EVASÃO NOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE EAD/UAB DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Palavras-chave:
Educação a Distância, Evasão, Ensino SuperiorResumo
Nos últimos anos a educação a distância ganhou popularidade no Brasil, com um aumentando considerável nas matrículas nesta modalidade de ensino. Porém, tal crescimento é acompanhado por um elevado volume de evasão. o presente relato de experiência tem como objetivo analisar o percentual e os motivos da evasão nos cursos de graduação/licenciatura e pós-graduação/especialização da Universidade Federal de Santa Maria no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A presente pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2023 e foi aplicada a 13 cursos superiores de pós-graduação em nível de especialização e 11 cursos superiores de graduação licenciatura. Foram analisados os dados de evasão disponíveis no Sistema Informação para Ensino (SIE) da UFSM. Os motivos da evasão foram avaliados a partir do Relatório da avaliação institucional da educação a distância na UAB/UFSM e dos relatos que chegam à setor de registro acadêmico pelos cursos EAD da UFSM. As taxas de evasão foram de 46,2% e 55,4% para especializações e graduação, respectivamente. Para reduzir a evasão a instituição deverá planejar e executar ações para garantir que os ingressantes obtenham a fluência-pedagógica-tecnológica para acompanhar as atividades online. Além disso, auxiliar os alunos na gestão do tempo fornecer espaços para que possam sanar carências oriundas da Educação Básica é fundamental para que eles tenham um desempenho satisfatório. Em ações futuras pretende-se avaliar além das taxas de evasão as informações referentes ao preenchimento das vagas para obter um cenário mais amplo do processo de evasão.
Referências
ABED – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DIST NCIA. CensoEAD.BR 2017/2018: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. São Paulo, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/gsPwH. Acesso em 02 jun. 2023.
ARRUDA, Eucidio Pimenta; ARRUDA, Durcelina Ereni Pimenta. Educação à distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação em revista, v. 31, p. 321-338, 2015. Disponível em: https://link.ufms.br/d6EF2. Acesso em 02 ago. 2023.
BENDER FILHO,. Reisoli; SALDANHA, Lauren Kleinert Londero. Avaliação da Educação a Distância da UFSM Baseada em Indicadores de Eficiência. EaD em Foco, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/907gC. Acesso em 02 ago. 2023
BITTENCOURT, I. M.; MERCADO, L. P. L. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 83, p. 465-504, abr./jun., 2014.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Educação a Distância. Coordenação-Geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância.2021. Acesso em 02 jun. 2023.
CONJUR. Evasão e qualidade de cursos EAD são angústias do ensino superior no Brasil. Revista Consultor Jurídico. Disponível em: https://link.ufms.br/HTWmb. Acesso em 02 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Sinopse Estatística da Educação Superior, 2017.Acesso em 02 jun. 2023.
FERREIRA, M.; CARNEIRO, T. C. J.. A institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação Unisinos, v. 19, n. 2, p. 228-242, 2015.
HELAL, R. M. C.; MAZZAFERA, B. M.; ROLIM, A. T. O que nos dizem tutores e alunos sobre a evasão em cursos de educação a distância em uma instituição de ensino superior? Laplage em Revista, v. 6, p. 119-132, set./dez. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/78oRD
LIMA, Jairo Gustavo de,; CASTRO, Cleber Carvalho de. Fatores Críticos de Sucesso na Evasão de Alunos do Ensino Superior a Distância. EaD Em Foco, Rio de Janeiro. v11, n1. 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/43JGM. Acesso em 20 jul. 2023.
MARTINELLI, Juliana., Evasão na Universidade Aberta do Brasil : o caso da Universidade Federal de Santa Maria. 2021. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas) - Centro de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/MmmGe. Acesso em:10 ago. 2023.
NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona; FERREIRA, Marcello; LIRA, Luiz Alberto Rocha de. A evasão no sistema Universidade Aberta do Brasil: uma análise das justificativas das instituições integrantes. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 29, p. 32–44, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/NjKHI. Acesso em: 13 jun. 2023.
RIBEIRO, Victor Matheus Portela. Acompanhamento de egressos dos cursos da UFSM ofertados no âmbito do Sistema Universidade Aberta Do Brasil, 2022. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública) - Centro de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/OQdHz. Acesso em: 01 ago. 2023.
TORRES, Patrícia Lupion. et al. Desafios da qualidade na expansão da Educação Superior a Distância no Brasil. Prospectiva de la Educación a Distancia enAmérica Latina y el Caribe, Loja: CALED – UTPL. p. 43.2019. Disponível em: https://link.ufms.br/Ev0OJ. Acesso em: 13 jun. 2023.
SALDANHA, Lauren Kleinert Londero. Sistema Universidade Aberta do Brasil: uma avaliação da educação a distância da Universidade Federal de Santa Maria baseada em indicadores de eficiência. 2018. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas) - Centro de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/Wawyr. Acesso em: 12 mai. 2022.
SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo e; et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007. Disponível em: https://link.ufms.br/LUf7F. Acesso em: 13 jul. 2023.
SOUSA A DA SQ, MACIEL CE. Expansão da educação superior: permanência e evasão em cursos da Universidade Aberta do Brasil. Educ rev . v. 32, n. 4. 2016. p. 175–204. Disponível em: https://link.ufms.br/ZtmSQ. Acesso em 13 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Evandro Alcir Meyer, Karine Josieli König Meyer, Liziany Müller
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.