A UNIVERSIDADE DAS CRIANÇAS E OS DESAFIOS NA PANDEMIA
UM RECORTE
Palavras-chave:
Alfabetização Científica, Ensino Fundamental, TecnologiasResumo
Neste relato de experiência serão apresentados os resultados do projeto Universidade das Crianças, o qual teve suas atividades iniciadas em 2019 junto a Universidade Federal do ABC, com atividades presenciais. A intenção foi promover a aproximação dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental com os cientistas da universidade. A Pandemia de COVID-19 obrigou a migração das atividades do projeto para o formato remoto. Com o auxílio das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação, principalmente da Internet e do Google Meet conseguimos desenvolver o projeto a partir de março de 2020. Houve uma reestruturação do projeto do modo presencial para o remoto e a construção de uma rede de apoio com professores parceiros. Estabelecemos reuniões periódicas para estabelecer um cronograma de planejamento e execução. Conseguimos atender mais de 400 crianças. Desenvolvemos atividades para a promoção da Alfabetização Científica e conseguimos aproximação da Universidade e Escolas. As crianças ampliaram suas percepções sobre a carreira científica.
Referências
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica – questões e desafios para a educação, Ijuí, Editora da Unijuí, 2000.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: UNIJUÍ, 2001.
FREIRE. Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª=. ed.. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
JULIÃO, H. Quase metade das escolas rurais seguem sem acesso à Internet. Teletime, 31 ago. 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/ckqFk Acesso em: 23 abr. 2023.
LEÃO, Renata Sá Carneiro.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. A educação em astronomia na era digital e a BNCC: convergências e articulações. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 30, p. 115-131, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/a06l7 Acesso em: 28 jul. 2023.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, 2001.
SANTOS, Harley Lucas dos; LUCAS, Lucken Bueno; SANZOVO, Daniel Trevisan; PIMENTEL, Renan Guilherme. O uso de tecnologias digitais para o ensino de Astronomia: uma revisão sistemática da literatura. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [s. l.], v. 8, n. 4,, 2019. . Disponível em: https://link.ufms.br/uCLfs. Acesso em: 27 jun. 2023.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. . Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência & Educação (Bauru), v. 17, n.1, 2011 Disponível em https://link.ufms.br/K3zlL Acesso em 27 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Evonir Albrecht, Vanessa Aparecida do Carmo Mergulhão, Mirian Pacheco Silva Albrecht
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.