ONDE ESTÁ A MATEMÁTICA?
Palavras-chave:
Formação inicial, PRIL, Matemática, Metodologia ativa, Matemática, Estatística, PRILResumo
O presente relato de experiência apresenta o ocorrido na disciplina “Noções básicas de matemática e estatística”, com 54 horas, ministrada para estudantes do curso de Letras, licenciatura, do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL do Campus do Sertão/UFAL, com sede na cidade de Delmiro Gouveia/AL. A disciplina teve como objetivo apresentar a matemática de forma lúdica, significativa e motivadora, trabalhando com os estudantes ao longo de seis semanas conceitos básicos de matemática e estatística. Para tanto, utilizou-se a metodologia ativa e a sala de aula invertida. Os resultados obtidos foram considerados satisfatórios tendo em vista que os estudantes se apropriaram de conceitos antes não consolidados. Como resultado final, apresentaram as atividades e trabalhos desenvolvidos aos seus pares e construíram conhecimentos sobre noções básicas de matemática e estatística.
Referências
Cazorla, Irene (2002). A relação entre a habilidade viso-pictórica e o domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo - SP.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Amauri Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.