CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Keywords:
Educação a distância, Formação Continuada., Curso de Tutores EaD.Abstract
Este trabalho é um relato de experiência que tem como objetivo evidenciar experiências vivenciadas no Curso de Formação de Tutores para a Educação a Distância – EaD, da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, que foi planejado visando oferecer a oportunidade de capacitação e atualização dos tutores que já atuavam nos cursos de graduação e pós-graduação à distância da Instituição. O Curso foi executado no primeiro semestre de 2022, no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, na Plataforma Moodle, contendo 03 (três) Unidades de Ensino, perfazendo um total de 40 horas de formação. Os temas foram selecionados a partir de consulta prévia realizada junto aos tutores que abordaram temáticas como: pressupostos da tutoria na Educação a Distância; atribuições, competências e habilidades do trabalho do tutor na EaD; principais sujeitos da EaD; instrumentos para a medição da aprendizagem na EaD; Feedback e avaliação na EaD. Além disso, foram disponibilizados materiais de apoio, visando complementar a formação dos tutores. Os cursistas, ao responderem as questões da Avaliação do Curso, demarcaram quase que de forma unânime, a importância deste para a sua prática pedagógica junto à tutoria na EaD. Por fim, os resultados do Curso apontaram que o mesmo foi bem apreciado pelos cursistas, que destacaram a importância de se manterem atualizados e capacitados para desempenharem com qualidade e efetividade a função junto a tutoria na Educação a Distância.
References
BELINE, Willian; SALVI, Rosana Figueiredo. EAD e Software Livre-desafios para a transformação social. In: CIQEAD-Congresso Internacional de Qualidade em EAD, São Leopoldo. 2005.
DE ALMEIDA, Karina Carvalho. INSTRUMENTOS, ESTRATÉGIAS, CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DIST NCIA-EaD. Multifaces: Revista de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 1, n. 1, 2018.
MATTAR, JOÃO et al. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educação em Revista, v. 36, 2020. Disponível em:https://link.ufms.br/BzSCt. Acesso em: 1 jul. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Liliane Anastacio, Márcia Custódia Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.