#FICAADICA

AVA MOODLE EM PERSPECTIVA

Autores/as

  • Verônica Morales Antunes Universidade Federal do Pampa
  • Isaphi Marlene Jardim Alvarez Universidade Federal do Pampa
  • Maria Cristina Graeff Wernz Universidade Federal do Pampa
  • Elvis Galarca Menezes Mendes Universidade Federal do Pampa

Palabras clave:

Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação a Distância

Resumen

O foco deste relato é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle da Unipampa. A equipe de formação pedagógica da Divisão de Educação a Distância, em constante interlocução com a comunidade acadêmica, percebeu a necessidade de constituir um espaço informativo rápido, compacto, de fluxo e atualização contínua. Assim, foi organizado o Projeto #FicaADica , que tem por objetivo promover o uso qualificado do Moodle na Unipampa, aprimorando as possibilidades de ensinar e de aprender, através do compartilhamento de dicas sobre o ambiente virtual,  junto à comunidade acadêmica. O AVA Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é  um sistema de gerenciamento para criação de cursos on-line. Conforme Pontes (2017),  uma plataforma on-line e gratuita de aprendizado a distância que possibilita a disponibilização de cursos e treinamentos de forma on-line. Desta feita, foram compartilhadas sete dicas sobre o Moodle, levando em consideração as avaliações institucionais, as demandas dos usuários e as melhorias até então implantadas. Por meio dessas avaliações, o projeto em tela revela-se como um recurso valioso que, para além do fornecimento de dicas práticas e úteis, promove uma abordagem eficaz de compartilhamento de conhecimento. Ademais, ao atender às necessidades e expectativas do público-alvo, o Projeto #FicaADica, solidifica-se como ferramenta essencial àqueles que buscam otimizar suas práticas educacionais e profissionais.

Biografía del autor/a

Verônica Morales Antunes, Universidade Federal do Pampa

Mestre em Educação pelo IFSUL, possui Especialização em Psicopedagogia (URCAMP) e formação de Formadores em EJA (UNB) e graduação em Pedagogia pela Universidade da Região de Campanha. Atualmente é pedagoga na Divisão de Educação a  Distância - DED da PROGRAD, na Universidade Federal do Pampa

Isaphi Marlene Jardim Alvarez, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Letras Linguística Aplicada pela UCPEL (Universidade Católica de Pelotas), Mestre em Letras Linguística pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), Licenciada em Letras pela UFSM. Atualmente é docente do Curso de Letras Línguas Adicionais do Campus Bagé/UNIPAMPA e Chefe da Divisão de Educação a Distância/PROGRAD

Maria Cristina Graeff Wernz, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação pela UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), mestre em Educação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), especialista em Informática na Educação pela UFRGS, especialista em Literatura pela UNISC, graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegrete. Secretária executiva da Divisão de Educação a Distância na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Elvis Galarca Menezes Mendes, Universidade Federal do Pampa

Especialista em Informática da Educação e Tutoria em Educação a Distância pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, graduado em Sistemas de Informação pela Universidade da Região da Campanha. Atualmente é técnico em tecnologia da informação da Universidade Federal do Pampa.

Citas

ANJOS, R. A. V. dos. Referencial pedagógico para análise de ambientes virtuais de aprendizagem. (Dissertação), Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá: 2015.

ARAÚJO JUNIOR, C. F. de ; MARQUESI, S. C. Atividades em ambientes virtuais de aprendizagem: parâmetros de qualidade. In : LITTO, F.M.; FORMIGA, M. (org.). Educação à Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

BEHAR, Patrícia Alejandra. Recomendações Pedagógicas em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2019.

EAD BOX, por Elivelton Pontes, O que é Moodle? Conheça esse ambiente virtual de aprendizado. EAD BOX, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/evmzb . Acesso em 27 ago. 2023.

JOSÉ, Maciel. Gesilane de Oliveira. Educação a distância, ambientes virtuais e plataformas colaborativas de aprendizagem. Campo Grande: SEDFOR, UFMS, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/Ihpzo. Acesso em 28 set. 2023 .

SANTOS, Angela de Novais, O apoio do ambiente virtual de aprendizagem na construção do conhecimento dos alunos de modalidade ead no município de Teixeira de Freitas–BA, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/1HJXZ. Acesso em 27 set. 2023.

SILVA, R. S.da. Moodle para autores e tutores. 3ª ed. São Paulo: Novatec Editora, 2013.

UNIPAMPA. Capacitação do Básico ao Avançado no AVA Moodle 2. ed. 2022. Disponível em https://link.ufms.br/mB69s. Acesso em 03 out. 2022.

UNIPAMPA CPA. Relatório de Avaliação Institucional 2021. Disponível em https://link.ufms.br/QMdrY. Acesso em 03 out. 2022.

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Morales Antunes, V., Jardim Alvarez, I. M., Graeff Wernz, M. C., & Menezes Mendes, E. G. (2024). #FICAADICA: AVA MOODLE EM PERSPECTIVA. SUD, 10. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/121

Número

Sección

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais