CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Educação a distância, Formação Continuada., Curso de Tutores EaD.Resumo
Este trabalho é um relato de experiência que tem como objetivo evidenciar experiências vivenciadas no Curso de Formação de Tutores para a Educação a Distância – EaD, da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, que foi planejado visando oferecer a oportunidade de capacitação e atualização dos tutores que já atuavam nos cursos de graduação e pós-graduação à distância da Instituição. O Curso foi executado no primeiro semestre de 2022, no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, na Plataforma Moodle, contendo 03 (três) Unidades de Ensino, perfazendo um total de 40 horas de formação. Os temas foram selecionados a partir de consulta prévia realizada junto aos tutores que abordaram temáticas como: pressupostos da tutoria na Educação a Distância; atribuições, competências e habilidades do trabalho do tutor na EaD; principais sujeitos da EaD; instrumentos para a medição da aprendizagem na EaD; Feedback e avaliação na EaD. Além disso, foram disponibilizados materiais de apoio, visando complementar a formação dos tutores. Os cursistas, ao responderem as questões da Avaliação do Curso, demarcaram quase que de forma unânime, a importância deste para a sua prática pedagógica junto à tutoria na EaD. Por fim, os resultados do Curso apontaram que o mesmo foi bem apreciado pelos cursistas, que destacaram a importância de se manterem atualizados e capacitados para desempenharem com qualidade e efetividade a função junto a tutoria na Educação a Distância.
Referências
BELINE, Willian; SALVI, Rosana Figueiredo. EAD e Software Livre-desafios para a transformação social. In: CIQEAD-Congresso Internacional de Qualidade em EAD, São Leopoldo. 2005.
DE ALMEIDA, Karina Carvalho. INSTRUMENTOS, ESTRATÉGIAS, CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DIST NCIA-EaD. Multifaces: Revista de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 1, n. 1, 2018.
MATTAR, JOÃO et al. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educação em Revista, v. 36, 2020. Disponível em:https://link.ufms.br/BzSCt. Acesso em: 1 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Liliane Anastacio, Márcia Custódia Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.