EVASIÓN EN CURSOS SUPERIORES EN LA MODALIDAD EAD/UAB DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE SANTA MARÍA

Autores/as

Palabras clave:

Educación a distancia, Evasión, Enseñanza superior

Resumen

En los últimos años, la educación a distancia ha ganado popularidad en Brasil, con un aumento considerable de la matrícula en este tipo de enseñanza. Sin embargo, este crecimiento va acompañado de un elevado volumen de evasión. Este relato de experiencia tiene como objetivo analizar el porcentaje y los motivos de abandono en cursos de pregrado/grado y posgrado/especialización de la Universidad Federal de Santa María en el ámbito de la Universidad Abierta de Brasil (UAB). Esta investigación se realizó en el primer semestre de 2023 y se aplicó a 13 cursos de posgrado de educación superior a nivel de especialización y 11 cursos de pregrado de educación superior. Se analizaron los datos de deserción disponibles en el Sistema de Información Educativa (SIE) de la UFSM. Los motivos de evasión fueron evaluados a partir del informe de evaluación institucional de la educación a distancia de la UAB/UFSM y de los informes que llegan al departamento de inscripción académica de los cursos de EAD de la UFSM. Las tasas de deserción fueron del 46,2% y del 55,4% para las especializaciones y la graduación, respectivamente. Para reducir la deserción, la institución debe planificar y ejecutar acciones para asegurar que los nuevos ingresantes obtengan la fluidez pedagógico-tecnológica para seguir actividades en línea. Además, ayudar a los estudiantes en la gestión del tiempo, brindándoles espacios para subsanar necesidades derivadas de la Educación Básica, es fundamental para su desempeño satisfactorio. En futuras acciones pretendemos evaluar, además de los índices de evasión, información sobre la ocupación de vacantes para obtener un escenario más amplio del proceso de evasión.

Biografía del autor/a

Evandro Alcir Meyer, UFSM

Doutor em Engenharia Florestal pela UFSM, licenciado pela PEG/UFSM. Assistente em Administração da UFSM, atuando na Secretaria Acadêmica da Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE/UFSM).

Karine Josieli König Meyer, UFSM

Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Designer Instrucional pela UNOPAR. Atua como Curadora de Materiais Didáticos na Coordenadoria de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Participa em projetos de Pesquisa e Extensão na área de Educação com ênfase na gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, voltados para a capacitação de professores e melhoria dos processos de ensino-aprendizagem mediado por Tecnologias da Informação e Comunicação, na Universidade Federal de Santa Maria.

Liziany Müller, UFSM

Possui Bacharelado em Zootecnia (2004) e Licenciatura pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (2011) ambas pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado (2006) e Doutorado (2009) pelo Programa de Pós Graduação em Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria, Pós-doutorado em Zootecnia no Programa de Pós Graduação em Zootecnia na Universidade Federal de Santa Maria (2011). Já atuou como: Professora e Orientadora do Curso de Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação da Universidade Aberta do Brasil/UFSM; Professora do Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do campo- Residência Agrária; Professora e Orientadora do PPGTER - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede nível Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é coordenadora da Coordenadoria de Tecnologia Educacionais da Pró-reitoria de Graduação da UFSM; professora Associada III, responsável pelo Laboratório Mediações Sociais e Culturais - Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural - Centro de Ciências Rurais - Universidade Federal de Santa Maria; Professora e Coordenadora Adjunta do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Aberta do Brasil/UFSM; Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural. Também coordena a ação de Extensão-Fiex/CCR/UFSM "Programa de Capacitações Temas Emergentes e Ensino Híbrido para Educação Básica? e o grupo de pesquisa registrado no CNPq "Girassol ? Grupo de Pesquisa em Agroecologia, Educação e Inovações Sociais".

Citas

ABED – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DIST NCIA. CensoEAD.BR 2017/2018: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. São Paulo, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/gsPwH. Acesso em 02 jun. 2023.

ARRUDA, Eucidio Pimenta; ARRUDA, Durcelina Ereni Pimenta. Educação à distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação em revista, v. 31, p. 321-338, 2015. Disponível em: https://link.ufms.br/d6EF2. Acesso em 02 ago. 2023.

BENDER FILHO,. Reisoli; SALDANHA, Lauren Kleinert Londero. Avaliação da Educação a Distância da UFSM Baseada em Indicadores de Eficiência. EaD em Foco, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/907gC. Acesso em 02 ago. 2023

BITTENCOURT, I. M.; MERCADO, L. P. L. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 83, p. 465-504, abr./jun., 2014.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Educação a Distância. Coordenação-Geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância.2021. Acesso em 02 jun. 2023.

CONJUR. Evasão e qualidade de cursos EAD são angústias do ensino superior no Brasil. Revista Consultor Jurídico. Disponível em: https://link.ufms.br/HTWmb. Acesso em 02 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Sinopse Estatística da Educação Superior, 2017.Acesso em 02 jun. 2023.

FERREIRA, M.; CARNEIRO, T. C. J.. A institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação Unisinos, v. 19, n. 2, p. 228-242, 2015.

HELAL, R. M. C.; MAZZAFERA, B. M.; ROLIM, A. T. O que nos dizem tutores e alunos sobre a evasão em cursos de educação a distância em uma instituição de ensino superior? Laplage em Revista, v. 6, p. 119-132, set./dez. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/78oRD

LIMA, Jairo Gustavo de,; CASTRO, Cleber Carvalho de. Fatores Críticos de Sucesso na Evasão de Alunos do Ensino Superior a Distância. EaD Em Foco, Rio de Janeiro. v11, n1. 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/43JGM. Acesso em 20 jul. 2023.

MARTINELLI, Juliana., Evasão na Universidade Aberta do Brasil : o caso da Universidade Federal de Santa Maria. 2021. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas) - Centro de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/MmmGe. Acesso em:10 ago. 2023.

NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona; FERREIRA, Marcello; LIRA, Luiz Alberto Rocha de. A evasão no sistema Universidade Aberta do Brasil: uma análise das justificativas das instituições integrantes. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 29, p. 32–44, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/NjKHI. Acesso em: 13 jun. 2023.

RIBEIRO, Victor Matheus Portela. Acompanhamento de egressos dos cursos da UFSM ofertados no âmbito do Sistema Universidade Aberta Do Brasil, 2022. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública) - Centro de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/OQdHz. Acesso em: 01 ago. 2023.

TORRES, Patrícia Lupion. et al. Desafios da qualidade na expansão da Educação Superior a Distância no Brasil. Prospectiva de la Educación a Distancia enAmérica Latina y el Caribe, Loja: CALED – UTPL. p. 43.2019. Disponível em: https://link.ufms.br/Ev0OJ. Acesso em: 13 jun. 2023.

SALDANHA, Lauren Kleinert Londero. Sistema Universidade Aberta do Brasil: uma avaliação da educação a distância da Universidade Federal de Santa Maria baseada em indicadores de eficiência. 2018. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas) - Centro de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/Wawyr. Acesso em: 12 mai. 2022.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo e; et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007. Disponível em: https://link.ufms.br/LUf7F. Acesso em: 13 jul. 2023.

SOUSA A DA SQ, MACIEL CE. Expansão da educação superior: permanência e evasão em cursos da Universidade Aberta do Brasil. Educ rev . v. 32, n. 4. 2016. p. 175–204. Disponível em: https://link.ufms.br/ZtmSQ. Acesso em 13 jul. 2023.

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Meyer, E. A., Meyer, K. J. K., & Müller, L. (2024). EVASIÓN EN CURSOS SUPERIORES EN LA MODALIDAD EAD/UAB DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE SANTA MARÍA. SUD, 13. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/150

Número

Sección

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática II - Gestão e governança