RELATO SOBRE UM COMPILADO DE BOAS PRÁTICAS VOLTADAS AO ENSINO MEDIDO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores/as

  • Larissa Medianeira Bolzan Universidade Federal de Pelotas
  • Christiano Martino Otero de Avila Universidade Federal de Pelotas
  • Rosaura Espirito Santo da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Lui Nörnberg Universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

Experiências Exitosas, Ensino mediado por tecnologias digitais, Presencialidade, Ensino remoto, COVID-19

Resumen

Este relato de experiência conta sobre a forma a qual a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desenvolveu um compilado de boas práticas voltadas ao ensino, desenvolvidas ao longo do período marcado pelo SARS-CoV-2. O NUPED/PRE/UFPel, em 2022, vislumbrando o retorno ao ensino presencial (pós período pandêmico que impossibilitou a presencialidade nas instituições de ensino), com objetivo de dialogar com os docentes sobre as experiências vivenciadas durante a imersão no ensino remoto, planejou e realizou um evento chamado “Diálogo sobre as experiências exitosas no ensino remoto” e posterior  produção de um e-book. O evento compreendeu palestras e apresentações de resumos expandidos, teve 89 inscrições realizadas e 21 resumos expandidos submetidos. O planejado foi que as apresentações dos resumos ocorressem em dois turnos do dia 26 de setembro, no entanto, devido às profícuas discussões, o evento também ocorreu em 11 de outubro, com partição de respectivamente 70 e 40 pessoas. Após o evento, os autores dos resumos expandidos foram orientados a ampliarem seus trabalhos para que se tornassem capítulos de um e-book. O e-book foi lançado em julho de 2023 e está disponível no site do NUPED. Evento e e-book cocriados mostraram ser inegável as mudanças nas práticas pedagógicas dos professores universitários.

Biografía del autor/a

Larissa Medianeira Bolzan, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2017). Professor Ajunto A da Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Christiano Martino Otero de Avila, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Computação pela Universidade Federal de Pelotas, Brasil (2020).
Docente da Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Rosaura Espirito Santo da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Política Social e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas, Brasil (2018). Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Lui Nörnberg, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil (2009). Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Citas

ÁVILA, C. M. O.; BOLZAN, L. M.; NÖRNBERG, L.; DA SILVA, R. E. S.. Relatos de Práticas Exitosas no Ensino Remoto. Pelotas. 2023.

BRASIL. Lei Nº 2117, 06 dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2019.

MONKS, E.; AL-ALAM, T.; ROSA, P.D.C.; DA ROSA, J. N.; RIPPEL, H.V. Plataforma Integrada de Ensino Remoto para a UFPel: Ambiente e-Aula.p.158 a 162. In: Workshop de tecnologia da informação e comunicação das instituições federais de ensino superior [livro eletrônico]: v. 1 / organização Ligia Maria Carvalho Sousa, Eunice Pereira dos Santos Nunes. - 14. ed. - Brasília, DF: Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, 2022.

RECH, C. M.; RODEGHIERO, J.; AVILA, C. M. O.; SILVA, R. E. S. da; CÓSSIO, M. de F. Educação superior em tempos de pandemia: A experiência do núcleo de apoio a tecnologias educacionais da Universidade Federal de Pelotas. EmRede - Revista de Educação a Distância, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Conselho Universitário. Resolução nº 57, de 16 de junho de 2021. Aprova a Estrutura Administrativa da Reitoria, Vice-Reitoria e Pró-Reitorias da Universidade Federal de Pelotas. Conselho Universitário, 2021.

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Bolzan, L. M., Martino Otero de Avila, C., Espirito Santo da Silva, R., & Nörnberg, L. (2024). RELATO SOBRE UM COMPILADO DE BOAS PRÁTICAS VOLTADAS AO ENSINO MEDIDO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. SUD, 10. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/135

Número

Sección

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias