PODCAST

TRÊS VOZES A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ana Karla Pereira de Miranda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Álvaro José dos Santos Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Tecnologias, Educação linguística, Material didático, Licenciatura, Oralidade

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência sobre o uso do podcast em âmbito universitário, especificamente, no curso de formação de professores de línguas. O relato objetiva descrever e discutir as práticas de três professores do curso de Letras Português e Espanhol da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), utilizando esse arquivo digital de áudio em diferentes contextos. Para tanto, desenvolveu-se um estudo qualitativo de base interpretativista, que teve como dados as experiências desenvolvidas no curso presencial em disciplinas da área de língua espanhola, nos diferentes componentes curriculares do curso a distância e em um projeto de extensão voltado para discussões sobre as relações entre a linguagem e a subjetividade. À luz do arcabouço teórico construído com base em Miranda e Kanashiro (2019), Coracini (2007) e Carvalho (2022), procedeu-se à análise e discussão das experiências indicadas. Entre os principais resultados, constata-se que o uso do podcast foi positivo no sentido de ser um recurso a mais para trabalhar a oralidade nas aulas de línguas adicionais, possibilitar o uso de tecnologias digitais dentro e fora da sala de aula e servir como um veículo de promoção da discussão de temáticas relevantes e atualizadas pertinentes à área de Letras.

Biografia do Autor

Ana Karla Pereira de Miranda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora Adjunta do Curso de Letras Português e Espanhol, da Faculdade de Artes Letras e Comunicação (Faalc), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta do Curso de Letras Português e Espanhol e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, da Faculdade de Artes Letras e Comunicação (Faalc), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Álvaro José dos Santos Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) Professor Adjunto do Curso de Letras Português e Espanhol, da Faculdade de Artes Letras e Comunicação (Faalc), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

CARVALHO, Márcio Palácios de. Espanhol como língua adicional e podcast: articulações entre ensino e pesquisa na formação profissional de nível médio. In: BARREDA, Suzana Vinicia Mancilla; ARF, Lucilene Garcia Machado; ZWARG, Joanna Durand. (Org.). El español en Mato Grosso do Sul-Brasil: lengua, cultura, literatura, enseñanza, investigación y formación de profesores. Campo Grande: Ed. UFMS, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/Y1qD7. Acesso em: 30 jul. 2023.

CORACINI, Maria José. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução. Campinas: Mercado das Letras, 2007.

MIRANDA, Ana Karla Pereira de; KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto. O uso de podcast na educação a distância: uma experiência vivenciada no curso de Letras da UFMS. Anais do Seminário de formação docente: intersecção entre universidade e escola. v. 3, n. 3, p. 1232-1238, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/Ff2eU Acesso em: 30 jul. 2023.

RODRIGUES, Davi et al. Criar para (trans)formar? Reflexões sobre o desenvolvimento de um podcast e a formação de professores. In: INTEGRA UFMS. Anais 2022. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2022. p. 895. Disponível em: https://link.ufms.br/kfKxC. Acesso em: 06 out. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Pereira de Miranda, A. K., Kawamoto Kanashiro, D. S., & dos Santos Gomes, Álvaro J. (2024). PODCAST: TRÊS VOZES A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. SUD, 9. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/113

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais