RELATO SOBRE UM COMPILADO DE BOAS PRÁTICAS VOLTADAS AO ENSINO MEDIDO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS
Palavras-chave:
Experiências Exitosas, Ensino mediado por tecnologias digitais, Presencialidade, Ensino remoto, COVID-19Resumo
Este relato de experiência conta sobre a forma a qual a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desenvolveu um compilado de boas práticas voltadas ao ensino, desenvolvidas ao longo do período marcado pelo SARS-CoV-2. O NUPED/PRE/UFPel, em 2022, vislumbrando o retorno ao ensino presencial (pós período pandêmico que impossibilitou a presencialidade nas instituições de ensino), com objetivo de dialogar com os docentes sobre as experiências vivenciadas durante a imersão no ensino remoto, planejou e realizou um evento chamado “Diálogo sobre as experiências exitosas no ensino remoto” e posterior produção de um e-book. O evento compreendeu palestras e apresentações de resumos expandidos, teve 89 inscrições realizadas e 21 resumos expandidos submetidos. O planejado foi que as apresentações dos resumos ocorressem em dois turnos do dia 26 de setembro, no entanto, devido às profícuas discussões, o evento também ocorreu em 11 de outubro, com partição de respectivamente 70 e 40 pessoas. Após o evento, os autores dos resumos expandidos foram orientados a ampliarem seus trabalhos para que se tornassem capítulos de um e-book. O e-book foi lançado em julho de 2023 e está disponível no site do NUPED. Evento e e-book cocriados mostraram ser inegável as mudanças nas práticas pedagógicas dos professores universitários.
Referências
ÁVILA, C. M. O.; BOLZAN, L. M.; NÖRNBERG, L.; DA SILVA, R. E. S.. Relatos de Práticas Exitosas no Ensino Remoto. Pelotas. 2023.
BRASIL. Lei Nº 2117, 06 dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2019.
MONKS, E.; AL-ALAM, T.; ROSA, P.D.C.; DA ROSA, J. N.; RIPPEL, H.V. Plataforma Integrada de Ensino Remoto para a UFPel: Ambiente e-Aula.p.158 a 162. In: Workshop de tecnologia da informação e comunicação das instituições federais de ensino superior [livro eletrônico]: v. 1 / organização Ligia Maria Carvalho Sousa, Eunice Pereira dos Santos Nunes. - 14. ed. - Brasília, DF: Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, 2022.
RECH, C. M.; RODEGHIERO, J.; AVILA, C. M. O.; SILVA, R. E. S. da; CÓSSIO, M. de F. Educação superior em tempos de pandemia: A experiência do núcleo de apoio a tecnologias educacionais da Universidade Federal de Pelotas. EmRede - Revista de Educação a Distância, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Conselho Universitário. Resolução nº 57, de 16 de junho de 2021. Aprova a Estrutura Administrativa da Reitoria, Vice-Reitoria e Pró-Reitorias da Universidade Federal de Pelotas. Conselho Universitário, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Larissa Medianeira Bolzan, Christiano Martino Otero de Avila, Rosaura Espirito Santo da Silva, Lui Nörnberg
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.