa Paula, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeiro e Biólogo. Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela UECE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas (UCAM) e Gestão em Saúde pela UECE. Professor Formador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - UECE/UAB. Professor do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Maurício de Nassau. Professor Efetivo da Rede Básica de Ensino da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE).

Livia Maria Galdino Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e Mestre em Microbiologia Médica. Licenciada em Ciências Biológicas e Graduação Tecnológica em Gestão Hospitalar. Membro dos Professores formadores do Curso de Ciências Biológicas na modalidade a distância da UECE/UAB. Atua como Professora de Microbiologia na UNIFANOR. Pesquisadora da FERTSAN (Ciência Semeando Produtividade).

Referências

ALVES, E. J.; CASTRO, F. J.; VIZOLLI, I.; ARANTE NETO, M. S.; NUNES, S. G. C. Impactos da pandemia de COVID-19 na vida acadêmica dos estudantes do Ensino à Distância na Universidade Federal do Tocantins. Revista Pan-Amazônica de comunicação, v. 4, n. 2, 2020.

ARIEIRA, J. O. et al. Avaliação do aprendizado via educação a distância: a visão dos discentes. Ensaio: Avaliação, Políticas Públicas em Educação, v. 17, n. 63, p. 313-40, 2009.

BACON, A. R.; MARTINS, G. H. Adaptação ao Ensino Superior, Estratégias de Aprendizagem e Motivação de Alunos EaD. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 40, p. 1-15, 2020.

BIZARRIAS, F. S.; SILVA, L. F.; PENHA, R. Preparação de dados e boas práticas em pesquisas quantitativas. Revista de Gestão e Projetos, v. 14, n. 1, p. 1-10. 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510 de 7 de abril de 2016. Diretrizes aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Acesso em: 15 abr. 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/52PJ1.

CARDOSO, D. F.; LUDOVICO, N. Estudo longitudinal sobre as pesquisas de evasão no ensino superior: diretório IBICT. Revista Fatec Zona Sul, v. 3, n. 4, 2017.

CENSO EAD.BR. Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2020 = Censo EAD.BR: Analytic Report of Distance Learning in Brazil 2020 [livro eletrônico]/[organização ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância; tradução Camila Rosa]. Curitiba, PR: InterSaberes, 2022.

CUNHA, E. R.; MOROSINI, M. C. Evasão na Educação Superior: Uma Temática em Discussão. Revista Cocar, v. 7, p. 82-89, 2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

NASCIMENTO, C. F.; SANTOS, M. E. E. A evasão e a permanência sob a ótica discente: O que os alunos apontam como fatores influentes na desistência e na conclusão do curso de Pedagogia na modalidade EaD. Revista brasileira de aprendizagem aberta e a distância, v. 20, n. 1, 2021.

NASCIMENTO, P. S. C.; SILVA JÚNIOR, A. S.; SCHULZ, C. L.; SANTOS, V. R.; MACIEL, A. M. A.; RODRIGUES, R. L.; NASCIMENTO, R. R.; ALENCAR, F. M. R. Análise dos impactos da gestão do tempo no desempenho acadêmico através da mineração de dados educacionais. Anais... XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2021.

RAMOS, D. K. Perfil dos alunos de licenciatura a distância e aspectos que contribuem para aprendizagem. Revista Reflexão e Ação, v. 2, n. esp., 2013.

SILVA JUNIOR, S. D.; COSTA, F. J. Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. PMKT – Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, São Paulo, v. 15, p. 1-16. 2014.

YOSHIY, S. M.; KIENEN, N. Gerenciamento de tempo: uma interpretação analítico-comportamental. Psicologia da Educação, v. 47, p. 67 – 77, 2018.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Costa Paixão, G., Ielpo Mourão, C., de Sousa Paula, F. W., & Maria Galdino Pereira, L. (2024). EVADIR OU NÃO EVADIR: FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE ABANDONAR O ENSINO SUPERIOR. SUD, 14. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/25

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática II - Gestão e governança