CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palabras clave:
Educação a distância, Formação Continuada., Curso de Tutores EaD.Resumen
Este trabalho é um relato de experiência que tem como objetivo evidenciar experiências vivenciadas no Curso de Formação de Tutores para a Educação a Distância – EaD, da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, que foi planejado visando oferecer a oportunidade de capacitação e atualização dos tutores que já atuavam nos cursos de graduação e pós-graduação à distância da Instituição. O Curso foi executado no primeiro semestre de 2022, no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, na Plataforma Moodle, contendo 03 (três) Unidades de Ensino, perfazendo um total de 40 horas de formação. Os temas foram selecionados a partir de consulta prévia realizada junto aos tutores que abordaram temáticas como: pressupostos da tutoria na Educação a Distância; atribuições, competências e habilidades do trabalho do tutor na EaD; principais sujeitos da EaD; instrumentos para a medição da aprendizagem na EaD; Feedback e avaliação na EaD. Além disso, foram disponibilizados materiais de apoio, visando complementar a formação dos tutores. Os cursistas, ao responderem as questões da Avaliação do Curso, demarcaram quase que de forma unânime, a importância deste para a sua prática pedagógica junto à tutoria na EaD. Por fim, os resultados do Curso apontaram que o mesmo foi bem apreciado pelos cursistas, que destacaram a importância de se manterem atualizados e capacitados para desempenharem com qualidade e efetividade a função junto a tutoria na Educação a Distância.
Citas
BELINE, Willian; SALVI, Rosana Figueiredo. EAD e Software Livre-desafios para a transformação social. In: CIQEAD-Congresso Internacional de Qualidade em EAD, São Leopoldo. 2005.
DE ALMEIDA, Karina Carvalho. INSTRUMENTOS, ESTRATÉGIAS, CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DIST NCIA-EaD. Multifaces: Revista de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 1, n. 1, 2018.
MATTAR, JOÃO et al. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educação em Revista, v. 36, 2020. Disponível em:https://link.ufms.br/BzSCt. Acesso em: 1 jul. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Liliane Anastacio, Márcia Custódia Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.