THE CHILDREN'S UNIVERSITY AND THE CHALLENGES OF THE PANDEMIC

A VIEW

Authors

  • Evonir Albrecht Universidade Federal do ABC
  • Vanessa Aparecida do Carmo Mergulhão Universidade Federal do ABC
  • Mirian Pacheco Silva Albrecht Universidade Federal do ABC

Keywords:

Scientific Literacy, Elementary School, Technology.

Abstract

In this experience report, the results of the Children's University project will be presented, which had its activities started in 2019 with the Federal University of ABC, with face-to-face activities. The intention was to promote the approximation of students in the early years of Elementary School with the university's scientists. The COVID-19 Pandemic forced the migration of project activities to a remote format. With the help of Digital Communication and Information Technologies, mainly the Internet and Google Meet, we managed to develop the project from March 2020. There was a restructuring of the project from face-to-face to remote mode and the construction of a support network with teacher’s partners. We establish periodic meetings to establish a planning and execution schedule. We managed to serve more than 400 children. We developed activities to promote Scientific Literacy and managed to bring the University and Schools closer together. The children broadened their perceptions of a scientific career.

Author Biographies

Evonir Albrecht, Universidade Federal do ABC

É Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC na graduação; Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Pós Doutorado com ênfase nos Elementos do Enfoque CTS e da Educação Matemática Crítica contemplados nas diretrizes curriculares e nas questões do ENADE para os cursos de Licenciatura em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Licenciado em Matemática pela Universidade do Oeste de Santa Catarina; Licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho; Especialista em Psicopedagogia, Ensino de Física, Gestão da Educação Pública;. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC, nas linhas de pesquisa: ensino, aprendizagem, currículo, CTS, estágio supervisionado, ensino de astronomia e formação de Professores. Atualmente é coordenador do curso de Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10".

Vanessa Aparecida do Carmo Mergulhão, Universidade Federal do ABC

Doutoranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática na Universidade Federal do ABC. Mestra em Comunicação Social pela Universidade São Caetano do Sul. Especialista em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo e Graduada  em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Desde 2017 coordena a  seção de divulgação científica da Pró- reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC.

Mirian Pacheco Silva Albrecht, Universidade Federal do ABC

Professora associada na área de Ensino de Ciências na Universidade Federal do ABC. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp/Campinas (2007). Mestre em Educação para a Ciência pela Unesp/Bauru (2002). Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1996). Trabalhou como docente na Universidade Federal de Uberlândia (2002 - 2004), na Universidade Cruzeiro do Sul (2005 - 2008) e na Universidade Federal de Goiás (2008- 2009). Desde 2009 é integrante do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC. Foi coordenadora institucional do Pibid (2010 - 2014) e coordenadora da área de Ciências no Pibid-UFABC (2014-2018). Coordenou o curso de Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10" (2020-2022). Atua na coordenação da UAB/UFABC. Atua no Programa de Pós-graduação em História e Ensino das Ciências e Matemática da UFABC. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade. Desenvolve pesquisas com os seguintes temas: CTS, Questões sociocientíficas, Currículo, Educação em sexualidade, Psicanálise e Educação

References

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica – questões e desafios para a educação, Ijuí, Editora da Unijuí, 2000.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: UNIJUÍ, 2001.

FREIRE. Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª=. ed.. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

JULIÃO, H. Quase metade das escolas rurais seguem sem acesso à Internet. Teletime, 31 ago. 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/ckqFk Acesso em: 23 abr. 2023.

LEÃO, Renata Sá Carneiro.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. A educação em astronomia na era digital e a BNCC: convergências e articulações. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 30, p. 115-131, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/a06l7 Acesso em: 28 jul. 2023.

LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, 2001.

SANTOS, Harley Lucas dos; LUCAS, Lucken Bueno; SANZOVO, Daniel Trevisan; PIMENTEL, Renan Guilherme. O uso de tecnologias digitais para o ensino de Astronomia: uma revisão sistemática da literatura. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [s. l.], v. 8, n. 4,, 2019. . Disponível em: https://link.ufms.br/uCLfs. Acesso em: 27 jun. 2023.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. . Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência & Educação (Bauru), v. 17, n.1, 2011 Disponível em https://link.ufms.br/K3zlL Acesso em 27 jun. 2023.

Published

2024-01-15

How to Cite

Albrecht, E., Aparecida do Carmo Mergulhão, V., & Pacheco Silva Albrecht, M. (2024). THE CHILDREN’S UNIVERSITY AND THE CHALLENGES OF THE PANDEMIC: A VIEW. SUD, 12. etrieved from https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/117

Issue

Section

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais