ATOS NORMATIVOS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
REFLEXÕES SOBRE OS REFERENCIAIS DE QUALIDADE DO MEC
Palavras-chave:
Educação a Distância, Referenciais de Qualidade, Campo de Disputa, AtualizaçãoResumo
Este texto objetiva refletir o significado de qualidade presente nos Referenciais de Qualidade direcionados à educação a distância, verificando sua consequente influência na delineação de cursos ofertados nessa modalidade. O estudo é qualitativo, do tipo bibliográfico e descritivo, de natureza documental. Os atos normativos estudados revelam a qualidade da educação a distância em sentido polissêmico, tendenciado à perspectiva socialmente referenciada. As reflexões evidenciaram veladamente a formação de um campo de embates instituído entre o setor merco-econômico e o social, em que a atualização dos Referenciais de Qualidade tornaram-se, mesmo que veladamente, objeto de disputas.
Referências
BARRETO, Raquel Goulart. Política de educação a distância: a flexibilização estratégica. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elisabeth (org.). Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006.
BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1996. Disponível em: https://link.ufms.br/lZwHV. Acesso em 01 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância – Seed. 2003. Referenciais de Qualidade para Cursos a Distância. Disponível em: https://link.ufms.br/i55Dx. Acesso em 01 mar. 2023.
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://link.ufms.br/r05cl. Acesso em 01 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância - Seed. 2007a. Referenciais de Qualidade para Cursos a Distância. Disponível em: https://link.ufms.br/DbR3r. Acesso em 01 mar. 2023.
BRASIL CNE/CES, Resolução nº 1, de 11 março de 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/GF6EP. Acesso em 01 mar. 2023.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017.. Disponível em: https://link.ufms.br/1AFHo. Acesso em 01 mar. 2023.
FLACH, Simone de Fátima. Contribuições para o Debate Sobre a Qualidade Social da Educação na Realidade Brasileira. (2012). Disponível em: https://link.ufms.br/C2AZP. Acesso em: 22 mar. 2019.
FONSECA, Maria Aparecida Rodrigues da. Qualidade da educação superior e a distância no Brasil: entre o revelado e o velado. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação (FE), Programa de Pós-graduação em Educação, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/dVJ2u. Acesso em 01 mar. 2023.
FONSECA, Maria Aparecida Rodrigues da; Lima, Daniela da Costa Brito Pereira Lima ; MACHADO, Elka Candida de Oliveira. Referenciais de Qualidade para EaD: Trajetória e Inflexões na Educação Superior. In: Seminários Regionais da ANPAE, 2020, Goiânia. Políticas educacionais democráticas em tempos de resistência. Brasília: Anpae, 2020. v. 2. p. 289-293. Disponível em: https://link.ufms.br/nDNhB. Acesso em: 10 ago. 2023.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Produto 01 - Documento técnico contendo estudo analítico das diretrizes, regulamentações, padrões de qualidade/regulação da EAD, com vistas a identificar políticas e indicadores de expansão da Educação Superior em EAD. 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/18wos. Acesso em 01 mar. 2023.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ALONSO, Kátia Morosov. Qualidade e educação a distância: do referencial teórico à sua proposição. Eccos Revista Científica, n. 51, p. 1-26, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/cXHVh. Acesso em: 22 out. 2022.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Formação humana e democracia: relações entre tecnologias digitais e educação. Revista Educação Pública, v. 31, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/BcUzF. Acesso em: 1 dez. 2022.
MARTINS, Selma Leila Bergo; MILL, Daniel. Estudos científicos sobre a educação a distância no Brasil: um breve panorama. [s. l.: s. n.]. 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/9jqgL. Acesso em 01 mar. 2023.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa social – teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
SOARES, Fábio de Almeida. A Educação a Distância: legislação, qualidade e gestão no âmbito do ensino superior. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação). UFRJ, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/mJIGa. Acesso em: Acesso em 01 mar. 2023.
SILVA, Maria Abádia da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cad. Cedes, v. 29, n. 78, p. 216-226, 2009. Disponível em: https://link.ufms.br/zfO2H. Acesso em: 10 jul. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca, Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Maria José Morales Gámez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.