#FICAADICA
AVA MOODLE EM PERSPECTIVA
Keywords:
Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação a DistânciaAbstract
O foco deste relato é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle da Unipampa. A equipe de formação pedagógica da Divisão de Educação a Distância, em constante interlocução com a comunidade acadêmica, percebeu a necessidade de constituir um espaço informativo rápido, compacto, de fluxo e atualização contínua. Assim, foi organizado o Projeto #FicaADica , que tem por objetivo promover o uso qualificado do Moodle na Unipampa, aprimorando as possibilidades de ensinar e de aprender, através do compartilhamento de dicas sobre o ambiente virtual, junto à comunidade acadêmica. O AVA Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um sistema de gerenciamento para criação de cursos on-line. Conforme Pontes (2017), uma plataforma on-line e gratuita de aprendizado a distância que possibilita a disponibilização de cursos e treinamentos de forma on-line. Desta feita, foram compartilhadas sete dicas sobre o Moodle, levando em consideração as avaliações institucionais, as demandas dos usuários e as melhorias até então implantadas. Por meio dessas avaliações, o projeto em tela revela-se como um recurso valioso que, para além do fornecimento de dicas práticas e úteis, promove uma abordagem eficaz de compartilhamento de conhecimento. Ademais, ao atender às necessidades e expectativas do público-alvo, o Projeto #FicaADica, solidifica-se como ferramenta essencial àqueles que buscam otimizar suas práticas educacionais e profissionais.
References
ANJOS, R. A. V. dos. Referencial pedagógico para análise de ambientes virtuais de aprendizagem. (Dissertação), Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá: 2015.
ARAÚJO JUNIOR, C. F. de ; MARQUESI, S. C. Atividades em ambientes virtuais de aprendizagem: parâmetros de qualidade. In : LITTO, F.M.; FORMIGA, M. (org.). Educação à Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
BEHAR, Patrícia Alejandra. Recomendações Pedagógicas em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2019.
EAD BOX, por Elivelton Pontes, O que é Moodle? Conheça esse ambiente virtual de aprendizado. EAD BOX, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/evmzb . Acesso em 27 ago. 2023.
JOSÉ, Maciel. Gesilane de Oliveira. Educação a distância, ambientes virtuais e plataformas colaborativas de aprendizagem. Campo Grande: SEDFOR, UFMS, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/Ihpzo. Acesso em 28 set. 2023 .
SANTOS, Angela de Novais, O apoio do ambiente virtual de aprendizagem na construção do conhecimento dos alunos de modalidade ead no município de Teixeira de Freitas–BA, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/1HJXZ. Acesso em 27 set. 2023.
SILVA, R. S.da. Moodle para autores e tutores. 3ª ed. São Paulo: Novatec Editora, 2013.
UNIPAMPA. Capacitação do Básico ao Avançado no AVA Moodle 2. ed. 2022. Disponível em https://link.ufms.br/mB69s. Acesso em 03 out. 2022.
UNIPAMPA CPA. Relatório de Avaliação Institucional 2021. Disponível em https://link.ufms.br/QMdrY. Acesso em 03 out. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Verônica Morales Antunes, Isaphi Marlene Jardim Alvarez, Maria Cristina Graeff Wernz, Elvis Galarca Menezes Mendes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.