PROJETO RENAFOR

O DESAFIO PROPULSOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE PRODUÇÃO DE MOOC

Autores

  • Elizabete Terezinha Gomes Universidade Federal do Paraná
  • Geovana Gentili Santos Universidade Federal do Paraná
  • Marina Lupepso Universidade Federal do Paraná
  • Sarah Menon Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0009-0000-9652-798X

Palavras-chave:

MOOC, RENAFOR, Metodologia de produção, CIPEAD, UFPR Aberta

Resumo

A UFPR Aberta (Moodle) foi concebida como um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) aberto à sociedade, tendo como premissa a própria missão da UFPR de disseminação do conhecimento científico com vista à melhoria social e econômica. Por meio do convênio da UFPR no Programa Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR), vislumbrou-se a criação de 9 cursos em formato MOOC voltados à formação continuada de professores da Educação Básica. O objetivo do presente relato de experiência é o de compartilhar a metodologia de produção de material desenvolvido pela equipe do Laboratório de Produção da Coordenadoria de Integração de Política de Educação a Distância (LabCIPEAD) para cursos MOOC. Para tanto, faz-se a contextualização das condições propiciadoras e propulsoras da demanda de produção dos 9 MOOC para, na sequência, detalhar a ferramenta digital utilizada e as etapas do planejamento, da produção e da implementação dos cursos MOOC na plataforma UFPR Aberta. Como resultado dessa experiência, tem-se a expansão da metodologia desenvolvida no Projeto RENAFOR para todas as ações de produção de MOOC no LabCIPEAD, possibilitando com essa adoção o aprimoramento das próprias práticas do LabCIPEAD e da qualidade da Educação Aberta promovida pela UFPR, em consonância com a missão da universidade e com os objetivos sustentáveis da ONU. 

Biografia do Autor

Elizabete Terezinha Gomes, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Letras pela FACOS/RS, especialista em Assessoria Linguística: Produção e Revisão Textual (UniRitter/RS), Especialista em Educação a Distância (SENAC/RS) e mestre em Ciências da Linguagem (UNISUL/SC). Atualmente é servidora aposentada colaboradora na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de educação, com ênfase na Educação a Distância e formação continuada de professores e capacitação de pessoas. 

Geovana Gentili Santos, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta da Universidade Federal Do Paraná (UFPR), Setor Litoral (SL), junto à Câmara de Linguagem e Comunicação (LINCOM). Atualmente, está Coordenadora da Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD) e Coordenadora Geral do Programa Sistema UAB/UFPR. Doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis), no Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha Literatura e Vida Social, com bolsa sanduíche Erasmus Mundus junto à Universidade de Santiago de Compostela (USC/Espanha) e Mestra pela UNESP/Assis, no Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha Literatura e Vida Social, com bolsa CAPES. Graduada pela UNESP/Assis, em Letras Português/Francês (2005) e em Português/Espanhol (2007), com bolsa FAPESP de Iniciação Científica.

Marina Lupepso, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialista em Educação a Distância (UFPR) e mestre em Educação (PUCPR). Atua como pedagoga na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente na educação a distância.

Sarah Menon, Universidade Federal do Paraná

Especialista em Docência em Direitos Humanos pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (2019). Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Servidora pública federal, Técnica em Assuntos Educacionais, Chefe da Seção de Gerenciamento Acadêmico da Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná.

Referências

CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo entre Cinco Abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS BRASIL (ONU). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: https://link.ufms.br/DNZ0H. Acesso em 19 de set. 2023.

VOLOCHÍNOV (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2ª ed. Trad.: Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR). Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN). Unidade. Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026 (PDI). Curitiba, 2022. Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC). Disponível em: https://link.ufms.br/9Tqdv. Acesso em 20 mai. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Gomes, E. T., Gentili Santos, G., Lupepso, M., & Menon Domingos do Nascimento, S. (2024). PROJETO RENAFOR: O DESAFIO PROPULSOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE PRODUÇÃO DE MOOC. SUD, 11. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/149

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias