ESTRATÉGIAS DE ACOMPANHAMENTO E PERMANENCIA DOS DISCENTES DE FÍSICA EaD DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Autores/as

Palabras clave:

Física, EaD, Evasão, Permanência

Resumen

O presente trabalho é um relato de experiência com o objetivo de descrever as metodologias utilizadas pela coordenação de Física de Educação a Distância - EaD da Universidade Federal do Acre – UFAC no acompanhamento e controle de evasão e permanência dos estudantes do Curso de Licenciatura em Física EaD. Finalizando o ano de 2019 aparecem os primeiros casos de COVID - 19, no ano sub-seguinte várias cidades do estado foram atingidas por grandes enchentes, em concomitância com esses fatos o curso de Licenciatura em Física EaD, foi iniciado em 2020. Em 2022, uma segunda turma é ofertada. Após levantamento realizado por meio do Sistema de Informações para o Ensino – SIE, e constatado o número de evasão da turma de 2020 é feito contato direto com os alunos evadidos com o objetivo de informar a possibilidade de retornar ao curso. Ações direcionadas para o retorno dos alunos da turma 2020 ao curso e a permanência dos alunos da turma 2022, contaram com o empenho conjunto da coordenação do curso; coordenação de tutoria do Núcleo de Interiorização e Educação a Distância - NIEAD, os coordenadores dos polos e os tutores presenciais. Como também, a implementação de projetos relacionados com:  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Laboratório Itinerante, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, criação do Centro - CA e visitas periódicas aos Polos de apoio presencial. Os principais resultados foram o retorno de onze alunos da turma 2020 e a permanência dos alunos da turma 2022. As ações desenvolvidas ajudam a mobilizar os alunos e aumentar o interesse pelo curso.

Biografía del autor/a

Anna Carla Paes Montysuma, UFAC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1999). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Acre (2017). Mestre em Educação em ciências e Matemática – MPECIM, pela UFAC. Pesquisa com foco nas tecnologias Digitais na educação e informática na educação e no ensino de Matemática. Estudos na área de Educação a Distância, com interesse na área da tutoria pela Universidade Federal do Acre – Ufac.

Esperanza Lucila Hernandez Angulo, UFAC

Graduada em Instituto Pedagógico Superior de Matanzas Juan Marinello, Cuba. Mestre Em Ensino de Ciências na Universidade de Matanzas, Cuba. Doutorado. Biotecnologia pela Universidade Federal do Acre- Ufac. Pesquisa com foco em ensino de Física na Ufac.

Sandro Ricardo Pinto da Silva, UFAC

Licenciado em Matemática pela Ufac. Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Acre. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP,  Pesquisador Associado ao Grupo de Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensina Matemática desde maio de 2019.

José Roberto Guimarães de Souza, UFAC

Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Acre. Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas. Professor Adjunto I da Universidade Federal do Acre - Ufac

Citas

MACHADO, C.G.; CARVALHO, M. A. B. Reflexões sobre o ensino de Física: da evasão à formação de professores. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 10, n. 2, p. 1287 - 1299, jul. - dez. 2020.

MONTEIRO, M.N. O professor de Física na escola pública estadual brasileira: desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018. Revista Brasileira de Ensino de Física, www.scielo.br/rbef, vol. 42, 2020.

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Paes Montysuma, A. C., Hernandez Angulo, E. L., Pinto da Silva, S. R., & Guimarães de Souza, J. R. (2024). ESTRATÉGIAS DE ACOMPANHAMENTO E PERMANENCIA DOS DISCENTES DE FÍSICA EaD DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. SUD, 8. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/108

Número

Sección

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática II - Gestão e governança