#FICAADICA
AVA MOODLE EM PERSPECTIVA
Palavras-chave:
Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação a DistânciaResumo
O foco deste relato é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle da Unipampa. A equipe de formação pedagógica da Divisão de Educação a Distância, em constante interlocução com a comunidade acadêmica, percebeu a necessidade de constituir um espaço informativo rápido, compacto, de fluxo e atualização contínua. Assim, foi organizado o Projeto #FicaADica , que tem por objetivo promover o uso qualificado do Moodle na Unipampa, aprimorando as possibilidades de ensinar e de aprender, através do compartilhamento de dicas sobre o ambiente virtual, junto à comunidade acadêmica. O AVA Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um sistema de gerenciamento para criação de cursos on-line. Conforme Pontes (2017), uma plataforma on-line e gratuita de aprendizado a distância que possibilita a disponibilização de cursos e treinamentos de forma on-line. Desta feita, foram compartilhadas sete dicas sobre o Moodle, levando em consideração as avaliações institucionais, as demandas dos usuários e as melhorias até então implantadas. Por meio dessas avaliações, o projeto em tela revela-se como um recurso valioso que, para além do fornecimento de dicas práticas e úteis, promove uma abordagem eficaz de compartilhamento de conhecimento. Ademais, ao atender às necessidades e expectativas do público-alvo, o Projeto #FicaADica, solidifica-se como ferramenta essencial àqueles que buscam otimizar suas práticas educacionais e profissionais.
Referências
ANJOS, R. A. V. dos. Referencial pedagógico para análise de ambientes virtuais de aprendizagem. (Dissertação), Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá: 2015.
ARAÚJO JUNIOR, C. F. de ; MARQUESI, S. C. Atividades em ambientes virtuais de aprendizagem: parâmetros de qualidade. In : LITTO, F.M.; FORMIGA, M. (org.). Educação à Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
BEHAR, Patrícia Alejandra. Recomendações Pedagógicas em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2019.
EAD BOX, por Elivelton Pontes, O que é Moodle? Conheça esse ambiente virtual de aprendizado. EAD BOX, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/evmzb . Acesso em 27 ago. 2023.
JOSÉ, Maciel. Gesilane de Oliveira. Educação a distância, ambientes virtuais e plataformas colaborativas de aprendizagem. Campo Grande: SEDFOR, UFMS, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/Ihpzo. Acesso em 28 set. 2023 .
SANTOS, Angela de Novais, O apoio do ambiente virtual de aprendizagem na construção do conhecimento dos alunos de modalidade ead no município de Teixeira de Freitas–BA, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/1HJXZ. Acesso em 27 set. 2023.
SILVA, R. S.da. Moodle para autores e tutores. 3ª ed. São Paulo: Novatec Editora, 2013.
UNIPAMPA. Capacitação do Básico ao Avançado no AVA Moodle 2. ed. 2022. Disponível em https://link.ufms.br/mB69s. Acesso em 03 out. 2022.
UNIPAMPA CPA. Relatório de Avaliação Institucional 2021. Disponível em https://link.ufms.br/QMdrY. Acesso em 03 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Verônica Morales Antunes, Isaphi Marlene Jardim Alvarez, Maria Cristina Graeff Wernz, Elvis Galarca Menezes Mendes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.