CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Educação a distância, Formação Continuada., Curso de Tutores EaD.

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência que tem como objetivo evidenciar experiências vivenciadas no Curso de Formação de Tutores para a Educação a Distância – EaD, da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, que foi planejado visando oferecer a oportunidade de capacitação e atualização dos tutores que já atuavam nos cursos de graduação e pós-graduação à distância da Instituição. O Curso foi executado no primeiro semestre de 2022, no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, na Plataforma Moodle, contendo 03 (três) Unidades de Ensino, perfazendo um total de 40 horas de formação. Os temas foram selecionados a partir de consulta prévia realizada junto aos tutores que abordaram temáticas como: pressupostos da tutoria na Educação a Distância; atribuições, competências e habilidades do trabalho do tutor na EaD; principais sujeitos da EaD; instrumentos para a medição da aprendizagem na EaD; Feedback e avaliação na EaD. Além disso, foram disponibilizados materiais de apoio, visando complementar a formação dos tutores. Os cursistas, ao responderem as questões da Avaliação do Curso, demarcaram quase que de forma unânime, a importância deste para a sua prática pedagógica junto à tutoria na EaD. Por fim, os resultados do Curso apontaram que o mesmo foi bem apreciado pelos cursistas, que destacaram a importância de se manterem atualizados e capacitados para desempenharem com qualidade e efetividade a função junto a tutoria na Educação a Distância. 

Biografia do Autor

Liliane Anastacio, UEMG

Doutora em Educação. Mestre em Matemática. Possui graduação em Matemática e em Pedagogia. Atualmente é professora do Departamento de Ciências Exatas da UEMG - Ibirité e coordenadora de tutoria EaD/UAB/UEMG.

Márcia Custódia Pereira, UEMG

Mestre em Ciências Sociais. Possui graduação em Ciências Sociais e em Pedagogia. Atualmente é Coordenadora de Tutoria EaD/UAB/UEMG e atua como pedagoga nos Anos Iniciais e professora de Sociologia no Centro Supletivo de Itaúna.

Referências

BELINE, Willian; SALVI, Rosana Figueiredo. EAD e Software Livre-desafios para a transformação social. In: CIQEAD-Congresso Internacional de Qualidade em EAD, São Leopoldo. 2005.

DE ALMEIDA, Karina Carvalho. INSTRUMENTOS, ESTRATÉGIAS, CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DIST NCIA-EaD. Multifaces: Revista de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 1, n. 1, 2018.

MATTAR, JOÃO et al. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educação em Revista, v. 36, 2020. Disponível em:https://link.ufms.br/BzSCt. Acesso em: 1 jul. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Anastacio, L., & Custódia Pereira, M. (2024). CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. SUD, 8. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/12

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática II - Gestão e governança