RELATO SOBRE UM COMPILADO DE BOAS PRÁTICAS VOLTADAS AO ENSINO MEDIDO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS
Palabras clave:
Experiências Exitosas, Ensino mediado por tecnologias digitais, Presencialidade, Ensino remoto, COVID-19Resumen
Este relato de experiência conta sobre a forma a qual a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desenvolveu um compilado de boas práticas voltadas ao ensino, desenvolvidas ao longo do período marcado pelo SARS-CoV-2. O NUPED/PRE/UFPel, em 2022, vislumbrando o retorno ao ensino presencial (pós período pandêmico que impossibilitou a presencialidade nas instituições de ensino), com objetivo de dialogar com os docentes sobre as experiências vivenciadas durante a imersão no ensino remoto, planejou e realizou um evento chamado “Diálogo sobre as experiências exitosas no ensino remoto” e posterior produção de um e-book. O evento compreendeu palestras e apresentações de resumos expandidos, teve 89 inscrições realizadas e 21 resumos expandidos submetidos. O planejado foi que as apresentações dos resumos ocorressem em dois turnos do dia 26 de setembro, no entanto, devido às profícuas discussões, o evento também ocorreu em 11 de outubro, com partição de respectivamente 70 e 40 pessoas. Após o evento, os autores dos resumos expandidos foram orientados a ampliarem seus trabalhos para que se tornassem capítulos de um e-book. O e-book foi lançado em julho de 2023 e está disponível no site do NUPED. Evento e e-book cocriados mostraram ser inegável as mudanças nas práticas pedagógicas dos professores universitários.
Citas
ÁVILA, C. M. O.; BOLZAN, L. M.; NÖRNBERG, L.; DA SILVA, R. E. S.. Relatos de Práticas Exitosas no Ensino Remoto. Pelotas. 2023.
BRASIL. Lei Nº 2117, 06 dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2019.
MONKS, E.; AL-ALAM, T.; ROSA, P.D.C.; DA ROSA, J. N.; RIPPEL, H.V. Plataforma Integrada de Ensino Remoto para a UFPel: Ambiente e-Aula.p.158 a 162. In: Workshop de tecnologia da informação e comunicação das instituições federais de ensino superior [livro eletrônico]: v. 1 / organização Ligia Maria Carvalho Sousa, Eunice Pereira dos Santos Nunes. - 14. ed. - Brasília, DF: Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, 2022.
RECH, C. M.; RODEGHIERO, J.; AVILA, C. M. O.; SILVA, R. E. S. da; CÓSSIO, M. de F. Educação superior em tempos de pandemia: A experiência do núcleo de apoio a tecnologias educacionais da Universidade Federal de Pelotas. EmRede - Revista de Educação a Distância, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Conselho Universitário. Resolução nº 57, de 16 de junho de 2021. Aprova a Estrutura Administrativa da Reitoria, Vice-Reitoria e Pró-Reitorias da Universidade Federal de Pelotas. Conselho Universitário, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Larissa Medianeira Bolzan, Christiano Martino Otero de Avila, Rosaura Espirito Santo da Silva, Lui Nörnberg
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.