VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO EM ENSINO FUNDAMENTAL II
SEQUÊNCIA DIDÁTICA HQ E MANGÁ
Keywords:
Relato de experiência, Estágio obrigatório, Sequência didática, História em quadrinhos, MangáAbstract
O presente relato de experiência em estágio obrigatório no ensino fundamental II, do curso de graduação em Letras - Português EAD, apresenta as vivências da sequência didática HQ e Mangá, planejadas para a fase de regência. O gênero textual história em quadrinhos, incluindo o modelo japonês Mangá, abordou o tema transversal consumo consciente. As ações de ensino objetivaram atividades de leitura, oralidade, produção textual e análise linguística, além do desenvolvimento de habilidades tecnológicas, usando o Canva na criação de design digital e a leitura crítica da HQ O Mestre dos Sonhos, da Turma da Mônica Jovem – Ruptura, de Mauricio de Sousa. Contemplaram-se, como metodologia: introdução à temática; leitura e reflexão da HQ; elaboração de HQ, reflexão sobre a língua, estudando onomatopeia; isso tudo, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A prática docente do estágio foi fundamentada pela obra Aula de português: encontro & interação de Antunes (2008), com o emprego das etapas de escrita, e Hauy (2015), fazendo uso da obra Gramática da Língua Portuguesa Padrão. Os principais resultados englobam as produções criativas dos estudantes. Conclui-se que o estágio constituiu um tempo escolar de muita dedicação e aprendizado. Foi uma oportunidade de vivenciar a educação pública, identificar os interesses dos estudantes e, por meio deles, oferecer um espaço para o diálogo e a produção textual criativa.
References
ANTUNES, Maria Irandé. Aula de português: encontro & interação. 6. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília - DF: MEC, 2018. Disponível em https://link.ufms.br/sbNvp. Acesso em: 5 jul. 2023.
CAETANO, Érica. "Mangá"; Brasil Escola. Disponível em: https://link.ufms.br/HYIZB. Acesso em: 16 jul. 2022.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e para o escrito: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro] Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 95-128.
HAUY, Amini Boainain. Gramática da língua portuguesa padrão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
KHAN ACADEMY BRASIL. Gênero textual: mangás e outras histórias em quadrinhos. 2020. 1 vídeo (8:19 min). Disponível em: https://link.ufms.br/zSlR3. Acesso em: 8 jul. 2022.
SOUSA, Mauricio de. Turma da Mônica Jovem – Ruptura. HQ O Mestre dos Sonhos. São Paulo: Editora Panini Brasil, 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Patrícia Pujol, Denise Aparecida Moser

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.