#FICAADICA
AVA MOODLE EM PERSPECTIVA
Palabras clave:
Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação a DistânciaResumen
O foco deste relato é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle da Unipampa. A equipe de formação pedagógica da Divisão de Educação a Distância, em constante interlocução com a comunidade acadêmica, percebeu a necessidade de constituir um espaço informativo rápido, compacto, de fluxo e atualização contínua. Assim, foi organizado o Projeto #FicaADica , que tem por objetivo promover o uso qualificado do Moodle na Unipampa, aprimorando as possibilidades de ensinar e de aprender, através do compartilhamento de dicas sobre o ambiente virtual, junto à comunidade acadêmica. O AVA Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um sistema de gerenciamento para criação de cursos on-line. Conforme Pontes (2017), uma plataforma on-line e gratuita de aprendizado a distância que possibilita a disponibilização de cursos e treinamentos de forma on-line. Desta feita, foram compartilhadas sete dicas sobre o Moodle, levando em consideração as avaliações institucionais, as demandas dos usuários e as melhorias até então implantadas. Por meio dessas avaliações, o projeto em tela revela-se como um recurso valioso que, para além do fornecimento de dicas práticas e úteis, promove uma abordagem eficaz de compartilhamento de conhecimento. Ademais, ao atender às necessidades e expectativas do público-alvo, o Projeto #FicaADica, solidifica-se como ferramenta essencial àqueles que buscam otimizar suas práticas educacionais e profissionais.
Citas
ANJOS, R. A. V. dos. Referencial pedagógico para análise de ambientes virtuais de aprendizagem. (Dissertação), Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá: 2015.
ARAÚJO JUNIOR, C. F. de ; MARQUESI, S. C. Atividades em ambientes virtuais de aprendizagem: parâmetros de qualidade. In : LITTO, F.M.; FORMIGA, M. (org.). Educação à Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
BEHAR, Patrícia Alejandra. Recomendações Pedagógicas em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2019.
EAD BOX, por Elivelton Pontes, O que é Moodle? Conheça esse ambiente virtual de aprendizado. EAD BOX, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/evmzb . Acesso em 27 ago. 2023.
JOSÉ, Maciel. Gesilane de Oliveira. Educação a distância, ambientes virtuais e plataformas colaborativas de aprendizagem. Campo Grande: SEDFOR, UFMS, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/Ihpzo. Acesso em 28 set. 2023 .
SANTOS, Angela de Novais, O apoio do ambiente virtual de aprendizagem na construção do conhecimento dos alunos de modalidade ead no município de Teixeira de Freitas–BA, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/1HJXZ. Acesso em 27 set. 2023.
SILVA, R. S.da. Moodle para autores e tutores. 3ª ed. São Paulo: Novatec Editora, 2013.
UNIPAMPA. Capacitação do Básico ao Avançado no AVA Moodle 2. ed. 2022. Disponível em https://link.ufms.br/mB69s. Acesso em 03 out. 2022.
UNIPAMPA CPA. Relatório de Avaliação Institucional 2021. Disponível em https://link.ufms.br/QMdrY. Acesso em 03 out. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Verônica Morales Antunes, Isaphi Marlene Jardim Alvarez, Maria Cristina Graeff Wernz, Elvis Galarca Menezes Mendes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.