RENAFOR PROJECT: THE DRIVING CHALLENGE FOR THE DEVELOPMENT OF A MOOC PRODUCTION METHODOLOGY

O DESAFIO PROPULSOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE PRODUÇÃO DE MOOC

Authors

  • Elizabete Terezinha Gomes Universidade Federal do Paraná
  • Geovana Gentili Santos Universidade Federal do Paraná
  • Marina Lupepso Universidade Federal do Paraná
  • Sarah Menon Domingos do Nascimento Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0009-0000-9652-798X

Keywords:

MOOC, UFPR Aberta, RENAFOR, Production methodology, CIPEAD.

Abstract

UFPR Aberta (Moodle) was conceived as an open virtual learning environment (VLE) accessible to society, aligning with UFPR's mission of disseminating scientific knowledge to enhance social and economic development. Through UFPR's partnership in the National Continuous Teacher Training Network Program (RENAFOR), the creation of 9 MOOC courses aimed at the ongoing professional development of Basic Education teachers was envisioned. The purpose of this experiential report is to share the methodology for content production developed by the team at the Laboratory of Production within the Coordination of Distance Education Policy Integration (LabCIPEAD) for MOOC courses. To achieve this, the report provides context for the conducive and driving factors behind the demand for producing the 9 MOOCs and subsequently details the digital tool used, along with the planning, production, and implementation stages of the MOOC courses on the UFPR Aberta platform. As a result of this experience, the methodology developed in the RENAFOR Project has been expanded to encompass all MOOC production activities at LabCIPEAD. This adoption enhances LabCIPEAD's practices and the quality of Open Education promoted by UFPR, in alignment with the university's mission and the sustainable goals of the UN.

Author Biographies

Elizabete Terezinha Gomes, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Letras pela FACOS/RS, especialista em Assessoria Linguística: Produção e Revisão Textual (UniRitter/RS), Especialista em Educação a Distância (SENAC/RS) e mestre em Ciências da Linguagem (UNISUL/SC). Atualmente é servidora aposentada colaboradora na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de educação, com ênfase na Educação a Distância e formação continuada de professores e capacitação de pessoas. 

Geovana Gentili Santos, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta da Universidade Federal Do Paraná (UFPR), Setor Litoral (SL), junto à Câmara de Linguagem e Comunicação (LINCOM). Atualmente, está Coordenadora da Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD) e Coordenadora Geral do Programa Sistema UAB/UFPR. Doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis), no Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha Literatura e Vida Social, com bolsa sanduíche Erasmus Mundus junto à Universidade de Santiago de Compostela (USC/Espanha) e Mestra pela UNESP/Assis, no Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha Literatura e Vida Social, com bolsa CAPES. Graduada pela UNESP/Assis, em Letras Português/Francês (2005) e em Português/Espanhol (2007), com bolsa FAPESP de Iniciação Científica.

Marina Lupepso, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialista em Educação a Distância (UFPR) e mestre em Educação (PUCPR). Atua como pedagoga na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente na educação a distância.

Sarah Menon Domingos do Nascimento, Universidade Federal do Paraná

Especialista em Docência em Direitos Humanos pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (2019). Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Servidora pública federal, Técnica em Assuntos Educacionais, Chefe da Seção de Gerenciamento Acadêmico da Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná.

References

CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo entre Cinco Abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS BRASIL (ONU). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: https://link.ufms.br/DNZ0H. Acesso em 19 de set. 2023.

VOLOCHÍNOV (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2ª ed. Trad.: Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR). Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN). Unidade. Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026 (PDI). Curitiba, 2022. Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC). Disponível em: https://link.ufms.br/9Tqdv. Acesso em 20 mai. 2023.

Published

2024-01-15

How to Cite

Gomes, E. T., Gentili Santos, G., Lupepso, M., & Menon Domingos do Nascimento, S. (2024). RENAFOR PROJECT: THE DRIVING CHALLENGE FOR THE DEVELOPMENT OF A MOOC PRODUCTION METHODOLOGY: O DESAFIO PROPULSOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE PRODUÇÃO DE MOOC. SUD, 11. etrieved from https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/149

Issue

Section

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias