PODCAST
TRÊS VOZES A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palabras clave:
Tecnologias, Educação linguística, Material didático, Licenciatura, OralidadeResumen
O presente trabalho é um relato de experiência sobre o uso do podcast em âmbito universitário, especificamente, no curso de formação de professores de línguas. O relato objetiva descrever e discutir as práticas de três professores do curso de Letras Português e Espanhol da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), utilizando esse arquivo digital de áudio em diferentes contextos. Para tanto, desenvolveu-se um estudo qualitativo de base interpretativista, que teve como dados as experiências desenvolvidas no curso presencial em disciplinas da área de língua espanhola, nos diferentes componentes curriculares do curso a distância e em um projeto de extensão voltado para discussões sobre as relações entre a linguagem e a subjetividade. À luz do arcabouço teórico construído com base em Miranda e Kanashiro (2019), Coracini (2007) e Carvalho (2022), procedeu-se à análise e discussão das experiências indicadas. Entre os principais resultados, constata-se que o uso do podcast foi positivo no sentido de ser um recurso a mais para trabalhar a oralidade nas aulas de línguas adicionais, possibilitar o uso de tecnologias digitais dentro e fora da sala de aula e servir como um veículo de promoção da discussão de temáticas relevantes e atualizadas pertinentes à área de Letras.
Citas
CARVALHO, Márcio Palácios de. Espanhol como língua adicional e podcast: articulações entre ensino e pesquisa na formação profissional de nível médio. In: BARREDA, Suzana Vinicia Mancilla; ARF, Lucilene Garcia Machado; ZWARG, Joanna Durand. (Org.). El español en Mato Grosso do Sul-Brasil: lengua, cultura, literatura, enseñanza, investigación y formación de profesores. Campo Grande: Ed. UFMS, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/Y1qD7. Acesso em: 30 jul. 2023.
CORACINI, Maria José. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução. Campinas: Mercado das Letras, 2007.
MIRANDA, Ana Karla Pereira de; KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto. O uso de podcast na educação a distância: uma experiência vivenciada no curso de Letras da UFMS. Anais do Seminário de formação docente: intersecção entre universidade e escola. v. 3, n. 3, p. 1232-1238, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/Ff2eU Acesso em: 30 jul. 2023.
RODRIGUES, Davi et al. Criar para (trans)formar? Reflexões sobre o desenvolvimento de um podcast e a formação de professores. In: INTEGRA UFMS. Anais 2022. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2022. p. 895. Disponível em: https://link.ufms.br/kfKxC. Acesso em: 06 out. 2023.
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