ESTRATÉGIAS DE ACOMPANHAMENTO E PERMANENCIA DOS DISCENTES DE FÍSICA EaD DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Palavras-chave:
Física, EaD, Evasão, PermanênciaResumo
O presente trabalho é um relato de experiência com o objetivo de descrever as metodologias utilizadas pela coordenação de Física de Educação a Distância - EaD da Universidade Federal do Acre – UFAC no acompanhamento e controle de evasão e permanência dos estudantes do Curso de Licenciatura em Física EaD. Finalizando o ano de 2019 aparecem os primeiros casos de COVID - 19, no ano sub-seguinte várias cidades do estado foram atingidas por grandes enchentes, em concomitância com esses fatos o curso de Licenciatura em Física EaD, foi iniciado em 2020. Em 2022, uma segunda turma é ofertada. Após levantamento realizado por meio do Sistema de Informações para o Ensino – SIE, e constatado o número de evasão da turma de 2020 é feito contato direto com os alunos evadidos com o objetivo de informar a possibilidade de retornar ao curso. Ações direcionadas para o retorno dos alunos da turma 2020 ao curso e a permanência dos alunos da turma 2022, contaram com o empenho conjunto da coordenação do curso; coordenação de tutoria do Núcleo de Interiorização e Educação a Distância - NIEAD, os coordenadores dos polos e os tutores presenciais. Como também, a implementação de projetos relacionados com: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Laboratório Itinerante, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, criação do Centro - CA e visitas periódicas aos Polos de apoio presencial. Os principais resultados foram o retorno de onze alunos da turma 2020 e a permanência dos alunos da turma 2022. As ações desenvolvidas ajudam a mobilizar os alunos e aumentar o interesse pelo curso.
Referências
MACHADO, C.G.; CARVALHO, M. A. B. Reflexões sobre o ensino de Física: da evasão à formação de professores. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 10, n. 2, p. 1287 - 1299, jul. - dez. 2020.
MONTEIRO, M.N. O professor de Física na escola pública estadual brasileira: desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018. Revista Brasileira de Ensino de Física, www.scielo.br/rbef, vol. 42, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anna Marina Paes Montysuma, Esperanza Lucila Hernandez Angulo, Sandro Ricardo Pinto da Silva, José Roberto Guimarães de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.