A UTOPIA DEMOCRÁTICA (!?) NA GESTÃO E GOVERNANÇA DAS PRÁTICAS E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS
Palavras-chave:
Tecnologia Educacional. Recursos Educacionais Abertos. Educação a Distância. Políticas Públicas. Gestão Educacional.Resumo
O foco temático circunscreve reflexão crítica sobre as políticas públicas, gestão e governança em torno da utopia democrática preconizada pelas Práticas Educacionais Abertas (PEA) e pelos Recursos Educacionais Abertos (REA). Metodologicamente balizada pelo Design Based Research (DBR), a análise de conteúdo centra-se em documentos oficiais que instruem e governam performances abertas em componentes curriculares de cursos de graduação e pós-graduação de professores e gestores públicos via modalidade a distância no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os resultados mostram um cenário político e institucional retraído impelindo a necessidade de vigilância crítica contínua para integralizar os princípios da utopia democrática. Mesmo com a sinalização sobre REA em alguns documentos oficiais, a produção de conhecimento crítico precisa problematizar a cultura proprietária, os direitos restritivos e reservados dos recursos, bem como a plataformização que tem ocorrido com os arcabouços de software e hardware fechados. Afinal, isso também engloba o debate em torno do modo como a gestão e a governança garantem a soberania das instituições. Abarca-se conclusões em torno da otimização da Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) para que se possa consolidar PEA e REA com políticas públicas, gestão e governança para a democratização do acesso, produção e compartilhamento do conhecimento como direito subjetivo universal.
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