A UNIVERSIDADE DAS CRIANÇAS E OS DESAFIOS NA PANDEMIA
UM RECORTE
Palabras clave:
Alfabetização Científica, Ensino Fundamental, TecnologiasResumen
Neste relato de experiência serão apresentados os resultados do projeto Universidade das Crianças, o qual teve suas atividades iniciadas em 2019 junto a Universidade Federal do ABC, com atividades presenciais. A intenção foi promover a aproximação dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental com os cientistas da universidade. A Pandemia de COVID-19 obrigou a migração das atividades do projeto para o formato remoto. Com o auxílio das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação, principalmente da Internet e do Google Meet conseguimos desenvolver o projeto a partir de março de 2020. Houve uma reestruturação do projeto do modo presencial para o remoto e a construção de uma rede de apoio com professores parceiros. Estabelecemos reuniões periódicas para estabelecer um cronograma de planejamento e execução. Conseguimos atender mais de 400 crianças. Desenvolvemos atividades para a promoção da Alfabetização Científica e conseguimos aproximação da Universidade e Escolas. As crianças ampliaram suas percepções sobre a carreira científica.
Citas
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica – questões e desafios para a educação, Ijuí, Editora da Unijuí, 2000.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: UNIJUÍ, 2001.
FREIRE. Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª=. ed.. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
JULIÃO, H. Quase metade das escolas rurais seguem sem acesso à Internet. Teletime, 31 ago. 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/ckqFk Acesso em: 23 abr. 2023.
LEÃO, Renata Sá Carneiro.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. A educação em astronomia na era digital e a BNCC: convergências e articulações. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 30, p. 115-131, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/a06l7 Acesso em: 28 jul. 2023.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, 2001.
SANTOS, Harley Lucas dos; LUCAS, Lucken Bueno; SANZOVO, Daniel Trevisan; PIMENTEL, Renan Guilherme. O uso de tecnologias digitais para o ensino de Astronomia: uma revisão sistemática da literatura. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [s. l.], v. 8, n. 4,, 2019. . Disponível em: https://link.ufms.br/uCLfs. Acesso em: 27 jun. 2023.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. . Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência & Educação (Bauru), v. 17, n.1, 2011 Disponível em https://link.ufms.br/K3zlL Acesso em 27 jun. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Evonir Albrecht, Vanessa Aparecida do Carmo Mergulhão, Mirian Pacheco Silva Albrecht
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.