VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO EM ENSINO FUNDAMENTAL II
SEQUÊNCIA DIDÁTICA HQ E MANGÁ
Palabras clave:
Relato de experiência, Estágio obrigatório, Sequência didática, História em quadrinhos, MangáResumen
O presente relato de experiência em estágio obrigatório no ensino fundamental II, do curso de graduação em Letras - Português EAD, apresenta as vivências da sequência didática HQ e Mangá, planejadas para a fase de regência. O gênero textual história em quadrinhos, incluindo o modelo japonês Mangá, abordou o tema transversal consumo consciente. As ações de ensino objetivaram atividades de leitura, oralidade, produção textual e análise linguística, além do desenvolvimento de habilidades tecnológicas, usando o Canva na criação de design digital e a leitura crítica da HQ O Mestre dos Sonhos, da Turma da Mônica Jovem – Ruptura, de Mauricio de Sousa. Contemplaram-se, como metodologia: introdução à temática; leitura e reflexão da HQ; elaboração de HQ, reflexão sobre a língua, estudando onomatopeia; isso tudo, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A prática docente do estágio foi fundamentada pela obra Aula de português: encontro & interação de Antunes (2008), com o emprego das etapas de escrita, e Hauy (2015), fazendo uso da obra Gramática da Língua Portuguesa Padrão. Os principais resultados englobam as produções criativas dos estudantes. Conclui-se que o estágio constituiu um tempo escolar de muita dedicação e aprendizado. Foi uma oportunidade de vivenciar a educação pública, identificar os interesses dos estudantes e, por meio deles, oferecer um espaço para o diálogo e a produção textual criativa.
Citas
ANTUNES, Maria Irandé. Aula de português: encontro & interação. 6. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília - DF: MEC, 2018. Disponível em https://link.ufms.br/sbNvp. Acesso em: 5 jul. 2023.
CAETANO, Érica. "Mangá"; Brasil Escola. Disponível em: https://link.ufms.br/HYIZB. Acesso em: 16 jul. 2022.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e para o escrito: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro] Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 95-128.
HAUY, Amini Boainain. Gramática da língua portuguesa padrão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
KHAN ACADEMY BRASIL. Gênero textual: mangás e outras histórias em quadrinhos. 2020. 1 vídeo (8:19 min). Disponível em: https://link.ufms.br/zSlR3. Acesso em: 8 jul. 2022.
SOUSA, Mauricio de. Turma da Mônica Jovem – Ruptura. HQ O Mestre dos Sonhos. São Paulo: Editora Panini Brasil, 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Patrícia Pujol, Denise Aparecida Moser

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.