VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO EM ENSINO FUNDAMENTAL II
SEQUÊNCIA DIDÁTICA HQ E MANGÁ
Palavras-chave:
Relato de experiência, Estágio obrigatório, Sequência didática, História em quadrinhos, MangáResumo
O presente relato de experiência em estágio obrigatório no ensino fundamental II, do curso de graduação em Letras - Português EAD, apresenta as vivências da sequência didática HQ e Mangá, planejadas para a fase de regência. O gênero textual história em quadrinhos, incluindo o modelo japonês Mangá, abordou o tema transversal consumo consciente. As ações de ensino objetivaram atividades de leitura, oralidade, produção textual e análise linguística, além do desenvolvimento de habilidades tecnológicas, usando o Canva na criação de design digital e a leitura crítica da HQ O Mestre dos Sonhos, da Turma da Mônica Jovem – Ruptura, de Mauricio de Sousa. Contemplaram-se, como metodologia: introdução à temática; leitura e reflexão da HQ; elaboração de HQ, reflexão sobre a língua, estudando onomatopeia; isso tudo, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A prática docente do estágio foi fundamentada pela obra Aula de português: encontro & interação de Antunes (2008), com o emprego das etapas de escrita, e Hauy (2015), fazendo uso da obra Gramática da Língua Portuguesa Padrão. Os principais resultados englobam as produções criativas dos estudantes. Conclui-se que o estágio constituiu um tempo escolar de muita dedicação e aprendizado. Foi uma oportunidade de vivenciar a educação pública, identificar os interesses dos estudantes e, por meio deles, oferecer um espaço para o diálogo e a produção textual criativa.
Referências
ANTUNES, Maria Irandé. Aula de português: encontro & interação. 6. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília - DF: MEC, 2018. Disponível em https://link.ufms.br/sbNvp. Acesso em: 5 jul. 2023.
CAETANO, Érica. "Mangá"; Brasil Escola. Disponível em: https://link.ufms.br/HYIZB. Acesso em: 16 jul. 2022.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e para o escrito: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro] Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 95-128.
HAUY, Amini Boainain. Gramática da língua portuguesa padrão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
KHAN ACADEMY BRASIL. Gênero textual: mangás e outras histórias em quadrinhos. 2020. 1 vídeo (8:19 min). Disponível em: https://link.ufms.br/zSlR3. Acesso em: 8 jul. 2022.
SOUSA, Mauricio de. Turma da Mônica Jovem – Ruptura. HQ O Mestre dos Sonhos. São Paulo: Editora Panini Brasil, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Patrícia Pujol, Denise Aparecida Moser
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.