ATOS NORMATIVOS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE OS REFERENCIAIS DE QUALIDADE DO MEC

Autores

Palavras-chave:

Educação a Distância, Referenciais de Qualidade, Campo de Disputa, Atualização

Resumo

Este texto objetiva refletir o significado de qualidade presente nos Referenciais de Qualidade direcionados à educação a distância, verificando sua consequente influência na delineação de cursos ofertados nessa modalidade. O estudo é qualitativo, do tipo bibliográfico e descritivo, de natureza documental. Os atos normativos estudados revelam a qualidade da educação a distância em sentido polissêmico, tendenciado à perspectiva socialmente referenciada. As reflexões evidenciaram veladamente a formação de um campo de embates instituído entre o setor merco-econômico e o social, em que a atualização dos Referenciais de Qualidade tornaram-se, mesmo que veladamente, objeto de disputas. 

Biografia do Autor

Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Ensino e Pesquisa na Educação Superior pela Uni-Evangélica; Metodologia do Ensino Fundamental e Mídias na Educação pela UFG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância – GEaD/CNPq/UFG. Membro da Rede de pesquisa em Educação a Distância da região Centro-Oeste (CNPq, 2015-2018; 2019-2021) e atualmente assessora executiva da Rede de Pesquisa em EaD Brasil, América Latina e Moçambique (Unirede, 2021-2024). Efetiva da Rede Municipal de educação de Anápolis- Goiás atuando como professora alfabetizadora e coordenadora pedagógica.

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás

Daniela da Costa Britto Pereira Lima
Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), Pós-doutora em Educação pela UFMT (2019). Professora Associada da Universidade Federal de Goiás no Curso de Pedagogia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFG (2022). Editora Chefe da Revista Em Rede. Membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE, membro do Conselho Editorial da Revista Revelli (UEG), da Revista Exitus (UFOPA) e da Revista Série-Estudos da UCDB. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq). Coordenadora da Rede de Pesquisa EaD - Internacional Com apoio da Unirede (2019-2024).

Maria José Morales Gámez, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Brasil (2023), Mestre em Gestão de Energias Renováveis pela Universidade Tecnológica Centro-Americana, Honduras (2017), Graduado em Ciências Naturais com concentração em Química e Biologia pela Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazán, Honduras(2006), Professora do Ensino Secundário na área das Ciências Naturais e Professora do Terceiro Ciclo do Ensino Básico na área da Matemática e Inglês, Honduras. Fulbright TEA Alumni 2020. Membro ativo da Organização para Mulheres na Ciência para o Mundo em Desenvolvimento (OWSD), Subcoordenador do Subcomitê de Educação, Capítulo Honduras.

Referências

BARRETO, Raquel Goulart. Política de educação a distância: a flexibilização estratégica. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elisabeth (org.). Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006.

BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1996. Disponível em: https://link.ufms.br/lZwHV. Acesso em 01 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância – Seed. 2003. Referenciais de Qualidade para Cursos a Distância. Disponível em: https://link.ufms.br/i55Dx. Acesso em 01 mar. 2023.

BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://link.ufms.br/r05cl. Acesso em 01 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância - Seed. 2007a. Referenciais de Qualidade para Cursos a Distância. Disponível em: https://link.ufms.br/DbR3r. Acesso em 01 mar. 2023.

BRASIL CNE/CES, Resolução nº 1, de 11 março de 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/GF6EP. Acesso em 01 mar. 2023.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017.. Disponível em: https://link.ufms.br/1AFHo. Acesso em 01 mar. 2023.

FLACH, Simone de Fátima. Contribuições para o Debate Sobre a Qualidade Social da Educação na Realidade Brasileira. (2012). Disponível em: https://link.ufms.br/C2AZP. Acesso em: 22 mar. 2019.

FONSECA, Maria Aparecida Rodrigues da. Qualidade da educação superior e a distância no Brasil: entre o revelado e o velado. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação (FE), Programa de Pós-graduação em Educação, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/dVJ2u. Acesso em 01 mar. 2023.

FONSECA, Maria Aparecida Rodrigues da; Lima, Daniela da Costa Brito Pereira Lima ; MACHADO, Elka Candida de Oliveira. Referenciais de Qualidade para EaD: Trajetória e Inflexões na Educação Superior. In: Seminários Regionais da ANPAE, 2020, Goiânia. Políticas educacionais democráticas em tempos de resistência. Brasília: Anpae, 2020. v. 2. p. 289-293. Disponível em: https://link.ufms.br/nDNhB. Acesso em: 10 ago. 2023.

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Produto 01 - Documento técnico contendo estudo analítico das diretrizes, regulamentações, padrões de qualidade/regulação da EAD, com vistas a identificar políticas e indicadores de expansão da Educação Superior em EAD. 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/18wos. Acesso em 01 mar. 2023.

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ALONSO, Kátia Morosov. Qualidade e educação a distância: do referencial teórico à sua proposição. Eccos Revista Científica, n. 51, p. 1-26, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/cXHVh. Acesso em: 22 out. 2022.

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Formação humana e democracia: relações entre tecnologias digitais e educação. Revista Educação Pública, v. 31, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/BcUzF. Acesso em: 1 dez. 2022.

MARTINS, Selma Leila Bergo; MILL, Daniel. Estudos científicos sobre a educação a distância no Brasil: um breve panorama. [s. l.: s. n.]. 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/9jqgL. Acesso em 01 mar. 2023.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa social – teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

SOARES, Fábio de Almeida. A Educação a Distância: legislação, qualidade e gestão no âmbito do ensino superior. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação). UFRJ, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/mJIGa. Acesso em: Acesso em 01 mar. 2023.

SILVA, Maria Abádia da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cad. Cedes, v. 29, n. 78, p. 216-226, 2009. Disponível em: https://link.ufms.br/zfO2H. Acesso em: 10 jul. 2019.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Rodrigues da Fonseca, M. A., Costa Britto Pereira Lima, D. da, & José Morales Gámez, M. (2024). ATOS NORMATIVOS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE OS REFERENCIAIS DE QUALIDADE DO MEC. SUD, 16. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/143

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização