PERCEPÇÃO DISCENTE ACERCA DE CONTEÚDO EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GOVERNANÇA PÚBLICA

Autores/as

Palabras clave:

Percepção, Discente, EAD, Governança, Gestão

Resumen

A gestão pública foi intensificada nas últimas 3 décadas, através da Governança, com princípios de transparência, accountability, eficiência e participação. Com a pandemia da Covid-19, o trabalho remoto e híbrido tem aumentado significativamente no serviço público. Algumas instituições e autarquias públicas se adaptaram muito bem a essas modalidades de trabalho, tendo como consequência o aumento de produção e redução de riscos para esses trabalhadores. Para isso, realizamos a percepção dos alunos, com o intuito de avaliar o impacto positivo ou negativo do conteúdo do curso. Este estudo foi realizado em uma instituição pública federal de ensino do Centro-Oeste do Brasil, com o objetivo de apresentar as percepções dos discentes de um curso de especialização em Governança Pública de Sistemas e Serviços de Saúde. A metodologia utilizada foi o relato de experiência. Participaram da pesquisa servidores e funcionários públicos de todo o Brasil, mas apenas 46 aceitaram participar dela. Destes (73,92%) relataram frequente compatibilidade entre a bibliografia e os conteúdos trabalhados, (84,76%) relataram frequente compatibilidade entre avaliações e os conteúdos trabalhados e (73,91%) apresentaram percentuais satisfatórios que demonstraram um bom entrosamento da turma perante os conteúdos. Concluiu-se que todo e qualquer curso e ou disciplina em EAD deve passar por uma avaliação diagnóstica de percepção, para mitigar melhoria no processo ensino aprendizagem. 

Biografía del autor/a

André Ribeiro da Silva, Universidade de Brasília

Pós-Doutor em Neurociências. Professor e pesquisador no Centro de Educação a Distância, Faculdade de Ciências da Saúde, Instituto de Psicologia, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares e Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, ambos da Universidade de Brasília

Andréa de Oliveira Gonçalves, Universidade de Brasília

Doutora em Integração da América Latina. Professora e pesquisadora no Centro de Educação a Distância, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares e Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, ambos da Universidade de Brasília

Citas

MEDEIROS, Leonardo Bessa de. A INTERAÇÃO ENTRE TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO PARA A SATISFAÇÃO COM O SERVIÇO PÚBLICO – UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Dissertação de Mestrado: Mestrado em Administração. Brasília: Universidade de Brasília, 2022.

SILVA, André Ribeiro da. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA A DIST NCIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: PERCEPÇÃO DISCENTE DA TUTORIA. Tese de Doutorado: Doutorado em Ciências da Saúde. Brasília: Universidade de Brasília, 2019.

ENDO, Ana Claudia Braun; ROQUE Marcio Antonio Brás. Atenção, memória e percepção: uma análise conceitual da Neuropsicologia aplicada à propaganda e sua influência no comportamento do consumidor. Intercom - RBCC. 2017: p. 77-96.

MASARO, Rita Eliana, et al. A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO. Revista Humanidades e Inovação - TO - v.9, n.19, 2022.

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Ribeiro da Silva, A., & de Oliveira Gonçalves, A. (2024). PERCEPÇÃO DISCENTE ACERCA DE CONTEÚDO EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GOVERNANÇA PÚBLICA. SUD, 8. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/127

Número

Sección

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática II - Gestão e governança