PROJETO RENAFOR
O DESAFIO PROPULSOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE PRODUÇÃO DE MOOC
Palabras clave:
MOOC, RENAFOR, Metodologia de produção, CIPEAD, UFPR AbertaResumen
A UFPR Aberta (Moodle) foi concebida como um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) aberto à sociedade, tendo como premissa a própria missão da UFPR de disseminação do conhecimento científico com vista à melhoria social e econômica. Por meio do convênio da UFPR no Programa Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR), vislumbrou-se a criação de 9 cursos em formato MOOC voltados à formação continuada de professores da Educação Básica. O objetivo do presente relato de experiência é o de compartilhar a metodologia de produção de material desenvolvido pela equipe do Laboratório de Produção da Coordenadoria de Integração de Política de Educação a Distância (LabCIPEAD) para cursos MOOC. Para tanto, faz-se a contextualização das condições propiciadoras e propulsoras da demanda de produção dos 9 MOOC para, na sequência, detalhar a ferramenta digital utilizada e as etapas do planejamento, da produção e da implementação dos cursos MOOC na plataforma UFPR Aberta. Como resultado dessa experiência, tem-se a expansão da metodologia desenvolvida no Projeto RENAFOR para todas as ações de produção de MOOC no LabCIPEAD, possibilitando com essa adoção o aprimoramento das próprias práticas do LabCIPEAD e da qualidade da Educação Aberta promovida pela UFPR, em consonância com a missão da universidade e com os objetivos sustentáveis da ONU.
Citas
CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo entre Cinco Abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS BRASIL (ONU). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: https://link.ufms.br/DNZ0H. Acesso em 19 de set. 2023.
VOLOCHÍNOV (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2ª ed. Trad.: Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR). Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN). Unidade. Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026 (PDI). Curitiba, 2022. Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC). Disponível em: https://link.ufms.br/9Tqdv. Acesso em 20 mai. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Elizabete Terezinha Gomes, Geovana Gentili Santos, Marina Lupepso, Sarah Menon
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.