PODCAST
TRÊS VOZES A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Keywords:
Tecnologias, Educação linguística, Material didático, Licenciatura, OralidadeAbstract
O presente trabalho é um relato de experiência sobre o uso do podcast em âmbito universitário, especificamente, no curso de formação de professores de línguas. O relato objetiva descrever e discutir as práticas de três professores do curso de Letras Português e Espanhol da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), utilizando esse arquivo digital de áudio em diferentes contextos. Para tanto, desenvolveu-se um estudo qualitativo de base interpretativista, que teve como dados as experiências desenvolvidas no curso presencial em disciplinas da área de língua espanhola, nos diferentes componentes curriculares do curso a distância e em um projeto de extensão voltado para discussões sobre as relações entre a linguagem e a subjetividade. À luz do arcabouço teórico construído com base em Miranda e Kanashiro (2019), Coracini (2007) e Carvalho (2022), procedeu-se à análise e discussão das experiências indicadas. Entre os principais resultados, constata-se que o uso do podcast foi positivo no sentido de ser um recurso a mais para trabalhar a oralidade nas aulas de línguas adicionais, possibilitar o uso de tecnologias digitais dentro e fora da sala de aula e servir como um veículo de promoção da discussão de temáticas relevantes e atualizadas pertinentes à área de Letras.
References
CARVALHO, Márcio Palácios de. Espanhol como língua adicional e podcast: articulações entre ensino e pesquisa na formação profissional de nível médio. In: BARREDA, Suzana Vinicia Mancilla; ARF, Lucilene Garcia Machado; ZWARG, Joanna Durand. (Org.). El español en Mato Grosso do Sul-Brasil: lengua, cultura, literatura, enseñanza, investigación y formación de profesores. Campo Grande: Ed. UFMS, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/Y1qD7. Acesso em: 30 jul. 2023.
CORACINI, Maria José. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução. Campinas: Mercado das Letras, 2007.
MIRANDA, Ana Karla Pereira de; KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto. O uso de podcast na educação a distância: uma experiência vivenciada no curso de Letras da UFMS. Anais do Seminário de formação docente: intersecção entre universidade e escola. v. 3, n. 3, p. 1232-1238, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/Ff2eU Acesso em: 30 jul. 2023.
RODRIGUES, Davi et al. Criar para (trans)formar? Reflexões sobre o desenvolvimento de um podcast e a formação de professores. In: INTEGRA UFMS. Anais 2022. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2022. p. 895. Disponível em: https://link.ufms.br/kfKxC. Acesso em: 06 out. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ana Karla Pereira de Miranda, Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, Álvaro José dos Santos Gomes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.
