PERCEPÇÃO DISCENTE ACERCA DE CONTEÚDO EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GOVERNANÇA PÚBLICA
Palavras-chave:
Percepção, Discente, EAD, Governança, GestãoResumo
A gestão pública foi intensificada nas últimas 3 décadas, através da Governança, com princípios de transparência, accountability, eficiência e participação. Com a pandemia da Covid-19, o trabalho remoto e híbrido tem aumentado significativamente no serviço público. Algumas instituições e autarquias públicas se adaptaram muito bem a essas modalidades de trabalho, tendo como consequência o aumento de produção e redução de riscos para esses trabalhadores. Para isso, realizamos a percepção dos alunos, com o intuito de avaliar o impacto positivo ou negativo do conteúdo do curso. Este estudo foi realizado em uma instituição pública federal de ensino do Centro-Oeste do Brasil, com o objetivo de apresentar as percepções dos discentes de um curso de especialização em Governança Pública de Sistemas e Serviços de Saúde. A metodologia utilizada foi o relato de experiência. Participaram da pesquisa servidores e funcionários públicos de todo o Brasil, mas apenas 46 aceitaram participar dela. Destes (73,92%) relataram frequente compatibilidade entre a bibliografia e os conteúdos trabalhados, (84,76%) relataram frequente compatibilidade entre avaliações e os conteúdos trabalhados e (73,91%) apresentaram percentuais satisfatórios que demonstraram um bom entrosamento da turma perante os conteúdos. Concluiu-se que todo e qualquer curso e ou disciplina em EAD deve passar por uma avaliação diagnóstica de percepção, para mitigar melhoria no processo ensino aprendizagem.
Referências
MEDEIROS, Leonardo Bessa de. A INTERAÇÃO ENTRE TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO PARA A SATISFAÇÃO COM O SERVIÇO PÚBLICO – UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Dissertação de Mestrado: Mestrado em Administração. Brasília: Universidade de Brasília, 2022.
SILVA, André Ribeiro da. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA A DIST NCIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: PERCEPÇÃO DISCENTE DA TUTORIA. Tese de Doutorado: Doutorado em Ciências da Saúde. Brasília: Universidade de Brasília, 2019.
ENDO, Ana Claudia Braun; ROQUE Marcio Antonio Brás. Atenção, memória e percepção: uma análise conceitual da Neuropsicologia aplicada à propaganda e sua influência no comportamento do consumidor. Intercom - RBCC. 2017: p. 77-96.
MASARO, Rita Eliana, et al. A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO. Revista Humanidades e Inovação - TO - v.9, n.19, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 André Ribeiro da Silva, Andréa de Oliveira Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.