DIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO DIGITAL

AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO USO DO ChatGPT

Autores

  • Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso Universidade Estadual de Maringá UEM
  • Flávio Rodrigues de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Débora Brunes Simões Universidade Estadual de Maringá
  • Thais Rosana Leite da Silva Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Educação Digital, Inteligência Artificial, ChatGPT3, Ensino e aprendizagem

Resumo

Este artigo teve como objetivo traçar algumas reflexões sobre a educação digital no contexto contemporâneo, mais especificamente, compreender as possibilidades pedagógicas do uso de plataformas digitais nos processos de ensino e aprendizagem. Buscou-se, por meio do Chat GPT, oferecido pela OpenAI, um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial, compreender os impactos da tecnologia nos processos educacionais, de forma a compreender  como essa ferramenta pode ser utilizada para  contribuir para a prática pedagógica no dia a dia do docente. Nesse sentido, por meio de uma revisão bibliográfica, foram explorados o cenário de diálogos e discussões a respeito da Inteligência Artificial e sua inserção na educação. Observou-se que o uso do Chat GPT pode oferecer benefícios como suporte ao ensino, tutoria inteligente e interação mais dinâmica entre estudantes e professores. No entanto, também se destaca a importância de uma abordagem equilibrada e ética para garantir o sucesso de sua implementação. Por fim, apresentamos algumas considerações sobre as possibilidades de uso do Chat GPT tanto por professores quanto por estudantes nos processos pedagógicos. Considera-se que essa ferramenta, aliada a práticas pedagógicas inovadoras, pode enriquecer o ambiente de aprendizagem e preparar os estudantes para os desafios da sociedade digital.

Biografia do Autor

Flávio Rodrigues de Oliveira , Universidade Estadual de Maringá

Professor no Campus Regional de Cianorte. 

Débora Brunes Simões , Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Comunicação Social pela Faculdade Maringá (2015), especialização em Gestão Pública, com ênfase em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2019), mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá - UEM (2023 - atual), atua como Gestora de Mídias Sociais na Assessoria de Comunicação (ASC) da UEM (2019 - atual) e Tutora On-line dos cursos de graduação EaD em Jornalismo e Publicidade e Propaganda e dos cursos técnologos EaD de Design Gráfico e Produção Multimídia no Centro Universitário Ingá - Uningá (2022- atual).

Referências

ARAI, Noriko H. Can a robot pass a university entrance exam? Youtube, 23 set. 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/xsu6x. Acesso em: 01 jul. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP. Papirus, 2007.

MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/PYrtV. Acesso em: 14 ago 2023.

MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Assistente ChatGPT na educação: possibilidades e desafios. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.9, n.06. 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/WPtnL Acesso em: 14 ago 2023.

SANT´ANA, Fabiano Parolin, SANT´ANA, Irani Parolin, SANT´ANA, Claudinei de Camargo. Uma utilização do Chat GPT no ensino. Com a Palavra, O Professor, v. 8, n.20 p. 74-86 Disponível em: https://link.ufms.br/q00ZB 1. Acesso em 12 ago 2023.

POLONSKY, M. J.; ROTMAN, J. D. Should Artificial Intelligent Agents be Your Co-author? Arguments in Favour, Informed by ChatGPT. Australasian Marketing Journal, 14 abr. 2023.https://link.ufms.br/WLqLn . Acesso em: 14 ago. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Gonçalves de Lima Menegasso, M., Rodrigues de Oliveira, F., Brunes Simões, D., & Rosana Leite da Silva, T. (2024). DIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO DIGITAL: AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO USO DO ChatGPT . SUD, 13. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/132

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais